9 de set. de 2011

Piauí pode perder ambulâncias do Samu por falta de regularização


Gerardo Mesquita: problema de regularização ocorre em vários estados
O Governo Federal está intimando as prefeituras que ainda não regularizaram as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu -, para que resolvam a situação, caso contrário as mesmas serão devolvidas para o Ministério da Saúde. No pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP -, 76 veículos prontos para uso aguardam desde o ano passado para serem usados em municípios do interior do Piauí.

Coordenador do Samu do Estado, o médico Gerardo Mesquisa foi informado de que o Ministério da Saúde está enviando cartas para as prefeituras contempladas. "Boa parte está em processo de regularização. Mas, o Ministério da Saúde está recomendando que se regularize o mais rápido possível. Caso contrário, vai tirar a viatura do município".

A regularização consiste em fazer o emplacamento e seguro do veículo, além de garantir a manutenção. Ne todos os municípios do Piauí são dotados de oficinas mecâncias em condições para manter uma ambulância como a do Samu.

De acordo com Gerardo Mesquita, a dificuldade na regularização das ambulâncias não é exclusiva do Piauí. 

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso:

A respeito da matéria publicada no portal Cidade Verde com o título "PI pode perder ambulâncias do Samu por falta de regularização", a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que não há ambulâncias paradas no pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP. Os veículos, 76 no total, foram entregues ainda no primeiro semestre em três etapas. 

A primeira aconteceu ainda em março, quando as cidades de Floriano, Bertolínia, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Simplício Mendes e São João do Piauí receberam 28 ambulâncias.

A segunda e terceira etapa de entrega aconteceu em abril. Uma durante a inauguração da Central de Regulação do SAMU e a última, uma semana depois.

A correspondência enviada pelo Ministério da Saúde é para os municipios que por ventura ainda não tenham regularizado  as ambulâncias no que diz respeito ao emplacamento e seguro do veículo.

Fonte: Cidade Verde
Edição: Blog do Pessoa

Um comentário:

  1. em vez dos governadores, prefeitos e secretarios de saude fazerem inauguração todas vez q ganhar um ambulancia gastando dinheiro a toa, porque não fazem a manutenção das mesmas ai evita de quebrar e ficar virando sucata, enquanto a população fica sofrendo.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...