Vôos Chater da Itália |
Quanto aos aeródromos de Cruz e Jericoacoara, no Ceará e Barreirinhas no Maranhão. Isso é uma prova inconteste do desenvolvimento Regional e da visão dos dirigentes para o setor, além de reservas financeiras suficientes para tal.
O consórcio interestadual, depois transformado em Agência, constituído pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Foi uma grande sacada, que não teve a atenção devida por parte dos Estados integrantes e hoje já conta com o abandono do Estado do Maranhão.
É imperioso que a nossa ansiedade não nos impeça de ver as nossas limitações. Parnaíba que desde sua fundação tem a condição de Cidade destaque no cenário Regional. Eu disse, tem. Porque continua tendo. Entretanto esse fato se dar atualmente em uma menor circunferência e formada por Municípios circunvizinhos muito pobres. Diferentemente da Região do Cariri, citada na matéria, com o Município de Juazeiro do Norte, o qual tem vizinhos, como Barbalha e Crato, em iguais condições econômicas.
Pelo menos a priori, é injustificável cobrar dos Governos linhas regulares para Parnaíba. Eles tem outras prioridades mais urgentes. No máximo dever-se-ia cobrar apenas que as autoridades não dificultassem um eventual registro de linhas para a Região. Esse fato só depende da demanda. Os empresários do setor são atentos e tão logo percebam a demanda entrarão em ação. Mas só pra ilustrar, devo dizer. Num passado recente dispúnhamos de linhas regulares passando por aqui. Porque elas deixaram de operar? Sem dúvida que foi a tal demanda. O Parnaibano parece que não cultua o hábito de voar. Enquanto isso a Guanabara agradece e cobra preços exorbitantes nas suas passagens.
Os 10 vôos da Air Italy oriundos de Verona, Itália para Parnaíba realizados no período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2007, foi uma iniciativa do gestor do grupo proprietário do Resort Boa Vista, em Camocim e lhe rendeu um prejuízo de R$ 104.000,00.
Alguém ousou fazer uma comparação com os Estados Unidos. Só pra esclarecer, segundo a revista 'The Economist', nenhum Estado brasileiro tem renda (PIB) percápita igual a um país rico. Nenhum. A região com maior PIB per capita é o Distrito Federal, de US$ 25 mil por ano, pouco acima do de Portugal (US$ 24 mil). Imagine comparar com nosso pobre Piauí.
A solução é trabalhar para crescer. Esquecendo um pouco da tutela do Estado. Acreditando no entanto que as lideranças políticas possam também fazer a sua parte, com relação a infra-estrutura, onde está inserido o equipamento em questão.
Email: marcondes.teles@hotmail.com
Edição Blog do Pessoa
O problema em nosso Estado são as ditas "lideranças políticas". Nenhuma dessas "lideranças", hoje, se enquadram em um perfil técnico a se debruçar com o desenvolvimento de nosso Estado. A opulação piauiense ainda se agarra na proteção do Estado coisa que outros Entes federados, como o Ceará, em meados dos anos 1980 onde sua população saiu da dependencia do referido Estado e ao longo dos anos o Ceará se tornou um Estado com forte componente indutrial, de infraestrutura e de serviços não só em sua capital mas no interior. Falta ao Piauí visão de futuro com políticos compromissados com o desenvolvimento de sua economia e da melhoria de qualidade de vida de sua população.
ResponderExcluirconcordo plenamente ...o problema é a demanda...se tivesse gente que viajasse de aviao com certeza ja teria linha...o mercado é movido pela demanda....nossa cidade nao oferece demanda.
ResponderExcluirO que temos que entender é que necessitamos gerar RENDA...a cidade vive de aposentados e Bolsa Familia
Meus amigos do blog do Pessoa!!! Coloquem uma coisa na cabeça de vocês!!! O que mantem qualquer aeroporto seja ele internacional e nacional não é o transporte de passageiros e sim de CARGAS!! Se nossos governantes colacassem em prática a tão comentada ZPE, ai sim iriamos ver as aeronaves das companhia pousando no Aeroporto. Outra, o transporte de turistas europeus não dar lucro e é insuficiente para manter qualquer aeroporto. Além disso,os turistas que deixam dinheiro em PHB são poucos...
ResponderExcluirMeus amigos do blog do Pessoa!!! Coloquem uma coisa na cabeça de vocês!!! O que mantem qualquer aeroporto seja ele internacional e nacional não é o transporte de passageiros e sim de CARGAS!! Se nossos governantes colacassem em prática a tão comentada ZPE, ai sim iriamos ver as aeronaves das companhia pousando no Aeroporto. Outra, o transporte de turistas europeus não dar lucro e é insuficiente para manter qualquer aeroporto. Além disso,os turistas que deixam dinheiro em PHB são poucos...
ResponderExcluirMeu Tios sempre tem que ir à Teresina pra pegar um voo.. que vergonha.. O aeroporto de teresina foi feito Depois do nosso. Esse aeroporto aí funciona desde 1955 e foi inalgurado 1976.. é uma vergonha, eles já acabaram com o Trem e o Porto.. Agora vão acabar com aeroporto. Só tem politico que usa isso. Eu não pago meus impostos para ver politico passeando de jatinho.
ResponderExcluiré verdade..aqui não tem industrias..é uma cidade quase morta..
ResponderExcluirDiscordo do anônimo do coments 15:41, sempre que viajo pra PHB a maioria que desce em THE via passar férias em PHB, e qdo volto é a mesma coisa, o ônibus e o aeroporto lotado de gent que estava em PHB, e conheço muita gente, mas muita gente mesmo que deixa de ir para PPARNAÍBA pq nāo tem sequer uma escalate, o anônimo deve estar pensando em viagens de PHB a THE, pq se existissem vôos, com certeza existiriam passageiros.
ResponderExcluirPublique meus comentários, Sr. blogueiro.A verdade tem de ser dita.Piauí, terra do atraso. Não existe super heroi da politica que mudará a realidade de pobreza desta terra.
ResponderExcluir