Nesta quinta-feira (22/9), em Brasilia, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, conheceu o projeto ViraVida e a campanha Carinho de Verdade, iniciativas desenvolvidas pelo Conselho Nacional do SESI contra a exploração sexual de Crianças e Adolescentes. A ideia, segundo o ministro, é casar o ViraVida com projetos já desenvolvidos pelo Ministério, como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O projeto Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, realizado em parceria com o 'Sistema S' (SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEBRAE e SESCOOP). O objetivo é promover a elevação da auto-estima e da escolaridade dos participantes, para que desvendem novas perspectivas de futuro.
No Piauí, o projeto funciona desde abril de 2010, em Teresina, no Centro Integrado de Formação Profissional Jair Meneguelli atendendo a 115 jovens 16 a 21 anos, em situação de risco pessoal e social, dividido em cinco turmas com cursos profissionalizantes de Auxiliar Administrativo e Costura Industrial.
O processo sócio educativo está baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado e o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens.
Eles contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica, empreendedorismo, além de atendimento psicossocial, garantia de direitos fundamentais e apoio às famílias.
Monica Pessoa
Ascom FIEPI
Monica Pessoa
Ascom FIEPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.