UMA OBRA SECULAR
As investigações do Ministério Público Federal sobre a obra eternamente inacabada do Porto de Luiz Correia no litoral norte do Piauí, trouxe a tona uma reveleção até então desconhecida. A de que o Porto tem exatos 83 anos . Isso mesmo, fora iniciado em 1929. A gente sabia que essa obra era antiga, mas nunca imaginavamos que fosse tão velha asim, quase secular. Pensava-se que datava de 1950. Agora com o Procurador se dispondo a investigar via policia Federal, quem sabe, esse porto um dia, ainda neste século, possa ser inaugurado. Quem viver, verá.
Edição Blog do Pessoa
Por Pedro Alcantara/180graus
O eleitor piauiense é muito tolo. Acha que vendendo seu voto ou em alguns casos, trocando por empregos, cargos ou funções, como alguns mais graduados fazem, estão levando vantagens. Essa história do Porto é uma história que os políticos encontraram para ludibriar os desavisados eleitores. E repetem, de tempos em tempos. O eleitor fica desconfiado, então eles dão um tempo. Quando percebem que o golpe pode surtir efeito, reprisam-no. Dessa vez foi o WDias, que criou esse factoide e sumiu da sena do crime. Mas como explicar o desaparecimento dos repasses. Por essa e por outras é que a Presidente que tenta fazer uma faxina na sujeira deixada pelo Lula, sente-se pressionada pelo congresso nacional a fazer concessões. Com os políticos que o piauiense mandou para o congresso, não deve esperar muito por obras ou geração de emprego e renda ou melhorias na Educação, como vemos aqui do lado no Ceará. Os políticos piauienses estão ocupados é em resolver os embrolhos que eles deixaram para trás. Ao povo, às favas.
ResponderExcluirFoi o presidente Epitácio Pessoa (1919/1922) que autorizou o início das obras de construção do porto de Amarração em 1922. Os parnaibanos comemoraram por dias a notícia, bons tempos aqueles, não sabiam eles que gerações e gerações ficaríam apenas na vontade de ver tal obra concluída.
ResponderExcluirPORTO DE LUIZ CORREIA - 1922
ResponderExcluirConforme o Jornalista Pedro Alcântara, o Porto de Luis Correia foi iniciado em 1929,isto é, no governo do carioca Washington Luiz Pereira de Souda, 1926/1930. Até aí tudo bem (sic).Só que, a autorização para a construção do mesmo, data de 1922 no governo do Paraibano de Umbuzeiro,Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, Presidente do Brasil do período de 1919/1922.Portano, há 82 anos que essa obra de tanta necessidade e importãncia para o desenvolvimento do Estado do Piaui, vem se arrastando e poucos políticos se interessaram pela sua conclusão, pois exprimido entre os Estados do Ceará e Maranhão, no passado "mentes lesadas" diziam que o Piaui não precisaria de Porto Marítimo, pois o de Tutóia seria suficiênte para suprir às necessidades do Piaui.O resultado foi catastrófico sob todos os sentidos. E por esse atraso, até hoje, é que, aquilo que era um sonho, tornou-se um pesadelo. Mas, se esse Porto estivesse em um outro Estado da Federação, com certeza, há anos estaria concluído. Vejamos o Ceará com Mucuripe e Pecem e o Maranhão, que já está projetando a construção de mais um. Coisas do Piaui.
O ALBERTO SILVA AINDA ERA UM ADOLESCENTE...
ResponderExcluirPUTZ, COMO É ANTIGO!!!!!!!
QUEM SABE NO ANO DE 2229, DURANTE O GOVERNO DO D. LULA XX. É, PORQUE O TIME DO LULA NÃO QUER MAIS LARGAR O OSSO. O MANDATO TAMPÃO DA DILMA TÁ ACABANDO, PRO D. LULA I VOLTAR. QUEM FOR DE OPOSIÇÃO QUE SE PREPARE PRA SER TRITURADO.
NUNCA ANTES NESTE PAÍS O POPULISMO E A DEMAGOGIA ESTIVERAM TÃO EM ALTA!!!!
Duas obras que vem a tona quando no periodo eleitoral alias tres; estrada de ferro, navegabilidade do rio parnaiba e esse porto... dizem que chapeu de otario e marreta é que os politicos coloca em cada cabeça dos eleitores.
ResponderExcluirEssa Obra é mais velha do que a minha avó!
ResponderExcluirQuantas pessoas não chegaram a faturar com as verbas?
Eleitor Parnaíbano paga caro ao vender o voto por um sacolão ou por R$ 30, reais. Enquanto isso, eles não trazem o desenvolvimento para a nossa região e engordam seus bens....
Enquanto isso,somos obrigados a ir para Macaé em busca de emprego,uma vergonha, pois já deveríamos ter um porto aqui em Parnaíba.
ResponderExcluirO anonimo fala de ir pra macaé a procura de emprego, nosso porto é apenas amostra de um porto so vai servir pra pesqueiro navio de meio porte está descartado a unica coisa que vai servir mesmo é como pesqueiro fica melhor.
ResponderExcluir