Em entrevista ao FLAGRANTE na TV o engenheiro, produtor do DITALPI e pioneiro no Brasil na produção de cajuína orgânica (Cajuína Cristal) Josenilton Lacerda disse da importância da realização do “Piauí Sampa” e acha que o Estado terá o retorno em breve do “investimento”. Produto também de acerola, ele disse que hoje os Tabuleiros Litorâneos se produz 30 toneladas de acerola/dia e gera 600 empregos diretos.
Veja entrevista em vídeo:
O "Piauí Sampa" não tem divulgação nacional, ou seja, poucos brasileiros sabem da relevância deste evento para o Brasil e para o Piauí. Na verdade, pouco se fala do Piauí na mídia nacional. Jornais como o JN da globo, o Fantátisco, o Domingo Espetacular da Rede Record, jornais da Band etc. não trazem notícias do estado. Nem mesmo o Delta é conhecido por todos os brasileiros, agora, imagine a cajuína ou acerola. Quantos são os brasileiros que sabem o que são tabuleiros litorâneos do Piauí?
ResponderExcluirÉ louválvel até demais o trabalho do Sebrae articulando as demais instituições que apoiam esse evento e colocando os produtores de artesanato, jóias e semi-jóias, castanha, mel, cajuína, doces, confecções e arte, cara a cara com pequenos, médios e grandes compradores, sempre assessorados. A operação do evento é bastante profissionalizada e força os agentes produtivos piauienses a aumentarem e melhorarem sua produção. É verdade que são poucos os brasileiros que conhecem o Piauí, suas riquezas e seus produtos, mas o evento é frequentado por formadores de opinião e saldo é muito positivo. Apoiaram o evento o Sebrae, o Governo do Estado, o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e a Prefeitura de Teresina, tendo inclusive o prefeito Elmano Férrer visitado e conversado com os empreendedores.
ResponderExcluirTodos os produtos expostos tem aumento de demanda e estamos contribuindo de forma consistente para mudança de nossa imagem lá fora. Trabalho, trabalho e trabalho!
Como se cria verdadeiros formadores de opinião? O único caminho é mediante projeto de educação sólida, de norte a sul deste país. Alfabetização, escolarização técnica, consciência política, alfabetização para a cidadania etc.
ResponderExcluir"A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido, fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado." Henry Peter
Cabe a todos os piauienses zelar pela imagem do Estado. De que maneira? Primeiramente elegendo gente séria e vocacionada ao trabalho em prol da sociedade. Nenhum povo, nenhum estado progride sem trabalho. Comodismo, conformismo são venenos.
30 TON/DIA DE ACEROLA. CARAMBA. HAJA SUCO.
ResponderExcluirCARSON, MELHORA ESSE SOM DO ESTUDIO, TA PARECENDO QUE TÁ FALANDO LÁ DA COZINHA.
ResponderExcluir