So que desta vez de um jeito diferente. Desta vez foi através de um esporte que está uma febre mundial e que está crescendo muito aqui no Brasil, o Stand Up Paddle (SUP).
Estavam na barca da trip a equipe do Zona de Impacto SPORTV (Roberta Garcia, Marcio e Leandro), Mateus Portela (Clip Ecoturismo), Tico Azevedo (Flyzone Boardsports) e alguns atletas que praticam o esporte. (Betinho, Junior e Kdu Machado). Além do surfista Quadrado, que faz parte do projeto das Tartarugas do Delta.
O Delta do Parnaíba é um lugar perfeito para a prática do esporte, pois as águas são flat(lisa) e sem vento no meio dos igarapés, um lugar perfeito para estar em contato com a natureza e poder relaxar a mente.
O SUP pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, de qualquer faixa etária, e sem qualquer preparação física. No primeiro dia de prática, a pessoa já rema, fica de pé, e curte. Essa modalidade permite que qualquer pessoa curta a modalidade no primeiro dia, e passe, desse ponto, somente a evoluir. As pessoas não fazem idéia de como existem lugares fascinantes bem perto da gente. Com a prática do SUP, para todo lugar que você olhar, vai imaginar se é possível praticar o esporte. O SUP, por trabalhar em cima de uma superfície móvel (a água), exige do praticante, um trabalho de equilíbrio constante. Mesmo a pessoa iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a mantença do equilíbrio. Esclarece que não é difícil ficar de pé, mas existe uma trabalho de todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços. O SUP é contato direto com a natureza. Em lagos, barragens e rios é um esporte contemplativo, e de consciência ecológica. Praticar o SUP em rios é emocionante, mas seriam muito mais legal se houvessem rios mais limpos para se remar. Daí o despertar para a preservação da natureza. O SUP é semelhante ao surfe, porém, o início é imediato, as pessoas saem praticando no primeiro dia. Não precisa ser atleta, ou praticante de outro esporte. Segundo praticantes e especialistas, o SUP, Stand-Up Paddle, dentre todos os esportes de prancha, é o que oferece o melhor e mais forte exercício físico. É bom para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente. Atletas de surf de pranchinha, do longboard, de tow-in e até mesmo de outros esportes como o triátlon se utilizam do pranchão a remo para melhorar o preparo físico e relaxar a mente.
Depois de dar uma remada no meio dos igarapés, fomos para a Ilha do Guajirú, onde foi oferecido um almoço para a equipe do Zona de Impacto e final de tarde as pranchas foram para água novamente para poder finalizar o dia com a remada com direto ao por do sol no Feijão Bravo.
Tico Azevedo
E-mail/Msn | ticoazevedo@ hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.