22 de ago. de 2011

Decisão equivocada retira nome do Campus Ministro Reis Velloso


João Paulo do Reis Velloso, ex-ministro do Planejamento
A informação dada pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) quando do cerimonial de formatura na ultima quinta feira (18), no auditório do da Universidade em Parnaíba, Campus Ministro Reis Velloso, de que o Campus não leva mais o nome do ilustre parnaibano, apesar da escolha do momento ter sido inadequada, a informação do reitor é procedente.
Ocorre que houve uma tentativa frustrada de colocar o nome de uma pessoa viva em uma das dependências da UFPI. Magoada com a decisão contrária aos seus interesses, esta pessoa entrou na justiça solicitando que todos os nomes de pessoas vivas também fossem retiradas e logrou êxito junto a justiça.
Com isto a UFPI está sendo obrigada a retirar não só o nome do ministro Reis Veloso do Campus de Parnaíba como também as placas que dão nome ao auditório, blocos e outras dependências da universidade constam homenagens a pessoas viva. Vários parnaibanos ainda vivos tem seu nome cedido ao campus, Dr. Dr. Lauro de Andrade Correia é um desses nomes.
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 37, exige como princípio da Administração Pública a "impessoalidade". Além disso, proíbe terminantemente, em seu §1º, a utilização da publicidade oficial como forma de "promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos" o que, em tese, atingiria o nome do CMRV e algumas dependências, tais como auditório, quadra, blocos, etc, que levam nomes de ilustres parnaibanos vivos. Não fosse a data em que Reis Velloso recebeu esta honraria ter sido anterior a criação da lei a decisão do magistrado estaria correta. Acontece que o ex-ministro teve seu nome cedido ao campos e esteve presente ao descerramento da placa do Campus Ministro Reis Velloso em fevereiro de 1979, data anterior a criação da lei (Constrição de 88). Portanto, a meu ver, a lei não o atingiria, pois como sabemos, nenhuma lei pode ser aplicada retroativamente para prejudicar alguém, até pode, mas para beneficiar.
Edição Blog do Pessoa
Fonte: Jornal da Parnaíba

12 comentários:

  1. PUTA QUE PARIU, AGORA NEM NOME A UNIVERSIDADE TEM MAIS.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a Lei não pode retroagir para prejudicar. E por mais que se queira ofuscar o nome do ilustre parnaibano, o Campus de Parnaiba será eternamente e ternamente denominado de Reis Velloso. O juiz é que é um ignorante.

    ResponderExcluir
  3. Vamos todos lutar pelo CMRV. É muita cara de pau dessa pessoa que teve o nome negado viu, deve ser uma puxa-saco dos infernos!

    ResponderExcluir
  4. Ô povo provinciano... O que menos importa é o nome do Campus, o que mais interessa é que o mesmo está em visivel desenvolvimento, tudo graças a uma boa administraçãode pessoas que voltaram os olhos para nossa cidade e perceberam o quanto ela é importante e digna de um Campus coma infra q apresenta hoje.Sei q muitacoisa ainda precisa ser feita, mas pra começar tápralá de bom. SÓ FALTAMEDICINA ANO QUE VEM.

    ResponderExcluir
  5. A questão ñ é só um nome mas o respeito, a homenagem, somos um pais sem memória e agora sem tradição. Sugestão coloca Campus Aviões do forró, forró na veia, exaltasamba, reginaldo rossi, big bro... affe

    ResponderExcluir
  6. Haha o povo só fala nesse curso de Medicina, mas não sabem nem com que condições o Campus irá receber esse curso! Vão ter que ralar igual ao povo da Fisioterapia e Psicologia para poder conseguirem se formar com um conceito de qualidade! E se não lutarem para conseguir estrutura para o curso, com a estrutura que a UFPI-"MAIS MELHOR" apresenta não vai ter não é medicina não e sim MEDEESQUINA! rsrsr

    ResponderExcluir
  7. Tem gente confundindo direito público civil com direito penal. No direito civil a lei retroage se o ato for considerado ilegal. Veja que ja tem uma lei anterior a constituição fedederal, que proibe tal ato.

    ResponderExcluir
  8. Esse Reitor vai pegar muito é porrada aqui em Parnaíba igual aquela que demos na Elvira Raulino lá no Luar do Sertão. Vem pra cá vagabundo.

    ResponderExcluir
  9. Quem foi esse lindo que queria ser homenageado e não foi?????

    ResponderExcluir
  10. Eu não acredito que seria aquele bebedor de cachaça.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Quem foi esse menino "réi maluvino" que fez essa bobagem??? Lá em Alagoas existe o Estádio Rei Pelé!!! E, olhe que ele foi inscrito pelo Santos pra jogar no Mundial de dezembro contra o Barcelona!!E, ai?? Vai mandar tirar também????

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...