13 de jul. de 2011

POLUIÇÂO SONORA É CRIME! DENUNCIE!

POLUIÇÂO SONORA É CRIME! DENUNCIE!
Muita gente não consegue ficar em paz com o barulho nas ruas. Carros, serestas, bares, carros de propaganda e até buzinas são os maiores vilões que intranqüilizam o sossego alheio.

1). Decreto-Lei 3688/41, Lei das Contravenções Penais — LCP:
Perturbação do trabalho ou do sossego alheios
Art. 42 – Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

2). Não esqueçamos ainda que a poluição sonora é crime disposto no artigo 54 da Lei 9605/98, Lei de Crimes Ambientais – LCA:
Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Se o crime é culposo:
Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa.

3). Vejamos a jurisprudência:
- 34005115 – CONTRAVENÇÃO PENAL – PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU DO SOSSEGO ALHEIOS – POLUIÇÃO SONORA – PROVA – ALVARÁ – O abuso de instrumentos sonoros, capaz de perturbar o trabalho ou o sossego alheios, tipifica a contravenção do art. 42, III, do Decreto-lei nº 3688/41, sendo irrelevante, para tanto, a ausência de prova técnica para aferição da quantidade de decibéis, bem como a concessão de alvará de funcionamento, que se sujeita a cassação ante o exercício irregular da atividade licenciada ou se o interesse público assim exigir. (TAMG – Ap 0195398-4 – 1ª C.Crim. – Rel. Juiz Gomes Lima – J. 27.09.1995)

- 34005370 – CONTRAVENÇÃO PENAL – PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIOS – SERESTA – PROVA PERICIAL – A promoção de serestas sem a devida proteção acústica, configura a infração prevista no art. 42 do Decreto-lei nº 3688/41, sendo desnecessária a prova pericial para comprovar a sua materialidade. (TAMG – Ap 0198218-3 – 1ª C.Crim. – Rel. Juiz Sérgio Braga – J. 29.08.1995)

- 34004991 – CONTRAVENÇÃO PENAL – PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIOS – CULTO RELIGIOSO – POLUIÇÃO SONORA – A liberdade de culto deve ater-se a normas de convivência e regras democráticas, tipificando a contravenção prevista no art. 42, I, do Decreto-lei nº 3688/41 os rituais que, através de poluição sonora ou do emprego de admoestações provocantes dirigidas aos vizinhos, perturbem a tranqüilidade destes. (TAMG – Ap 0174526-8 – 1ª C.Crim. – Rel. Juiz Sérgio Braga – J. 14.02.1995) (RJTAMG 58-59/443)

Por Josef Anton Daubmeier
Edição Blog do Pessoa

11 comentários:

  1. Muito bom texto Joseph. Ocorrências envolvendo a pertubação do sossego público acredito q sejam muito comuns e é dever da polícia procurar resolvê-las sempre q for acionada.

    ResponderExcluir
  2. quero saber a quem recorrer guando um visinho bota o som bem alto tirando o sossego da visinhança. tenho um visinho que todos os domingos bota um som bem alto ,tirando o sossego da visiança .

    ResponderExcluir
  3. Caro Josef, é uma pena que aqui no Brasil (País do pode tudo), as Leis são muito bonitas na escrita, porém quando postas em prática não passam de tábua de pirulito, tem buracos para todos os gostos. Qulaque advogadinho derruba.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Era o que estava procurando. Gostaria de saber a qualificação do autor da matéria, se é Advogado, juiz etc..
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dos esclarecimentos, vou tirar uma cópia para mostrar ao posto policial da Praia, já que os policiais daquele posto fazem vista grossa para os filhinhos de papai que ligam o som a mais de 500 decibeis, todo fim de semana e nas férias e carnaval são todos os dia 24 horas

    ResponderExcluir
  6. Moro a quase 2 anos em um apartamento e logo ao lado tem uma igreja evangélica que, meu Deus, é o caos. Eles fazem culto todos os dias a partir das sete horasa da manhã, cantando altíssimo. Em determinados momentos, eles começam a gritas e bater nas paredes e chão, que o prédio parece que vai cair.
    Não sei mais o que fazer estou desesperada. Já pedi até para sair do apartamento, mas se o fizer ainda terei que pagar multa por rescisão de contrato.
    Trabalho todos os dias das 8 horasa da manhã até às 19 horas, sendo que a minha vontade é de não voltar para casa anté da 22 ou 23 horas, horário que ainda a igreja evangélica ainda está funcionando. Minha vida tem sido um inferno.
    Estou para fazer uma cirurgia, e não sei o que fazer, pois a minha recuperação será desatrosa ante esta situação. Vou ficar enlouquecida.
    A falta de respeito deles é tanta que, a igreja fica localizada em uma esquina, e os fieis, ou perturbadoresw tem a capacidade de parar seus caros na esquina causando acidentes paea outros usuários da via, pois eles impedem a visualização do local.
    Outro dia teve a maior batida aqui. veka em que inferno estou vivendo.
    Não sei cfomo proceder em relação a esta maldita igreja

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber o que fazer com meu vizinho que abre o bar a 8h da manhã no domingo, coloca som alto, corre bingo a tarde toda e só fecha a noite. É um barulhão terrível, ninguém consegue descansar, irrrita todos da minha casa.Já coloquei a casa a venda e não consegui por causa deste bar.Meu caso tem solução?

    ResponderExcluir
  8. Oi me chamo solange e a 3 anos sofro com meu vizinho por causa de som alto. ja registrei varios BOS JA TIVE 2 AUDIENCIAS E NADA RESOLVE.
    Nao aguento mais!!!!! nao existe lei para som alto???????? se existe nao e cumprida pelo menos aqui em parnaíba… poderias me ajudar??? Por favor…………..

    ResponderExcluir
  9. é um assunto interessantissimo e amplo.pois, minha observo que os policiais nao estao esclarecidos, pois as corporaçoes devem colocar os policiais na sala de aula, verifico que nao agem na maioria das vezes por falta de conhecimento, nao tem certeza do que está fazendo, ficam com medo de se prejudicarem

    ResponderExcluir
  10. Quem não quer ouvir barulho que vá lá pro meio do mato e fique sozinho.

    ResponderExcluir
  11. olá, gostaria de saber quantas vítimas mínimas são necessárias para realizar a prisão por pertubação do sossego, e se existe algum artigo de lei específico que proíbe som alto próximo a escolas, facudades e hospitais?

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...