14 de jun. de 2011

VEJA AQUI TAMBÉM: Piauí é destaque no JN da Globo

Izael foi campeão do Soletrando; mais jovens de Cocal foram campeões
Izael foi campeão do Soletrando; mais jovens de Cocal foram campeões
 
O programa Jornal Nacional da Rede Globo, exibiu na noite desta segunda-feira (13/06) reportagem especial sobre educação e mostrou o Piauí de forma super positiva. Mostrou o sucesso dos estudantes das escolas públicas da cidade de Cocal dos Alves, localizada a cerca de 260km ao Norte da capital Teresina.
A jornalsta Neyara Pinheiro, da filiada Globo no Piauí, TV Clube, foi quem fez a matéria. Cocal dos Alves é o município onde nasceu e mora Izael, o garoto que fez sucesso recentemente como campeão do quadro 'Soletrando', também da Globo, do programa Caldeirão do Huck. Depois dele, vários estudantes ganharam concursos nacionais de matemática.

Leia abaixo, na íntegra, e assista ao vídeo do JN:
13/06/2011 21h29 - Atualizado em 13/06/2011 21h29
Cidade no interior do Piauí forma campeões de matemática
Cocal dos Alves fica a 262 quilômetros da capital, Teresina, e possui apenas 20 escolas. Na última Olimpíada Brasileira de Matemática, quatro estudantes da cidade conquistaram medalha de ouro.

No interior do Piauí, a cidade de Cocal dos Alves é um fenômeno quando se fala de educação. A repórter Neyara Pinheiro mostra por quê.

Cocal dos Alves fica a 262 quilômetros de Teresina. Um município com pouco mais de cinco mil habitantes, que tem na agricultura, a principal atividade econômica. Possui 20 escolas, a maioria do ensino fundamental, e uma característica: é berço de campeões em competições de conhecimento.

O vencedor deste ano, do quadro soletrando do programa Caldeirão do Hulk, saiu da cidade. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, quatro estudantes de Cocal dos Alves conquistaram medalha de ouro. Um desempenho que superou o de 11 estados brasileiros.

“Nunca nem pensei porque, mais ou menos, 20 milhões de pessoas participam em todo o Brasil”, conta Antônio Wesley, de 13 anos. Wesley, Clara e Márcio são os medalhistas do ensino fundamental. Sandoel, o do ensino médio: “A partir do meu desempenho nas Olimpíadas foi que eu comecei a pegar gosto pela matemática, o que mudou totalmente a minha vida”, explica Sandoel de Brito Vieira, de 17 anos.

Mudou mesmo. Ele passou em primeiro lugar no vestibular de Matemática da Universidade Federal do Piauí.
Marcio também ficou em terceiro lugar na Olimpíada de Matemática, com a presença também de alunos de escolas particulares. Resultados como o de Márcio têm incentivado outros estudantes de Cocal dos Alves, como Ana Carla. Ela conquistou medalha de prata na primeira Olimpíada de que participou, com apenas 9 anos de idade: “Meus planos para o futuro é estudar cada vez mais para conseguir uma medalha de ouro”, conta Ana Carla Brito.

Por trás da história de sucesso desses alunos, está um professor: Antônio Cardoso do Amaral. Ele ensina matemática nas duas escolas de onde saíram os campeões. “Esforço honesto e trabalho com persistência”, diz o professor de matemática. O trabalho tem dado resultado: nos últimos seis anos, estudantes de Cocal dos Alves conquistaram 120 premiações em Olimpíadas de Matemática.

“Matemática antes na escola era considerada um bicho papão e agora é hoje uma disciplina muito competitiva”, conta a diretora da escola, Elizete Costa. A outra lição do professor é simples: ele acredita que o compromisso de cada um com a educação pode fazer a diferença: “Comprometimento, acima de tudo, e ainda mais preocupação. Ter a capacidade de se colocar no lugar dos alunos, conhecer as suas dificuldades e tentar superar tudo isso”, explica o professor Antônio Cardoso do Amaral.   

2 comentários:

  1. o pior não é nem errar, o pior é permanecer no erro, que no caso aqui é de pura burrice mesmo. meu amigo, corrija sua ratada que vc escreveu na reportagem, pois ela está acessível pra qualquer pessoa no Brasil ou no mundo ler. onde é que fica mesmo essa "cerca" que vc fala na reportagem? mude, coloque localizada "acerca" ... tudo junto, percebeu ô mobralzão? assim tu escarra coma a imagem do Piauí e da imprensa local, que tu abre a boca pra dizer que dela faz parte. mas como disse uma saudoso radialista in memorian, aqui em Parnaíba tá cheio de cuspidores de microfone metamorfoseados de repórteres. dá licença, não tem estudo nem leitura, chama alguém que tenha pra te auxliar cara, não fica envergonhando nosso Estado. tenha humildade e faça o favor de corrigir seu erro. muita gente já viu a merda que foi feita, mas pelo menos daqui pra frente, depois da correção, ninguém vai mais ver. dá pra minorar o estrago. tenha boa vontade rapaz.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...