19 de jun. de 2011

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ): o tribunal da cidadania

[Marcos+Antônio+Siqueira.jpg]
Defensor Público Marco Antonio Siqueira

Quando o STJ decidiu o HC 161877-PI, que impetrei, e deferiu o pedido de liberdade de presos no processo 23792009 da Parnaíba (conhecido de operação peçonha), tão logo a notícia foi divulgada por diversos meios de comunicações sociais, em especial pelos blogs e, dentre estes, o Blog do Pessoa, do Carlson Pessoa, foram inúmeros os comentários enviados, onde diversas pessoas se manifestavam sobre a decisão de soltar os 5 presos do HC e a de anular o processo.
Poucos dentre os que se manifestaram realmente entederam o que foi decidido e o compreenderam. Isto é, que prevaleceu o direito de todo e qualquer cidadão a um processo legal, segundo a lei, com respeito aos direitos fundamentais de todo cidadão, seja quem for, para ser julgado pelo juiz competente e imparcial.
A grande maioria, e que se escondiam no anonimato, se manifestaram raivosos, pusilânimes, levianos ou demonstrando ignorância total sobre o assunto que comentavam, estando todos fundamentados unicamente no preconceito. A exceção foram uma minoria de anônimos, talves temerosos de identificarem-se diante das aleivosias que os demais poderiam assacar contra si, e prestaram solidariedade ao caso.
O que notei nos comentários, em sua grande maioria, é que deixaram de analisar o conteúdo da decisão, na qual o STJ primou pelo cumprimento correto e civilizado da lei, para me acusarem pelo que fiz, como se tivesse eu cometido um crime. Ora, o que fiz foi proporcionar que o STJ, que é conhecido como o tribunal da cidadania, corrigisse um erro grave, que, mais cedo ou mais tarde, iria prejudicar o futuro julgamento contra todos os acusados do processo e não apenas os 5 que eu defendia no HC (atualmente defendo apenas dois).
Para demonstração da correção do meu trabalho e do benefício feito por mim, nesta semana a Revista VEJA, da Editora Abril, publicou notícia dando conta que o processo criminal, no qual o banqueiro DANIEL DANTAS foi condenado pela justiça federal de São Paulo, foi, friso e destaco, TOTALMENTE ANULADO, inclusive a sentença que lhe aplicava pena de prisão. E anulado por que as provas colhidas pela polícia federal foram de modo ilegal, e o juiz que presidia o processo as aceitou.
Portanto, os erros cometidos no início de um processo criminal, se não forem corrigidos a tempo, terão por consequência a anulação da sentença, pois nenhum acusado vai deixar de recorrer em busca do seu direito, e, chegando o recurso aos tribunais superiores, estes, com independência e imparcialidade, em reconhecendo os erros, vão corrigi-los, anulando a sentença e tudo recomeçando.
O importante desses dois casos, é ver que o STJ é de fato o tribunal da cidadania, no qual um banqueiro, rico, famoso e poderoso, ou um pobre, sem fama e sem poder algum dos cafundós do Piauí; aquele defendido pelos melhores advogados que o dinheiro pode pagar, este defendido por um simples defensorzinho parnaibano, tiveram os seus direitos respeitados, em igualdade de condições, com imparcialidade, e cumprindo a Constituição Federal e as leis.
Concluo, pois, dizendo aos comentaristas dos blogs para que aprendam com estes dois episódios, tão próximos no tempo, que as leis têm que ser cumpridas e observadas religiosamente, seja para quem for, e é nos tribunais que estão as últimas trincheiras de respeito ao Direito.


18/06/2011
Marcos Antônio Siqueira da Silva
Edição Blog do Pessoa 

18 comentários:

  1. dr, não precisa mais se justificar. todos entendemos seu lado. o senhor cumpriu as leis, q - nao por culpa sua - são contrárias à instituição familiar. só temos a lamentar.

    ResponderExcluir
  2. Esse senhor conseguiu a façanha de pôr em liberdade acusados de inúmeros crimes, pessoas que segundo investigações da PF são um bandidos de alta periculosidade.
    Dentre os crimes do suposto líder dos infratores figuram os de traficante e mandante de alguns homicídios,ocorridos na nossa região.
    Agora ele espera que a população de Parnaíba bata palmas e agradeça a ele por tamanho feito.
    FALA SÉRIO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcos, está ridícula essa exposição desnecessária deste caso. Bem sabemos que todos estes fascínoras, que foram soltos por este habeas corpus, daqui a pouco retornarão para a Penitenciária, porque não sabem fazer outra coisa que traficar, matar e ameaçar que entra em frente aos seus interesses. Portanto, bastará o Juiz ter um pouco de bom-senso e decretar suas prisões preventivas novamente. Todos sabem de suas qualidades profissionais, não precisa forçar a notoriedade.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade,o que o Dr. Marcos quis mostrar - e é mal compreendido nesse sentido - é que defendeu um direito que toda pessoa deve ter,que é o do devido processo legal.Independente da culpa ou não dos acusados,o desenvolvimento de qualquer processo com esse tipo de falha causa insegurança jurídica e fere a Constituição.
    O problema é que,por mais que seja explicada a situação à toda população,provavelmente a maioria continuará não entendendo a questão.

    ResponderExcluir
  5. porque a OAB ,não pune os uatores dos processos mal feito? Ou estes erros são proposital para beneficiar os colegas advogados? Deveriam os responsaveis, pelo menos se responsabilisares pela despesas.

    ResponderExcluir
  6. dr não perca o seu tempo se justificando pra esses burros. é triste, mas a realidade é essa...

    ResponderExcluir
  7. Entendo que a grande indignação da população, não é só pelo nobre DEFENSOR, ter aplicado a lei como ela deve ser, mas sim que esse tipo de ação em nada beneficia os cidadãos de modo geral. Também posso afirmar que a indignação vai pelo fato de AÇÕES deste nível nunca existirem para ajudar a população, por exemplo: A falta de médicos no unico hospotal publico da região. OAB, Defensoria, MP, onde estão? Do mesmo jeito que o SR. Dr. Defensor, que é um grande conhecedor das leis fracas e falhas existentes neste país, por que o mesmo não tenta usar sua inteligência para ajudar a população em geral? Não acho que o Sr. fez errado de maneira alguma, somente acho que essa sua propaganda é negativa a população, pois nem todos são conhecedores das leis ao ponto de entender sua ação neste caso.

    ResponderExcluir
  8. Caro Carlson,
    Venho pedir-lhe a correção no artigo publicado da palavra FORAM, devendo a frase ficar "A EXCEÇÃO FOI A MINORIA...". Agradeço-lhe.
    Um abraço,
    Marcos Antônio

    ResponderExcluir
  9. DE NOVO, ESSE SENHOR VEM COM ESSA. PÔ, ELE TEM O DIREITO DE SE JUSTIFICAR E NÓS, DO POVO, TEMOS O DIREITO DE PROTESTAR CONTRA A ATITUDE DELE DE ADVOGAR E SOLTAR PESSOAS TÃO NOCIVAS A SOCIEDADE, COMO É O CASO DE UM TRAFICANTE DE DROGAS. É ISSO AI.

    ResponderExcluir
  10. anonimo 10:58 ñ é nem bom tu ficar falando estas coisas porque tu ta metendo a mão em cumbuca e ñ é bom nenprolongar mais isso. porque todos os "DOUTORES" é quem mais sabe disso. GALINHA DOS OVOS DE OURO.

    ResponderExcluir
  11. paulo...bem no passado fiz um elogio ao senhor e continuo do seu lado com proficional, vc so esta fazendo o que mais fazer e defender e acusar quando isto e Preciso, errado não e o senhor mais sim a pessoas que o conduziram este processo, que nunca foi julgado ou talvez concluido, e so deixarão uma grande brexa. que custou muito caro para este grande trabalho que foi feito pela PF, so lamento e nada mais. mais que foi uma otimo trabalho do dr. marcos foi

    ResponderExcluir
  12. O que tem de gente de necessidade de um tratamento de saúde e ele não ajuda

    ResponderExcluir
  13. Dr. Marcos o senhor sempre FOI um garota nota 10. Será que sua inteligencia não teve a visão de QUE um cara como o cobra, que nunca respeitou o maior direito do universo que é do VIDA!, (O COMAndante DO MAIOR CARTEL DE DROGAS QUE JÁ SE INSTALOU NO PIAUI),não pode ser tratado como um cidadão comum(a justiça tem que ser justa é claro), mas aqui em Parnaíba, independentemete de insvestigação e provas arroladas pela polícia na operação PEÇONHA, todos as pessoas sabem o que Zé Maria Cobra fez, faz e vai continuar fazendo.
    Doutor, solto este Cobra vai continuar aplicando o seu Veneno!
    Perdão doutor, sei que o senhor é sério, mas sua atitude pode valer o fim de algumas além de ter contrinuindo diretamente para a discrença da população na justiça. Além de ter jogado na lixeira todo o esforço dos bravos policiais civis, militares e federais.(que arriscando a vida).
    ESSE ARGUMENTO DE QUE TODO CIDADÃO TEM DIREITO UM PROCESSO BEM EQUILIBRADO E JUSTO. É VALIDO!
    mAS EM SE TRATANDO DO COBRA E SUA QUADRILHA.
    .....é LAMENTÁVEL.
    MAS tenho que lhe atribuir a NOTA ZERO!
    Talvez a primeira nota zero de sua vida. Pois lhe conheço muito bem, sei sempre foi um aluno nota DEZ.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Marcos, a sociedade parnaibana agradece pelo seu serviço prestado, sabemos que poucos teriam e tem a coragem de enfrentar bandidos com a coregem da qual o senhor tem enfrentado, uma prova disso é que nos escondemos no anonimato com medo de sofrermos retalhação, mas reconhecemos sua dedicação e empenho. Nos escondemos por medo da propria policia, que nao nos resta duvida de que coibe o crime ate onde convém e, por isso diante de tanta impunidade vista no nosso país, aqui nao é diferente, mas contamos com o senhor ai na procuradoria... aqui ficam nossas orações a Deus por sua proteção.

    ResponderExcluir
  15. queria entender, mas como disse um anonimo, SOMOS BURROS!!...

    Mas se no futuro como disse o dr. marcos, ele poderia ser solto por conta de erros no processo, porque então não deixa-lo preso até o erro ser descoberto? como todo o processo iria demorar muiiiiitooooooooooo, ele teria "pago" pelo menos um pouco do que fez. Agora, ele foi solto, e esperar novamente que ele seja preso, por algum juiz " direito" segundo a Lei..etc, etc.
    Nesse periodo de liberdade, lá se vão mais vidas, mais pessoas drogadas, mais familias sofrendo.
    Sei não, sou BURRA MESMO, POR ACREDITAR EM JUSTIÇA!.
    o DR. MARCOS é muito COMPETENTE, demonstrou isso nesse caso.
    Agora,Dr, mostre sua competencia em outro caso que tenha beneficiado realmente a população, por favor, venha a esse blog e mostre algum caso, que com certeza, vc deva ter, e mostre-nos para só assim, batermos PALMAS para voce, e só assim seria justificado o que vc fez por estes criminosos.

    ResponderExcluir
  16. |Incompetencia da justiça com um todo!Por isso repito:A justiça é o atraso desse país.

    ResponderExcluir
  17. Fico impressionado com tanta falta de cultura do nosso querido povo parnaibano, meu povo vamos cobrar dos governantes medidas mais severas, para contenção da criminalidade na nossa cidade, estado e pais, e nao tentar crucificar o trabalho do operador do direito que nao foi omisso vendo uma falha do Egregio Tribunal de Justiça, ele fez a justiça, que todos queremos ver, apenas nao fora de forma que nao agradou a sociedade, mas a sua funçao de DEFENSOR, isso nao tem como ele ter peso na consciencia pois sua missao foi cumprida

    ResponderExcluir
  18. Pessoal o cobra pode ser preso novamente, ao invés de voces ficarem ai anonimos criticando o trabalho do grande advogado, vao para a frente do forum protestar e pedir a prisao dele novamente pois os indicios contra ele sao grandes como todos sabem!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...