A Capitania dos Portos do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (09) a cerimônia em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo que aconteceu no dia 11 de junho. Está é a data magna para a Marinha do Brasil, época em que o trabalho da marinha foi fundamental para o desfecho da Tríplice Aliança.
A cerimônia fez lembrança à trajetória dos marinheiros que lograram êxito, mesmo em condições desfavoráveis e servem como inspiração aos profissionais de hoje. Os marinheiros foram homenageados pelo tempo de serviço através da imposição de medalhas e passadores de ouro e de prata. Uma ação que reconhece o trabalho de quem atua a 20 ou 30 anos na corporação.
Batalha Naval de RiachueloNo dia 11 de junho de 1865, aproximadamente às 9 horas, a Esquadra Brasileira liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva travou uma intensa luta contra as Forças Paraguaias, na Foz do Rio Riachuelo. Antes de encerrar o dia os brasileiros venceram. A Esquadra Paraguaia fora praticamente aniquilada e não teria mais participação relevante no conflito. Assim, foi garantido o bloqueio que impediria que o Paraguai recebesse armamentos do exterior, o que levou a vitória brasileira na Guerra da Tríplice Aliança.
Por Daniel Santos/PCN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.