13 de jun. de 2011

Jovem baleado na perna por policial em Parnaíba

Jovem leva tiro na perna por desentendimento por causa de uma fogueira. O agressor é policial


Antônio Tadeu de Brito Júnior
Na madrugada de domingo (12), por volta de 01h30 no Conjunto Residencial Raul Bacelar, o jovem Antônio Tadeu de Brito Júnior, 26 anos, foi ferido na perna por um tiro que partiu da arma do PM Rilson Guedelha por desentendimento em torno da fumaça de uma fogueira.
Segundo Antônio Tadeu, promotor de vendas de cosméticos, encontrava-se na residência de amigos no Residencial Raul Bacelar, realizando um churrasco em torno de uma fogueira, quando tiveram a fogueira apagada por uma mangueira, na alegativa de que a fumaça incomodava a residência em que se encontrava um grupo de pessoas. O rapaz que apagou a fogueira, pegou, em seguida, uma pá utilizada para colocar carvão na fogueira e começou a jogar terra na fogueira e, perguntou quem tinha feito a fogueira. Antônio disse ter sido ele, ao que o rapaz perguntou se ele sabia com quem ele estava falando. Antônio respondeu que não e disse ter percebido que ele estava querendo confusão. Adentrou na residência do amigo e, em seguida, o vizinho voltou e chamou Antônio para fora.
Antônio relatou ao ter dito que não era de briga, não queria confusão. Em seguida, foi surpreendido por um tiro na perna. Antônio informou que, sequer percebeu que ele estava armado e que no momento em que foi alvejado, se encontrava na porta da residência do amigo, enquanto o agressor se encontrava no cercado da casa.
Gilvane da Silva Machado, promotor de vendas de gêneros alimentícios, estava na companhia de Antônio e disse que ficou apavorado e pegou o celular pra ligar pra central solicitando uma viatura, quando foi surpreendido pelo agressor que tomou o celular de sua mão, chegando inclusive a atingi-lo no rosto, tal a violência do gesto e, disse que era policial e que podia ligar pra quem quisesse que não ia dar em nada.
Antônio foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Dirceu Arcoverde, onde foi feita a limpeza no local e um raio-x, que constatou a fratura no osso e que a bala ficara alojada na perna esquerda. Antônio informou, ainda, que o Hospital marcou a cirurgia para retirada da bala na quinta-feira (16). A família de Antonio Brito tentou registrar a ocorrência no mesmo dia mais os DPs estavam fechados, sendo atendidos na Central de Flagrantes onde receberam uma requisição para exame pericial de corpo e delito.
Na manhã desta segunda-feira (13), Antoônio Brito, acompanhado de seu advogado, Vicente Ribeiro, foi até o 3º distrito, na tentativa de registrar queixa contra o policial e de lá foram encaminhados ao 2º distrito, mas não conseguiram registrar queixa. Em seguida, Antônio foi encaminhado à consulta médica que o direcionou para cirurgia de retirada do projétil na Clínica Santa Edwirges.
O Proparnaiba.com entrou em contato com o Batalhão de Polícia e foi informado pelo Cel. Edson que foi registrado no livro de ocorrência do batalhão que, no dia 12, às 1h30 aconteceu um desentendimento por fumaça de vegetação cortada, próximo a residência da Quadra H1 do residencial Raul Bacelar e que o PM Rílson Guedelha encontrava-se na casa prejudicada pela fumaça e que o pessoal prejudicado tentou apagar o incêndio. Os causadores do incêndio colocaram mais combustível no fogo.
O PM Rílson tentou intervir no sentido de apaziguar a situação quando, três elementos partiram contra a integridade física do PM, armado de faca e uma pá e que se vendo cercado, o PM efetuou um disparo que atingiu a perna de Antônio Tadeu. O PM foi representado na Central de Flagrantes onde prestou depoimento, sendo liberado em seguida. O Cel. Edson informou que, o batalhão vai abrir inquérito para apurar a veracidade dos fatos, para que sejam tomadas as devidas providências.
Por Dora Rodrigues/Proparnaiba
Edição: Blog do Pessoa

45 comentários:

  1. não vai dar em nada, e quem foi baleado ainda vai é preso, a ñ ser que esse comandante esteja do lado da lei, que EEEEE difiçil!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. porque esse soldado ñ atira no j. panela?

    ResponderExcluir
  3. A PM realmente é muito mal preparada, sequer conseguem acertar um tiro! Uma pessoa desse tamanho, com um tórax enorme e o policial só consegue atingir a perna!

    ResponderExcluir
  4. PARECE QUE MAIS UMA VEZ A POLICIA SEMPRE TEM RAZAO!A LEI TEM QUE SERVIR PARA TODOS, INDEPENDENTE DE SER MILITAR OU NAO.VAMOS VER EM QUE VAI DAR, EM MAIS UM ENVOLVIMENTO COM A POLICIA.SERÁ QUE VAO COLOCAR PANOS QUENTES NESSA HISTÓRIA?????

    ResponderExcluir
  5. MAS PRA FOGUEIRA? EM PLENA CAMPANHA CONTRO O DEMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL AINDA VEM UNS PANACAS FAZER FOGUEIRA PREJUDICANDO, CRIANÇAS IDOSOS... COM FUMAÇA... VAMOS ABOLIR ISTO DO PLANETA..

    ResponderExcluir
  6. conserceteza é esse novos policiais que estavam loucos pra voltar pra parnaiba querendo mostrar que agora são policiais e querem ser cortejados

    ResponderExcluir
  7. POLICIA DESPREPARADA SÓ QUEREM É PASSEAR FARDADOS COM COLETE A PROVA DE BALA AI ELES SE ACHAM

    ResponderExcluir
  8. Ainda tem mais esse olhando pro torax dos homens daqui?

    Isso não vai dar em nada, a própia PM vai passar a mão na cabeça do soldado que vai arrumar tudo quanto é testemunhar pra mentir a favor dele.

    ResponderExcluir
  9. "QUE VERGONHA"
    A policia não pode atirar em bandido vagabundo por que o bandido é protegido pela justiça....E esse rapaz cidadão trabalhador pelo um desentendimento é baleado e agora quem vai proteger ele...

    ResponderExcluir
  10. tem que pegar esse policial e bater muito nela,pra deixar de ser idiota.

    ResponderExcluir
  11. Conheço esse cidadão que foi baleado, um rapaz trabalhador,nunca se envolveu em confusão, é uma vergonha o comportamento da Policia! por isso que nas grandes cidades, de vez enquando aparece um morto.

    ResponderExcluir
  12. Ainda tem gente q manda atingir no tórax?? Bando de idiotas, isso deve ser algum puxa saco de policial ou mesmo um... Esse rapaz nem de confusão é, e esse policialzinho de merda, foi dar o depoimento dele pra se safar, pq ele sabe q n vai acontecer mesmo nada com ele, bando de incompetentes! Vá atrás dos seus direitos Jr, n deixe isso barato n!

    ResponderExcluir
  13. Outro dia eu apenas olhei para um policial que ia passando, ele parou a moto e perguntou se eu queria alguma coisa. E eu te prontidão respondí: "Quero que você vá prender vagabundo por aí". Ele fez menção de descer da moto quando outro encostou e mandou ele continuar seu trajeto.
    Se não aparecesse esse outro, tenho certeza que ia dar merda... Pensem numa polícia despreparada, arrogante e cheia de razão... Claro que não são todos, tem muito pai de família trabalahdor na polícia, mas a maioria é composta por pessoas psicologicamente desequilibradas. Infelizmente temos que conviver com isso, não só aqui em Parnaíba, mas em todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  14. pra atirar em ladrao eles nao fazem isso a cidade cheia de assaltos e a policia se importando com gente honesta que vergonha

    ResponderExcluir
  15. coitado do rapaz se tivesse roubando ou matando tava certo mais por causa de uma simples fogueira leva um tiro na perna isso e dimais gente!!!!!

    ResponderExcluir
  16. onde e que nois estamos nao precisava ter feito isso com o rapaz uma simples conversa teria resolvido

    ResponderExcluir
  17. Se esse PM fez isso com este rapaz,então ele é capaz de tudo..até mesmo de matar e ficar por isso mesmo,farda não quer dizer nda vc apenas se camufla nela e quer um respeito que você não tem com um cidadão se fosse um bandido jamais teria feito isso ou teria?Pense bem antes de agir meu caro se fosse no Rio de janeiro vc pegaria era bala tbem...mas como diz o nosso velho ditado aqui se faz aqui se paga.

    ResponderExcluir
  18. PM errou a pessoa. era para atirar era no adrianinho e no panela.

    ResponderExcluir
  19. ESSA POLICIAL GUEDELHA,É UM COVARDE,POLICIAL DESPREPARADO,JA O VI DIVERSAS VEZES BEBADO E ARMADO ENCARANDO TODO MUNDO COMO SE FOSSE O TAL,É PAGO POR NÓS CIDADAOS E AINDA FAZ UM ATO CRIMINOSO DESSE,MANDA ELA PRO RIO DE JANEIRO PRA ELA APRENDER

    ResponderExcluir
  20. Independente de quem seja o culpado, a verdade é que houve uma tentativa de assassinato e quem efetuou o disparo terá que responder na justiça.

    ResponderExcluir
  21. cidadão trabalhador,promotor de vendas,estava em um churrasco com amigos,não bebeu nada até aquele momento, nunca se envolvel em confusão nenhuma na vida, bela versão para a sociedade entender oque se passa em nossa cidade se não vejamos sábado não era dia de fogueira em mesmo que fosse que respeitassem a saude dos vizinhos, o suposto agressor tentou apagar um fogo colocado a proposito em um entulho em frente a uma residencia, porque a gressão não foi praticada ao dono da residencia e sim a esse promotor de vendas o qual se encontrava com varios amigos e tentou agredir o pm com uma par e uma faca, senhores moro no conjunto e fiquei sabendo de todo o ocorrido isso mostra que se as coisas continuarem como estaõ, sem ninguem respeitar o proximo a tendencia e piorar pois se esse policial não tivesse armado seria mais uma vitima da violencia desses neros da vida e ainda ficariam impunes pelo menos dessa vez quem vai responder e o policial mais enquanto esse promotor de vendas lembrar do tiro que levou vai pensar duas vezes em respeitar o direito dos outros ele e seus comparsas.

    ResponderExcluir
  22. O Policial esta errado, pois é tempo de foqueira, agora ele vai sai atirado em todo mundo, se tava incomodado ele devia chega com jeito e pedir por favor, ele usou do poder, e se os meninos partiram p cima dele, ele q chamasse a policia, essa historia dele esta sem rumo.policial é p dá bons exemplos, mas são a maioria um dando de loucos e agressivos.

    ResponderExcluir
  23. Moro no Raul Barcelar, local tranquilamente bem de viver, tenho filhos etc.. VO FAZER UMA FOGUEIRA ENORME... E-N-O-R-M-E... quero v qual fdp vai apagar, militar com esse tipo de atitude é pior que merda.

    Antônio Tadeu de Brito Júnior, procure seus direitos, corra a traz, não deixe passar em branco essa safadeza.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo disse...

    MAS PRA FOGUEIRA? EM PLENA CAMPANHA CONTRO O DEMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL AINDA VEM UNS PANACAS FAZER FOGUEIRA PREJUDICANDO, CRIANÇAS IDOSOS... COM FUMAÇA... VAMOS ABOLIR ISTO DO PLANETA..

    13 de junho de 2011 23:29


    Isso se chama cultura, e essa ta morrendo aos poucos.
    fogueira [e cultura e somente em 1 mes do ano acontece.

    ResponderExcluir
  25. Eu sou vizinho do Rilson e vi , que esse elemento que foi baleado e outros, estava a 1h30m perturbando o sossego alheio, e ao tentar, apagar o fogo pois os mesmos disseram que não apagariam, foi agredido, todos nós sabemos que em churrascos existem facas, de outro modo como cortariam a carne?, no momento quis ser valentão e agora posa de vítima, muito conveniente mesmo. se precisar vou testemunhar a favor do Rilson.

    ResponderExcluir
  26. rapaz quem ta errado e quem atirou pois com violencia nao resolve porraaa nenhuma !

    ResponderExcluir
  27. rapaz quem ta errado e quem atirou pois com violencia nao resolve porraaa nenhuma !

    ResponderExcluir
  28. que exemplo de policial !agora eu vou sair atirando tambem la na casa dos meus vizinhos quando tiverem fazendo baderna ...pra ver como eu vou preso no mesmo dia rsrsr

    ResponderExcluir
  29. como sempre a policia tem razão, e agora quem poderá nos ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Acho engraçado que agora depois que foi baleado virou um anjinho.... quando chega na delegacia vira todo mundo inocente...os próprios vizinhos dele estão comentando aí que o PM é que foi coagido...certo que ele vai responder pelo excesso punível... mas agora esse rapaz aí concerteza não vai mais querer dar uma de valentão se é que ele tentou...

    ResponderExcluir
  31. esse anonimo de 14 de junho de 2011 13:15 deve ser da mesma laia do Rilson. rsrsrsrs aiai policia militar! quem confia? eu nao mais!cada qual pior, um querendo ser o tal mais q o outro, sei nao, na policia tem muita gente boa, mas tbm tem muito bandid disfarçadom afinal quem vê cara nao vê coração!

    ResponderExcluir
  32. VAMOS ANALIZAR BEM....
    SERÁ SE ESTE POLICIAL VALENTÃO DIANTE DE UMA SITUACAO COM UM BANDIDO PERIGOSO ELE TERIA ESTA MESMA REAÇÃO DE ENFRENTAR E USAR SUA PODEROSA ARMA PARA ATIRAR???????
    ELE FEZ ISSO PQ SABIA QE ERA UM CIDADÃO E NAO IRIA MOSTRAR NENHUM PERIGO A ELE ESTA É A VERDADE...

    ResponderExcluir
  33. Se este policial nao quer ser incomodado com uma fogueira,ele esta morando no lugar errado ele tem que morar fora da cidade sem vizinhança ou então comprar casa numa ilha deserta...
    isso é estupidez

    ResponderExcluir
  34. Isso é algo muito revoltante, principalmente quando parte de alguém que deveria servir como exemplo. Atirar no rapaz por causa de uma bobagem. Q policial é esse?Um indivíduo desse devia tá era numa cela junto com os outros deliquentes. Espero que o rapaz que foi baleado fique bem(pelo menos isso). Porque com esse "policial" aí nada vai acontecer. Já assiti essa novela antes.

    ResponderExcluir
  35. ao anônimo de :14 de junho de 2011 13:15
    Quer dizer que vc vai testemunhar a favor do policial né????? hahahaha,é o cão mesmo..nem de identificou e quer dar um de certinho(a) agora...faz-me rir...

    ResponderExcluir
  36. isso é que dar istrumento létal na mão de qualquer um. esse ai! é no transito tirou um fino MORREO bateu em seu veic...MORREO se for pasando alguem olhar normalmente p/ sua companheira MORREO vizinho fes fumaçinha MORREO quanto despreparo e ainda tem gente que fica dando razão. esse e todos que da razão ñ tem coragem de enfrentamento homen a homen, se estiver desarmado infia a cabeça... e sai rebolando mais que papelão em! so confia na arma.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo disse...
    Eu sou vizinho do Rilson e vi , que esse elemento que foi baleado e outros, estava a 1h30m perturbando o sossego alheio, e ao tentar, apagar o fogo pois os mesmos disseram que não apagariam, foi agredido, todos nós sabemos que em churrascos existem facas, de outro modo como cortariam a carne?, no momento quis ser valentão e agora posa de vítima, muito conveniente mesmo. se precisar vou testemunhar a favor do Rilson.


    Criatura, tu vai testemunhar o q??? Pq até onde eu sei, testemunha é quem presencia e ver alguma coisa, e só pq ele é teu vizinho, tu vai a favor dele éé?? Te toca vagabundo, tu deve ser da mesma laia dele, vai procurar ser cidadão infeliz da peste!

    ResponderExcluir
  38. O que chama a atenção, nesse episódio, é que quando uma pessoa chama a polícia para algo mais sério, como um roubo, furto, perturbação do socesso público (baderna, vandalismo, barulho em horário inapropriado, poluição sonora), onde o(s) causador(es) às vezes é ou são já conhecidos da PM, muitas vezes não há o atendimento, e quando há, já é tarde. Será que pras coisas funcionarem corretamente na segurança pública, é preciso ter sempre um policial, ex-policial ou um parente próximo de um policial como vítima da situação? E quem paga a segurança pública, não somos todos nós? Ou a PM se paga a si mesma? Bom meditar sobre a questão.

    ResponderExcluir
  39. Esse policial é um abusado, usando do "poder" que é isso , soldadinho de quinta! Vá meu filho atras dos seus direitos, pq fogueira é cultura, ele que pegue as trouxas dele e va morar no inferno!!!! Nada justifica ele ter usado a arma, covarde!

    ResponderExcluir
  40. Aqui em casa na epoca de fogueira,quem tem problema com fumaça agente leva para um local distante, só voltamos depois de um bom tempo, porque este mal despreparado não faz a mesma coisa ou tenta se proteger, só deveria está com a cuca cheia de fumaça não da fogueira mais sim de droga, eita BRASIL avacalhado.

    ResponderExcluir
  41. COMEÇO UM TAPA DEPOIS UMA TACA, DEPOIS MATA... PORQUE NAO FÊS UM "B.O." PRA ESSE VAGABUNDO IR PRA O PRESIDIO...AGORA´E TARDE DIS O PAI...ENTÃO COMEÇA ASSIM COMPARANDO, SE NÃO CORTAR AS ASAS DESSE... QUE ANDA AS MARGENS DA LEI AMANHÃ ELE VAI MATAR SIM E TALVES UM DE VOÇES OU PARENTE DE VOÇES QUE ESTÃO DEFENDENDO ELE HOJE. QUE DIFENÇA TEM DESSE QUE VESTE FARDA PARA UM MARGINAL QUAQUER, É ERRO ELE VESTIR FARDA? BURRIÇE É CONTINUAR USANDO.

    ResponderExcluir
  42. ei pulicial tu errou porq atirou na frente dos outros. quem é qu fica a favor de policial quem é? ha ha ha tenho parente q é policial e policial nao direito de se divertir. quando um folgado percebe q o cara é poicial ele fica frescando, insultando querendo q o cara perca o controle mesmo q é pra dar ibope. ninguem respeita ninguem. eu concorco com a pessoa q falou q em plena discussao de aquecimento global entre outras coisas babacas ainda incomodam os outros com fumaça. quer fumaa manin? poe fogo no rabo. da proxima vez puolicial nao atira na frente dos outros. aposto se ele ainda vai fazer fumaça, duvido.

    ResponderExcluir
  43. pelo que entendi a maioria gosta da fumaça mas deve ser pra disfaçar a fumaça que estão colocando na cabeça.pois se este promotor de vendas estivesse normal talvez não teria com seus amigos dado uma de valentão e tentado agredir o policia.que se defendeu pra não apanhar desses anjinhos.

    ResponderExcluir
  44. Colegas, tem policial atrevido mesmo, que nem sequer sabe se expressasr diante de uma pessoa de bem. É carrancudo, ignorante, parece um lampião. Esse tipo, quando está fardado e com uma arma na cintura, não suporta nem que alguém olhe para ele.

    ResponderExcluir
  45. A quem interessar possa, algumas reflexões desinteressadas sobre o fato em tela: Em primeiro lugar nenhum dos comentaristas testemunhou o fato, nem eu! Segundo: o fato ainda não foi apurado, com as oitivas dos envolvidos e possíveis testemunhas imparciais. Terceiro: a contenda se iniciou com uma fogueira na rua, às altas horas da madrugada, o que, sem sombra de dúvida, perturbou a tranquilidade e o sossego, além do repouso noturno garantido aos moradores. Quarto: paprece impossível que três moços fortes e sob efeito do álcool tenham tratado com urbanidade o reclamante prejudicado. Quinto: certamente havia ferramentas próximo a fogueira, quais sejam, espetos, facas, pá, estacas de madeira, que poderiam ser usadas contra o reclamante, em suposta agressão. Sexto: O disparo foi efetuado na perna da suposta vítima, em circunstâncias ainda não esclarecidas, mas certamente em atitude de defesa, sendo baleado apenas um dos contendores, que eram em número de três. Dependendo da situação concreta o reclamante (o policial), para repelir a agressão injusta, poderia ter atirado nos três indivíduos e em partes vitais, consoante o direito. Sétimo: Eventuais desvios de conduta podem ocorrer em qualquer corporação, seja ela política, religiosa, policial, comercial, acadêmica, filantrópica, etc. As instituições como tal devem ser respeitadas, assim como as autoridades constituídas. Analisa-se o fato concreto, punindo-se, se for o caso, o transgressor, na forma da lei e dos regulamentos, obedecendo-se aos princípios da razoabilidade, da proporcionalidade, da lesividade, dentre outros. Esse costume, muito disseminado em comunidades pobres, de desrespeito e enfrentamento dos representantes do Estado, sejam policiais civis, militares, federais, rodoviários estaduais e federais, policiais ferroviários, policiais marítimos, fiscais de toda espécie, deve ser desestimulada. Eventuais abusos, casos concretos, deverão ser apurados em procedimento próprio, com rigor, através das corregedorias, visando preservar as instituições seculares e com extensas folhas de serviços prestados à sociedade como um todo. Estatisticamente tais desvios são em números quase insignificantes e não ofuscam o ótimo trabalho que realizam em prol da população. É importante salientar, ainda, que episódios como o que estamos a comentar, não ocorrem com cidadãos genuinamente de bem, e sim em ambientes de algazarras, bebedeiras, de desrespeito com os semelhantes, de emissão de piadas e graçolas de péssimo gosto com os transeuntes e outros comportamentos malévolos e de baixo nível. Dificilmente um episódio desse ocorrerá numa igreja, seja ela de qualquer credo, numa biblioteca, num cursinho pré-vestibular, num curso preparatório para concursos, num curso de inglês, ou no Senac, enfim, em ambientes sadios, onde pessoas de futuro promissor se preparam para dirigir os destinos de uma nação. Diferentemente dos zumbis que usam a noite para infernizar a vida dos homens e mulheres de bem deste país e atentar contra a paz social, contra o direito, contra a ordem e contra a lei. Democracia implica responsabilidade.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...