Blog do Pessoa: PARNAÍBA VOLTA A SUA “NORMALIDADE NOCIVA”


31 de mai. de 2011

PARNAÍBA VOLTA A SUA “NORMALIDADE NOCIVA”

Pudemos observar durante alguns meses em Parnaíba o aumento considerável da violência em todos os aspectos, muito se reclamou principalmente por parte da população em relação a este crescimento negativo, usamos a mídia local, bem como sites de nossa cidade para expormos nossa insatisfação sobre este aspecto aclamando por atitudes dos órgãos competentes. Meses se passaram vitimas foram muitas, famílias dilaceradas, acidente de trânsito, jovens feridos, crimes bárbaros, assaltos com índice de crueldade e seguido de morte, tiroteios em via pública, acerto de contas entre marginais, tráfico abertamente de drogas, invasão de marginais em hospital para acerto de contas, policial cometendo suicídio, etc.
Este é o nosso retrato que não é um dos melhores, mediante a estes fatos e índices apresentou-se algumas atitudes de nossa policia com o objetivo de amenizar esta realidade, criou-se uma força tarefa solicitaram a presença de policiais da RONE (Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais) nos quais chegaram a nossa cidade e passaram alguns dias realizando blitz e rondas juntamente com a policia de trânsito de Parnaíba, no que resultou em um final de semana razoavelmente tranqüilo, poucos acidentes de trânsito, assaltos alguns casos raros sem violência, resumindo, dias melhores que fizeram parte de nosso cotidiano fazendo crer a população que poderíamos melhorar neste aspecto.
Depois de todos estes ocorridos durante vários meses nos deparamos com uma atitude louvável das autoridades competentes em Parnaíba, que realizaram uma reunião envolvendo vários setores da justiça, objetivando discutir com mais veemência e rigor o alto índice de violência na capital do norte do Piauí, sendo que dali saiu várias propostas (que não foram divulgadas a imprensa e nem a comunidade, dou razão) podendo assim, auxiliar em atitudes no melhoramento do quadro apresentado nos últimos meses em relação à violência.
Mas, de encontro a tudo isto já podemos observar esta “normalidade nociva” retornando ao cotidiano de nossa querida Parnaíba, basta abrir os sites de nossa cidade ou do Estado se assim preferir para observar ou até mesmo constatar os índices de violência assolando a nossa cidade. Tendo em vista que só estão realizando blitz e policiamento muito que timidamente, vindo assim a favorecer o retorno desta “normalidade” que prejudica e muito o cotidiano de Parnaíba.
Saindo de nossas casas pela manhã, à tarde ou à noite sentimos um certo medo, pois saímos para enfrentar uma selva de muitos perigos, às vezes traiçoeiros, pessoas estressadas, ignorantes (desrespeitam a Lei de trânsito), menores conduzindo veículos, nos levando a uma sensação de insegurança, tendo às vezes que ficarmos trancafiados em nossas próprias residências tentando evitar um mal maior às nossas vidas e de nossas famílias. Na verdade estamos nos condenando a uma realidade cruel e contraditória, na qual as “pessoas de bem” estão sujeitas a uma prisão para que os marginais fiquem em “liberdade” e se somos vitimas temos que colaborar ao máximo com os “trabalhadores” (marginais), pois eles só querem fazer o “trabalho” deles, se nós “cidadãos” dificultarmos seu “trabalho” os mesmos vão ter que suar mais para conseguir o fruto de seus esforços, e isso os deixam extremamente revoltados podendo desencadear uma ação violenta, servindo aquele de exemplo para os demais.
O tráfico de drogas está solto, grandes empreendedores nesta área estão retornando às suas atividades normais juntamente com alguns membros de sua eficientíssima equipe, pois conseguiram liberdade. A entrada da nova droga avassaladora que é o “OXI”, se não chegou ainda a Parnaíba, mas deverá logo está disponíveis nos pontos de comercialização que por sinal são muitos, residências, bares, espetinhos, frentista de posto de gasolina (de preferência 24 horas), nesse ponto estamos bastante evoluído, pois o avanço é rápido, não tanto quanto a ação dos órgãos que deveriam nos defender destes males, o que está acontecendo conosco sociedade, por que ficamos tão calados e omissos a estas situações? Por que aceitamos tudo que nos é imposto, mesmo que isso nos atinja diretamente? Por que as autoridades do nosso Estado ficam muita das vezes alheia a estas situações, muita das vezes de conhecimento de todos? Onde estão os gestores, vereadores, a igreja em geral que fica a assistir tudo isso e não faz quase nada para que se possa mudar alguma coisa, estamos a esperar um grito que faça estas pessoas através de suas autoridades tomarem atitudes que nos levem a dias melhores e possam punir e prender aqueles que fazem mal a sociedade.

Edição: Blog do Pessoa  

4 comentários:

  1. É louvável a preocupação, mas não podemos esquecer que as polícias militar, civil e federal procurem agir de forma preventiva e corretiva concomitante com a sociedade. Portanto é dever de todos combater a proliferação das drogas

    ResponderExcluir
  2. Curioso avistar desde a Europa, esse mal sintomático que grassa em Parnaíba. Apesar do crescimento económico e o potencial de afirmação do Brasil no mundo, assistimos que o crime não consegue ser superado e até muitas vezes é neglicenciado e relegado como um mal menor. Na Europa apesar da sua crise económica, continuamos a sentir uma sensação de liberdade pelas cidades. Sendo Parnaíba uma cidade relativamente pequena, é bastante fácil assegurar a liberdade de todos os habitantes de bem. Para tal é necessário uma efetiva fiscalização e uma vontade dos Parnaibanos em não se recolher em suas casas, através de atividades culturais e comunitárias constantes promovendo a participação cívica e a boa vivência na cidade.
    As forças de segurança pública devem ter uma atividade continua de fiscalização e prevenção, pois assim Parnaíba terá uma consequente facilidade no extermínio dos focos de violência e no seu clima de insegurança.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Curioso avistar desde a Europa, esse mal sintomático que grassa em Parnaíba. Apesar do crescimento económico e o potencial de afirmação do Brasil no mundo, assistimos que o crime não consegue ser superado e até muitas vezes é neglicenciado e relegado como um mal menor. Na Europa apesar da sua crise económica, continuamos a sentir uma sensação de liberdade pelas cidades. Sendo Parnaíba uma cidade relativamente pequena, é bastante fácil assegurar a liberdade de todos os habitantes de bem. Para tal é necessário uma efetiva fiscalização e uma vontade dos Parnaibanos em não se recolher em suas casas, através de atividades culturais e comunitárias constantes promovendo a participação cívica e a boa vivência na cidade.
    As forças de segurança pública devem ter uma atividade continua de fiscalização e prevenção, pois assim Parnaíba terá uma consequente facilidade no extermínio dos focos de violência e no seu clima de insegurança.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Para compreender a causalidade recomendo reler o artigo "Parnaíba, sociedade de criminosos", postado por Blog do Pessoa na data de 10/05/2011às 06:07.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...