18 de mai. de 2011

Parnaíba: os últimos 30 anos no túnel do tempo

Bom dia Senhor Carlson.

Referente ao tricentenário aniversário de Parnaíba na data prevista de11/06/2011 e de 07/10/2012 em que os eleitores parnaibanos deverão comparecer as urnas para eleger políticos que atuam no âmbito municipal como Prefeito e Vereadores, concebemos este artigo para que seus leitores possam refletir, tirar a própria conclusão e formar o juízo.

O livro do Êxodo dá continuidade ao livro da Gênesis, relata como Moisés conduz os israelitas do Egito das sete pragas pelo deserto até o Monte Sinai Bíblico, onde Yahveh se revela e oferece uma aliança: os israelitas devem manter a lei e, em retorno, receberiam a proteção de Yahveh que lhes daria Canaã a TERRA PROMETIDA que manava leite e mel...

Neste artigo demonstramos para onde os gestores públicos parnaibanos nos últimos 30 anos conduziram a coletividade e seus bens. Para não transbordar o espaço escolhemos como referência só a antiga Praça Coronel Jonas, também chamada de "Praça dos Amores", a exibir um cenário romântico, propício aos casais enamorados, pela presença dos bancos, floridos jardins e postes de ferro fundido. Atualmente totalmente destruída e criminosamente invadida e apropriada pelos camelôs que armaram suas tendas na antiga praça, semelhante de outras praças, canteiros centrais, calçadas e vias públicas etc. Esta mutação na estética urbana reflete a inversão dos valores característicos da sociedade, representada pelas duas caricaturas:
1). A Parnaíba ordenada, que era estimada como a Princesa do Igaraçu;
2). A Parnaíba atual que virou sinônimo da desordem generalizada. Como a "casa da
     mãe Joana", lugar onde impera a bagunça em que se pode fazer de tudo, onde
     ninguém manda, uma espécie de grau zero do poder.

Há mais um detalhe para ajuizar. Alguns políticos eleitos afirmam que a desordem é resultado da "explosão demográfica." Pode ser um justificativo em diversas cidades, porém rebatido em Parnaíba com os seguintes dados baseados ao IBGE:
1). Entre 1980 e 2010, a população brasileira cresceu 58,94% = 1,96% por ano;    
2). No igual período, a população de Blumenau-SC cresceu 193,97% = 6,46% por ano
     e a cidade é ORDENADA e um centro econômico e turístico;
3). Sobral-CE cresceu no mesmo tempo 101.71% = 3,39% por ano e a cidade é
     ORDENADA e um ímã para investidores e turistas;  
4). A população de Parnaíba-PI aumentou no citado período apenas 42,62 % = 1,42%   
     por ano (38% abaixo da média nacional) e se apresenta na DESORDEM GERAL e
     atraente para delinqüentes de qualquer natureza.   

Não é preciso ser um especialista em gestões de processos para saber da ineficiência e dos desmandos existentes em todos os níveis da gestão pública parnaibana. Percebemos o seguinte fato: Os responsáveis pela gestão pública são os Senhores Políticos que estão ocupando os cargos públicos e não os especialistas em administrar. E quem tem que a obrigação de zelar pela ordem, segurança e o bem estar da população são os gestores que foram eleitos pelo povo, já os especialistas em administrar, sempre que levam até o conhecimento dos Poderes Públicos as suas competências, invariavelmente eles acabam nem sendo ouvidos e são constantemente esquecidos em uma gaveta ou até repudiados.
O adágio latino diz: Talis est cívitas, quales sunt príncipum mores. "A cidade é como são os costumes dos governantes." Os fatos confirmam que o povo aprovou. O Conde, escritor, filósofo, diplomata e advogado Joseph de Maistre (1753-1821) constatou que ”cada povo tem o governo que merece.” A intenção de Joseph de Maistre era, no fundo, criticar os eleitores e não os maus governos. Afinal, para um filósofo contrário à participação popular nos processos políticos, quem tem direito de escolher e não sabe fazê-lo deve mesmo ser punido com os desmandos de seu governo.

Afinal, quem tira proveito das invasões e apropriações de áreas públicas; da perturbação do sossego alheio; da insegurança; do descaso com a saúde e educação pública; das vias públicas esburacadas; do caos no trânsito; do lixo em qualquer lugar; dos terrenos baldios na zona urbana, enfim dos fatos delinquentes, tem toda razão para comemorar e eleger/reeleger políticos que toleram a situação perpétua.

Finalizo o artigo com frações da epigrama de Gregório de Matos Guerra.

"Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.

A Câmara não acode?... Não pode.
Pois não tem todo o poder?... Não quer.
É que o Governo a convence?... Não vence.

Quem haverá que tal pense,
Que uma câmara tão nobre,
Por ver-se mísera e pobre,
Não pode, não quer, não vence.

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."



Abraço forte e meus pêsames querida mãe madrasta Parnaíba pela situação deplorável em que teus filhos natos te puseram.





Por Josef Anton Daubmeier
Edição Blog do Pessoa

16 comentários:

  1. Carlson você é a nossa voz...nos ajude,sou professora desse concurso recente,lotada na escola Augusto Bauer,cuja diretora "coronelista" amiga pessoal da mulher do vice prefeito e portaria contratada pelo vereador Beto,tem constrangido e assediado moralmente os funcionários causando discórdias entre nós.E só nesse último ano ela já transferiu 6 funcionários da escola por motivos desconhecidos.Peço que você por favor compareça hoje a seduc municipal e veja o último papelão dela que foi transferir uma funcionária só porque a mesma é uma possivel candidadata a diretora.Investigue,acreditamos no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parnaíba passou uma mensagem a ser observada na eleição de 2010. Deu maioria ao candidato SÍLVIO MENDES. Talvez, depois de tanta "taca", esteja aprendendo a votar.

    ResponderExcluir
  3. Bastante comovente a foto da mesma praça em dois meomentos bem distintos. Desperta a consciênca de que há algo errado na forma de dirigir nossa cidade.
    Diante de tantos problemas levantados pelo amigo Josef e também partindo do princípio de que os leitores ( internautas ) tem conhecimento e consciência de tal situação, há de se pensar em soluções, o que podemos fazer para reverter o quadro de desorganização da cidade?
    quais caminhos a população parnaibana precisa buscar para tornar possível a organização?
    É certo que a primeira parte foi atingida pelo nobre expositor Josef que é a de tornar visível o caos e desordem da cidade, contudo, precisamos avançar, precisamos seguir com o mesmo empenho da crítica, a busca de soluções.
    Se a causa maior é a educação pois passemos a exercer um movimento que promova o melhor aparelhamento do sistema educacional, elegendo-o como prioridade.
    A socidade tem força para isso.
    e muito mais.
    Não é possível viver somente de críticas, aquele que aponta o erro deve, também, apontar a solução, capaz de eliminar as causas.
    Fica a pergunta:
    - o que vamos fazer? ficar olhando os artigos e vê-los como mero documento para acusar o descaso ou carregarmos nossa força de energia para exigirmos soluções?

    qual sua escolha caro leitor?

    ResponderExcluir
  4. RS-O comentário do Sr.Josef, é de suma importância quando faz um comparativo da Parnaiba de ontem e a de hoje. Vê-se aí, o que a cidade foi e o que é, e estar a ser no agora.Uma vergonha sem precedente, que afasta até os seus filhos que residem fora, imaginemos quem não o é (tenho um amigo que mora em Natal-RN,que disse-me que só voltaria a PHB,quando mudar pra melhor,pq ficou decepcionado quando aqui esteve pela última vez com a família: além das dificuldades a exploração ao turista é vergonhosa), pois sentem-se envegonhados de tantos descasos.Parabéns Sr.Josef,receba os meus aplausos e dos parnaibanos de bom senso. Foi dito aqui, o que muitos de nós deveríamos dizer, no entanto, por motivos incompreendidos, têm medo da "mão de ferro" ou concordam com os DESMANTELOS que vivemos, nós e a Parnaiba. Mas é isso ai, cada povo tem realmente o governo que MERECE.(sic).Com tantas mentiras e lorotas, acharam de incluí-la na inexistênte Rota das Emoções(??!!) - de sentimentos negativos, só se for-.Por essas e outras, que alguém certa vez, disse que Parnaiba, hoje estaria na emblemática situação de CIDADE DO JÁ TEVE(?!).Será! Observa-se, que tal situação, mesmo que mude de gestor mais logo, o tom será o mesmo, pois geralmente nem sempre é escolhido o mais capaz, mas sim, o mais CAPACHO. Pois o cidadão de bem, honesto e interessado no progresso da cidade, e de propostas reais, sempre fica à margem, jogado para escanteio porquê não comprou voto e nem tão pouco fez promessas vãs.É o que temos visto nos últimos pleitos, quando muitos gostam de brincar de fazer política partidaria, mas mesmo assim, se dizem bons políticos.Sim, mas para ELES mesmos, seus apaniguados e cupinchas.É isso aí, mas como A ESPERANÇA É ÚNICO ALIMENTO DOS INFELIZES(W.Shake..),ainda de "cócora" aguardamos pelo bicho que vai dar...

    ResponderExcluir
  5. Sr. Josef.
    Ao parabenizá-lo pelo artigo, remonto à década de 1980, mais precisamente, ao período de 1983 a 1988, quando Parnaíba foi dirigida pela figura ímpar do Dr. João Tavares Silva Filho.
    Naquele período e especificamente sobre a Praça Cel. Jonas, ao iniciar o seu mandato Dr. João Silva determinou que as praças e logradouros públicos fossem desocupados por vendedores e tivessem suas finalidades legais restabelecidas. Na ocasião além dos produtos que hoje são comercializados lá, fazia-se inclusive a venda de carne de gado, porco, carneiro etc... Era um verdadeiro desrespeito ao povo parnaibano e àqueles que nos visitavam.
    Terminado o seu governo e entrada de um outro governante a anarquia e o desrespeito aos bons costume voltaram a se intalar e nunca mais nenhum prefeito teve o discernimento de devolver ao povo o espaço e a utilidade que lhe fora destinado através da Praça Cel. Jonas.
    Saudades da Parnaíba com governantes com o caráter de Dr. João Tavares Silva Filho.
    Cordialmente.
    Renato Santos Júnior

    ResponderExcluir
  6. Saudade é do mão santa!!!
    ele sim lembra dos pobres!!
    dos frascos e comprimidos!!

    ResponderExcluir
  7. Vem aí o Florentino do PT pra florar os bolsos dos filiados. A prefeitura tá atolada de empreguismo sem concurso.

    ResponderExcluir
  8. Incrível como as pessoas falam e colocam fotos dos gestores..lave a boca antes de falar do Dr. João Silva.

    ResponderExcluir
  9. com todo respeito mas quem vive de passado é museu e livros de historia kk. vamos viver a realidade todos criticam porque não estão comendo da panela. e sr josef eu ja disse se quizer ser candidato a prefeito eu voto no sr.

    ResponderExcluir
  10. Diante do elenco de administradores municipais elencados pelo Sr Josef Anton Daubmier, sugira que nossa cidade se gerida por ele ou por algum alienígena, já que os filhos da terra são, por ele dito, icompetentes.
    Talvez seja melhor o senhor voltar para seu pais porque aqui você sofre muito de liberdade de críticas perversas.

    ResponderExcluir
  11. Este e o artigo "Parnaíba, sociedade de criminosos" de 10/05/2011 postado por Blog do Pessoa às 06:07, se completam e relatam perfeitamente a situação real de Parnaíba q se tornou terra perdida. Estou muito feliz ter migrado anos atrás com minha família pra Sobral. Salve se quem puder, porque a situação vai piorar.

    ResponderExcluir
  12. Parabens mais uma vez pela materia Sr.Josef.Contamos com o Senhor para Prefeito de Parnaíba no próximo pleito.Parnaíba precisa de homens de coragem,galhardia,brilho e prestigio que o senhor tem por natureza.Queremos uma Parnaíba livre das demagogias e impurezas dos fétidos alcaides que aqui se postulam como defensores da administração pública.Queremos uma Parnaíba mais humana,mais digna aos olhos daqueles que nos visitam.Queremos uma Parnaíba mais tolerante, socialista e encarecedora dos seus habitantes.Precisamos da sua tomada de posição quanto a candidatura a prefeito de Parnaíba ,e precisamos com urgência.Votamos no Senhor.Queremos JOSEF PREFEITO 2012

    ResponderExcluir
  13. Este alemao sabe mais da nossa cultura e historia do que nos mesmos. Sempre critico e realista devemos agradecer a sua permanencia aqui em PHB.

    ResponderExcluir
  14. Probre Parnaíba!!! Sofre tanto que ninguem quer mais ficar por aq!! Até eu!! Só mesmo esses politicos!

    ResponderExcluir
  15. O melhor de todos: Dr João Silva, mas Dr.Alberto silva também tem seu mérito...
    mas o reto, o nome já diz: ...

    ResponderExcluir
  16. Quem não tem o que fazer é assim mesmo,!como é que não sabe da cultura?Esse sabe até cultura do mefistofilis..!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...