SANGUE. SHOW. WEB: VIÉS ANTIEDUCATIVO
Novamente, neste blog jornalístico, nos deparamos com impactante e sanguinária imagem anexada à matéria: “Homem é atropelado por Siena, e fica gravemente na Princesa Isabel” - Postado por: Blog do Pessoa, às 22h36min – 27 de abril de 2011.
Não vejo menor necessidade de mostrar vítima jorrando sangue, seja em que circunstância for. Neste caso, referente ao acidente automobilístico anteriormente citado, o que deve existir é conscientização para um trânsito mais humanizado. É primordial que se divulgue os acidentes de trânsito, mas sem expor fotos de pessoas gravemente lesionadas (vivas ou mortas).
Blog bem quisto como este deve promover campanha educativa do tipo “se beber não dirija”; deve propiciar debate sobre mobilidade urbana explicitando os usuais meios de locomoção: ciclístico, motociclístico e automobilístico; deve estimular a direção defensiva etc.
Tenho dialogado com especialistas da comunicação social a respeito da espetacularização de noticiários da violência do cotidiano – este praticado por profissional da notícia que, utilizando de artifícios sensacionalistas, busca alavancar recordes, seja de audiência televisiva; seja mediante acesso a páginas da web – tema central aqui discutido.
Não me causaria espanto algum se em breve tivesse a noticia sobre vazamento de fotos da chacina de Realengo-RJ. Imagens macabras da execução sumária dos estudantes, postadas em sites, blogs e redes sociais mundo afora.
A meu ver a produção noticiosa não pode ser blindada, pois contraria ideais democráticos como a liberdade de expressão. Agora, o que se faz necessário é rigorosa fiscalização do Estado sobre conteúdos destinados ao mercado consumidor da informação, sejam imagens, vídeos, textos, etc. Uma rede comunicativa sem controle, certamente é causadora de grande impacto social negativo; é antieducativa.
Antônio Pereira de Araújo - Professor
A NOTICIA TEM QUE SER MOSTRADA NUA E CRUA! PARABÉNS BP.
ResponderExcluirEm resposta ao "artigo" do professor Antônio Pereira de Araujo.
ResponderExcluirPrezado Professor;
Desculpe-me a franqueza e guardada as devidas proporções,mas o senhor é um GRANDE BABACA.
O senhor é o primeiro a utilizar o blog do pessoa para divulgar seus artigozinhos de meia-pataca e agora fica a denegrir a imagem do blog.Ora professor,o blog do pessoa é o único meio de divulgação de notícias,eventos e informações do cotidiano parnaíbano.Sabemos que somente notícias boas ou informações úteis não constituem o jornalismo,mas sim,tragédias,brigas,acidentes,mortes e tudo que se refere ao dia a dia de uma cidade.
Professor,admita,o senhor foi infeliz no seu artigo e por conta disso vai perder a única oportunidade de dispõe para publicar suas baboseiras.
Caro professor a imprensa é livre e por isso temos a democracia e se algum internauta quer vê este tipo de imagens então acessa este blog se não vai para o que bem o Sr. oferece. Sei não mais vai julgar em outro lado e tentar educar em outro blog ok.
ResponderExcluirDeixa de demagogia e respeite a imprensa. Não queremos gente como você para mandar na imprensa. Vai dar aula que é melhor pra você. Se o Carlson Pessoa tem este tipo de imagem é porque é legal vê que existem acidente e crimes nesta cidade como já foi escondido há muitos tempo. Agora os blog estão ai para mostra e que bom isso. Nossa cidade não é aquela cidade pacata não.
ACHO QUI ESTE BLOG ESTÁ CORRETO EM MOSTRAR A VERDADE EM BORA, SEJA COM SAGUE OU COM PESSOA MULTILADAS POR ACIDENTES PROMOVIDOS POR EMBRIAGUES OU EMPRUDENCIA NO TRASITO. TEMOS QUE PARÁ DE VANTASIAR NOTICIAS, E MOSTRAR REALMENTE O QUE ACONTECE NO DIA Á DIA DE UMA CIDADE QUE NÃO TEM PREFEITO, QUE POSSA FAZER ALGUMA COISA PELA SUA POPULAÇÃO. RENATO FARIAS.
ResponderExcluirBABACA ESTE SUPOSTO PROFESSOR, TA ACHANDO RUIM E SÓ NAO LER MAIS O BLOG...ORA CADA PANACA
ResponderExcluirOras, oras, tem gosto pra tudo. Entre o bom e o ruim eu prefiro o bom. Entre a morte e a vida eu prefiro a vida. Ser pessimista ou otimista eu prefiro ser otimista. O mundo e as pessoas estão precisando urgente de uma reciclagem. Mudar para melhor e ver o mundo com outros olhares. A televisão, os filmes, as novelas retratam o que se vê nas ruas, nas residencias, nos lares. É muito sangue e falta de respeito à vida do ser humano cada vez banal. Puts!
ResponderExcluirmeu caro professor, hoje em dia a imprenssa tem o direito de informar a realidade nua e crua , e se vc for querer que este blog não mostre então tem que cancelar tudo o que tiver de informação e acho que nem internet vai existir por causa disso.
ResponderExcluirPalavras demais e pouco discernimento. Ninguém vive blindado às realidades do mundo moderno.
ResponderExcluirEsse professor Zé Pereira parece que não diz coisa com coisa, não acredito que o senhor esteja ficando tantan.
ResponderExcluirEm nenhum momento desrespeitei ninguém neste blog. Se os meus artigos não fossem válidos, o dirigente deste já haveria me excluído. Vocês têm as suas opiniões, eu tenho a minha. Mais uma vez: não xinguei ninguém, não denegri ninguém, apenas coloquei neste nobre blog o pensamento de muitos estudiosos. Se eu, de fato tivesse algum problema pra criticar as matérias deste blog, teria outros recursos. Continuarei a escrever doa a quem doer. Ao senhor Mario Fortes, a BABAQUICE é toda sua que não tem argumento e usa palavras de baixo calão.Onde o senhor estudou, seu hipócrita? Me envergonha a falta de postura de certos internautas desprovidos de educação e civilidade. Guardem com vocês, ignaros, suas mediocridades! A imprensa é livre, o que me dá o direito de expor opiniões.
ResponderExcluirSerá que este tal de Mario Fortes vai me blindar, vai me dizer que deixarei de escrever neste blog? Quem decide o que é veiculado ou não neste espaço é o dirigente Carlson Pessoa. O senhor Mario Fortes não dita regra aqui. Eu não lhe desrespeitei, não lhe chamei de BABACA. Devolvo suas ignorâncias. Se o sangue continua a jorrar é porque a cidade de Parnaíba está vulnerável a todo tipo de violência. E se o blogueiro continua a mostra é problema dele. Tenho o direito de falar o que penso sobre a selvageria virtual que tomou de conta do mundo. Não estou aqui pra condenar o blog, mas apenas para opinar.
ResponderExcluirAo ilustríssimo Sr. Mario Fortes
ResponderExcluirAcredito que o senhor seja um cidadão que entenda o significado do termo CIVILIDADE. Uso este espaço porque vivo num país livre e democrático e não me importo com as imbecilidades escritas por aqueles entes desprovidos de educação. É uma pena que ainda temos que lidar com gente ignóbio como o senhor, que talvez desconheça a própria história de sua cidade. Use teus dedos no teclado pra escrever coisa PROVEITOSA, pois continuarei a escrever aqui, seja do teu agrado ou não. Eu me alegro ao encontrar gente de mentalidade pequena, como o senhor. Como dizia meu avô. "Sujeito burro desta natureza, só falta comer capim". Quem fala asneira, houve o que não quer. Dispenso teus comentários insignificantes.
"O senhor é o primeiro a utilizar o blog do pessoa para divulgar seus artigozinhos de meia-pataca..."
ResponderExcluirEste é um fragmento do que escreveu o educadíssimo internauta Mario Fortes sobre a minha crônica.
Senhor Mário Fortes, digo-lhe que um dos jornais mais respeitados do Piauí e do Nordeste - JORNAL MEIONORTE - acolhe minhas crônicas. Inclusive,hoje, segunda feira, dia 2 de maio, tem um texto por mim assinado. Interessante! Meus "artigozinhos" são bem quistos. Se não os fossem, jamais seriam publicados em um grande jornal e neste brilhante blog.
Acorda, camarada! Tú não é dono da internet. Saiba criticar! Boa sorte!
Penso q muitas vezes a imprensa exagera na publicaçao de algumas fotos.
ResponderExcluirNa minha opinião, este blog é a melhor fonte de informação da cidade. Acho q nem o costa norte o supera, apesar de ter uma equipe muito maior e mais equipada. Porém,considero que comete alguns excessos na veiculação de certas matérias. Caro editor, não caia nessa de q a "a verdade nua e crua" é mais verdade que a verdade pura e simples.
ResponderExcluirPrezado Prof. Antônio; Gostaria de demonstrar meu apoio para com o seu posicionamento - também considero um excesso desnecessário a divulgação descriteriosa de imagens fortes - tais imagens não trazem quaisquer benefícios à integridade da notícia. Deve-se ressaltar que não estamos tratando de censura, mas sim de uma melhor análise quanto à real necessidade (ou não) da exibição de tais imagens fortes. Como sugestão, deixo ao Carlson a idéia de fazer uso de links para as fotos: dessa forma, só as veria quem realmente assim desejar. Abraços, fiquem com Deus.
ResponderExcluirMais um josep da vida.!
ResponderExcluirSE não forem mostradas as imagens, não dá para acreditar, se elas são fortes, paciência, é assim que a humanidade foi educada. Vendo para crê.
ResponderExcluirUm texto bem escrito, pode até nos levar a imaginar e essa imaginação projetar uma realidade. Mas jamais substituirá a imagem.
Este blog é democrático, e se faz o sucesso que faz, é porque o blogueiro permite a liberdade de expressão. Não vejo o porque de omitir as imagens.
E ao caro professor ele tem todo o direito de opinar, escrever, assim como ele deve está preparado para ler as criticas e comenta-las.
E sendo assim tambem for expressar a minha opinião. As imagens devem ser sempre postadas.
Hey chico pereira, o jornal meio norte é venal, é o pior da capital, prefiro o diario do povo com a coluna de Sebastião Nery.
ResponderExcluirProcura melhorar seus textos, pois as vezes voce mistura tudo e ninguem entende o que vc quer dizer.
Olá, caro(a) Anônimo(a) de 2 de maio de 2011 14:22
ResponderExcluirFico feliz em saber que neste blog encontramos pessoas sensatas como você. Obrigado pelo apoio. Em nenhum momento passou pela minha cabeça denegrir imagem de ninguém. O que fiz e que sempre faço aqui é expor idéias e comentários. Como você disse em seu comentário: "Deve-se ressaltar que não estamos tratando de censura, mas sim de uma melhor análise quanto à real...". Muito bem. Em nenhum momento falei em sensurar este nobre blog. Parece que os maldosos que me ofenderam, não sabem o que significa interpretar texto. E você sabe muito bem dicernir o que é uma crítica construtiva e crítica destrutiva. Parabéns pelo comentário. Obrigado!
Quero parabenizar o Sr. Carlson Pessoa pela oportunidade dispensada aos internautas.O ilustre profissional da notícia promove de forma democrática o debate dos opinam sobre o que consideram certo ou errado. Se o nobre jornalista acha que deve manter a veiculação de imagens fortes, que as mantenha. Ótimo! Faça o que achar correto. A minha posição é contra, mas não vou desrespeitar o ponto de vista do dono do blog. Obrigado por promover calorosas discussões acerca das crônicas postadas. Sr.Carlson, Só tem algo que não gosto de ver aqui neste território virtual de opiniões: a falta de educação de internautas que não sabem debater de forma civilizada.
ResponderExcluirAcessa quem quer. Se as pessoas acessam é porque elas gostam desse blog assim como ele é. Pois mostram as coisas assim como elas acontecem. Parabéns Carlson Pessoa seu blog é o melhor de Parnaíba. Continue mostrando a verdade como ela acontece, não é atoa que seu blog é o mais visitado... PARABÉNS!
ResponderExcluirMariana - discordo da sua afirmação de que a sociedade supostamente haveria sido educada com e habituada a imagens fortes; Em locais onde o senso de cidadania e a mentalidade da população estão melhor desenvolvidos, não é de forma alguma costumeira esta exposição escrachada de desgraça alheia, utilizando-se do falso pretexto da "notícia em primeiro lugar e a todo custo, doa a quem doer". Não há necessidade, por exemplo, de se exibir a imagem de um senhor dentro de um carro com um orifício no crânio através do qual jorra sangue, a fim de que se noticie um possível suicídio por meio de arma de fogo. Agora: se a vossa pessoa é incapaz de acreditar no registro exclusivamente escrito, podemos supor que deva ser incrédula a inúmeros outros fatos históricos ocorridos no decorrer da existência da humanidade - ou mesmo antes dela, para os quais não dispomos de fotografias ou outros registros pictográficos (revolução francesa; nascimento, vida e morte de Jesus Cristo; extinção dos dinossauros; a era glacial; para citar apenas alguns). Ressalto o meu apoio às palavras do coerente Prof. Antônio, e também à sugestão feita anteriormente para que o prezado Carlson melhore ainda mais a qualidade deste espaço democrático. Abraços, fiquem com Deus.
ResponderExcluiracho que a verdade deve ser dita e mostrada sempre,mas tambem acho que a imagem das pessoas deve ser preservada,pelo menos o rosto pois as pessoas tem o direito de querer aparecer ou nao.kerlane aguiar.
ResponderExcluirOs comentários das pessoas que apoiam a veiculação de imagens mostrando a barbárie nua e crua são favoráveis porque nunca aconteceu com um de seus familiares.
ResponderExcluirA notícia deve ser divulgada sim, mas bom senso não faz mal a ninguém.
Poderia pelo menos colocar aqueles quadradinhos, sei lá, não gosto de ver essas imagens fortes.
ResponderExcluir