7 de mai. de 2011

Onde quem manda é o vento

Considerado um dos melhores pontos do mundo para velejar, o litoral piauiense atrai praticantes de kitesurfe e windsurfe do mundo inteiro. Segundo o empresário Joaquim Vidal, mais conhecido como Joca, a região recebe correntes de ar o ano inteiro, mas os melhores ventos chegam entre agosto e novembro. Locais como a Praia do Coqueiro, a Baía dos Canários, a Lagoa do Portinho e a Praia de Barra Grande ficam cheios nesta época. E as paisagens são tão paradisíacas quanto os nomes sugerem.


Bons ventos no Piauí garantem a pratica de kitesurf

Mas estes cenários ainda são desconhecidos pelo grande público - muitos destes lugares estão sendo descobertos aos poucos pelos visitantes. A Aventur Eventos e Turismo, associada à ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, convida os turistas que visitam a região a se aventurarem na prática destas atividades. “A maioria das pessoas não vem atrás disso, mas chegando aqui se interessa. Temos escolinhas especializadas e com um ou dois dias de aula já dá para velejar acompanhado”, diz Joca.

E nada de deixaras crianças na pousada: acima de 10 anos elas também podem se divertir ao sabor dos ventos. “Muitas vêm por incentivo dos pais, que já praticam. Nas escolinhas vemos muitas crianças fazendo as aulas”, incentiva o empresário. Joca explica que sua empresa tem parceria com as escolinhas de kitesurfe e windsurfe. “É uma forma de sustentar a economia local”, avalia.

Kite trips – Para quem deseja uma experiência mais intensa, a pedida são as kite trips – expedições que duram de um a cinco dias pelo litoral do Piauí. No mar, os velejadores são acompanhados por um condutor local, além de receber apoio terrestre de um carro 4x4 que leva toda a bagagem, alimentação, etc. “Os percursos podem ser feitos desde a praia de Cumbuco (CE) até a praia de Caburé (MA). Um dos trechos que mais operamos é Camocim (CE) a Barra Grande (PI). Também fazemos pequenas trips ao Delta do Rio Parnaíba (PI), onde levamos os praticantes para velejarem em picos exclusivos”, revela Joca.

No chão
– Para quem prefere levantar poeira, a Aventur também organiza expedições fora-de-estrada pela Rota das Emoções. O roteiro, aliás, é o carro-chefe da empresa. “Levamos muitos casais e pequenos grupos de amigos. E recebemos muitas famílias na alta temporada. Temos uma programação bem voltada para elas”, conta.

Para relaxar
– Com tantas opções de aventura, nada mais gostoso do que terminar o dia saboreando um delicioso café ou degustando um bom vinho à beira do rio Igaraçu, no Porto das Barcas. Pensando na falta de infraestrutura para atender esta demanda é que em 2009 Joca inaugurou o Aventur Café & Adega.

“É um espaço bem agradável, ideal para quem aprecia cafés especiais, bons vinhos e petiscos. Funciona como um happy hour”, explica. A excelente ideia, aliás, virou exemplo no curso de Aprimoramento do Produto, já oferecido pela ABETA por meio do Programa Aventura Segura. “O Luizão (tutor do curso) veio aqui e achou fantástico. Ele utiliza o exemplo como experiência pioneira e positiva para agregar valor ao produto”, afirma.


Além de agradar o estômago, é possível encantar também os ouvidos: às sextas-feiras um grupo de chorinho se apresenta para o público. “Criamos o grupo, que também se chama Aventur, para ser mais uma atração do espaço”, revela. Os shows acontecem ao pôr-do-sol, às margens do Rio Igaraçu.


Para quem quiser conhecer as belezas do Piauí e ainda ter uma experiência gourmet à beira do rio, basta entrar em contato:

Aventur Eventos e Turismo - www.aventureventos.com.br

Artigo publicado na revista da ABETA 


Por Larissa Ravena
Edição Blog do Pessoa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...