Fui informado que você me procurou ontem, mas como estava em uma audiência na 2a vara criminal, a qual começou às 9h30 e somente terminou 13 horas, não nos encontramos. Por isso, infelizmente, não pude lhe informar sobre os detalhes do HC que impetrei no STJ, que foi deferido e atingiu o processo nº 2379.2009 com a anulação dos atos praticados, e que, portanto, levou à libertação dos réus que eu assisto e patrocino como defensor público. É claro que a anulação do processo beneficiará a todos os demais acusados, já estando alguns colegas advogados providenciando o pedido de liberdade com fundamento no referido HC.
Agradeço-lhe pela divulgação da notícia. Já li e mandei um comentário, que você publicou como matéria, a título de esclarecimento, o que também lhe agradeço. Há pessoas que não aceitam bem o trabalho que fiz, porém, eu as compreendo e relevo os comentários que fazem, pois ainda precisamos avançar bastante, nós brasileiros, até termos a plena compreensão e o entendimento do que vem a ser uma Sociedade Justa, Ética, Democrática, na qual os deveres são para serem cumpridos, mas os direitos são para serem exercidos, quem quer que seja o seu titular, mesmo o pior "bandido". E a Sociedade e suas Instituições devem respeitar tais direitos e garantir-lhes. Foi o que fez o STJ, ao atender e deferir o pedido de HC de um defensor público do interior do Brasil, do interior do Piauí, da nossa cidade invicta, Parnaíba, conforme a chama o ilustre Dr Lauro Correia.
Você mais do que ninguém é testemunha de que sou avesso à publicidade - tanto que somente apareço em matérias feitas por você gravadas, e nunca ao vivo - e não mudei de procedimento. A divulgação atual desse HC atendeu à sugestão do Juiz Carlos Eugênio (colega de faculdade), da 4a vara cível, que me disse ser bom que a divulgasse, para mostrar como a Defensoria Pública é operosa, é eficiente. Continuo não almejando os holofotes para mim, mas, como ele o sugeriu e disse, a Instituição Defensoria Públida merece ser reconhecida. Isso eu almejo, pois a ela me dedico profissionalmente há quase 25 anos.
Assim, repito, agradeço-lhe e um grande abraço.
PS.: o HC é de nº 161877-PI, registro 2010/0023115-8. Relator Ministro Celso Limongi. Foi autuado em 10/02/2010 e julgado em 10/05/2011, pela 6ª Turma do STJ. Quando o acórdão for publicado, eu o enviarei, se possível na íntegra. A decisão já está valendo e foi comunicada por telegrama à Juíza Benedita Maria, atual titular da 2a vara criminal.
Saudações,
Marcos Antônio Siqueira da Silva
PARABENIZAMOS MAIS UMA VEZ O DR MARCOS ANTONIO, PELO SEU DIGNISSIMO TRABALHO DESENVOLVIDO EM PRO DOS MENOS FAVORECIDOS, COMO BEM FALOU UM DEFENSOR PUBLICO DO INTERIOR DO BRASIL ATENDIDO NAS SUAS REINVIDICAÇÕES, GOSTARIA QUE NOSSO ESTADO FOSSE CONHECIDO PELO TRABALHO, DIGNIDADE E HONESTIDADE, COMO DR MARCOS ESTARIAMOS EM UM ESTADO MELHOR. PARABENS DR. MARCOS
ResponderExcluirPARABENS Dr.Marcos,sei que está certo,que agiu de acordo com a lei,mais oque a população parnaibana não aceita é os beneficiados da observancia feita pelo senhor nesse processo que resultou na anulação do processo,infeliz defesa a sua feita a essa quadrilha,i nfeliz momento que a defensoria pública esta sendo reconhecidapela sociedade parnibana, infeliz momento pelo qual foi iluminado para impetrar esse HC.
ResponderExcluirEntrei com um pedido de liminar contra o estado aqui em Parnaíba, ganhei, o estado recorreu e eu perdi, cabia recurso, a defensoria perdeu o prazo e não recorreu.
ResponderExcluirnao se deveria fazer mesmo publicidade para atos assim, onde criminosos sao soltos quando a policia prende.
ResponderExcluirtem-se é que punir o promotor por fazer a denuncia cheia de erros!!
Alias , a Promotoria tambem é pública.
O PIOR DE TUDO,SOMOS NOS QUE PAGAMOS O SALARIO DESSE DEFENSOR PÚBLICO QUE DEFENDEU OS COBRAS,É MUITO BONITO MESMO PAGAMOS ADVOGADO PRA SOLTAR BANDIDOS QUE QUEREMOS PRESOS,É OU NÃO UMA PIADA DE MAU GOSTO?
ResponderExcluirse o senhor é realmente um defensor da justiça com nosso dinheiro, tenho vergonha do senhor e fico enojado com a justiça que o senhor esta representando agora. tome tento home!!!!! gaste melhor o dinheiro do povo, nao os leve ao suicidio coletivo.
ResponderExcluirDe fato é operosa e eficiente, o que tem de gente esperando por tratamento de saúde e remédios morrendo por causa da agilidade destes senhores.
ResponderExcluirEspero que o nobre defensor público Marcos Siqueira mostre empenho para defender as pessoas honestas de Parnaíba.
ResponderExcluirDOUTOR DEFENDA OS POBRES DO GOLPE DO HABITA FACIL.QUE AI O SENHOR ESTARIA FAZENDO JUSTIÇA.PROCURE O SR.NEY DO NBANCO DO NORDESTE PRA DEVOLVER O NOSSO DINHEIRO
ResponderExcluiré, defender o indefensável, para o promotor, por incrível que pareça, é mais correto. e nós dr.quando vamos verdadeiramente sermos defendidos dos mal feitores. hein?sinceramente, tal atitude não dá pra aceitar, mas temos que baixar à guarda,e de goela a dentro, engolirmos o que nos intala.dr. veja como estamos;sem ninguém pra defender o trabalhador que paga seus impostos, para dar vida à bandidagem.um dia, isso terá que mudar, nem que seja: a ferro ou a fogo.
ResponderExcluirPuxa vida, ainda existe gente que defende este tipo de atitude. que nojo. Moro em Brasilia, mas acompanho de perto as coisas de Parnaiba, pois sou filho daí e fico triste quando vejo que na minha querida cidade ainda ainda existem pessoas tão pequenas e sem senso algum de justiça e bom sendo.
ResponderExcluirridiculo, quanto mais fala, menos convence com seus atos irresponsáveis perante a sociedade parnaibana.
ResponderExcluire só pra gente achar graça de desgraça alheia. Ops da nossa, né.
ResponderExcluir