13 de mai. de 2011

Câmara de Parnaíba realizou Audiência Pública sobre Programa Começar de Novo

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, aconteceu na Câmara Municipal de Parnaíba a Audiência Pública requerida pelo vereador Fernando Gomes, para discutir a proposta de aplicação, em Parnaíba, do programa
“Começar de novo” desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça.
O programa propõe sensibilizar os órgãos públicos e a sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, assim, promovendo a cidadania e reduzindo a reincidência de crimes.
 A Mesa Diretora foi composta pelo autor do requerimento; pela juíza de direito da Vara de Execuções Penais de Teresina, Lisabete Marchetti; pelo juiz de direito da Vara de Execuções Penais de Parnaíba, José de Ribamar Silva; pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil-SINDUSCON, Andrade Junior; e por Ezilda Ribeiro, presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
A juíza Lisabete Marchetti falou como o “Começar de Novo” age em Teresina. “Em uma parceria, com instituições como SESI e SENAI, esses apenados recebem a devida capitação, para que possam ser reinseridos no mercado de trabalho”, explicou. Na capital, o programa firmou parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil, que alocou muitos apenados para trabalharem no setor.
O presidente da SINDUSCON, Andrade Junior relatou a experiência obtida com a contratação de egressos do sistema carcerário, na construção civil. Segundo ele, o nível de aproveitamento dos apenados preenche as expectativas, mas infelizmente muitas empresas mostram-se receosas em participar do programa, por preconceito.
Em Parnaíba, o programa deve seguir o mesmo modelo de Teresina, onde serão buscadas parcerias com o SEBRAE, SENAI e SESI, a fim de capacitar os apenados, e buscar acordos diversas empresas, não somente no setor da construção civil, para alocar esse pessoal. Ainda na audiência, foi proposto a criação de um grupo de monitoramento formado por representantes dos diversos órgão da justiça presentes no local,  a fim de garantir as ações do programa "Começar de Novo".
A audiência pública contou ainda com a participação do Delegado Regional da Polícia Civil, Marcos Bastos, do gerente da penitenciaria mista de Parnaíba, Capitão Gerson Reis, do representante do Ministério Público, Rodrigo Oliveira, Marcos Sirqueira, representante da Defensoria Pública do Piauí, Agenor Filho, assessor da Vara de Execuções Penais de Teresina, do presidente da subseção da OAB de Parnaíba, Diógenes Meireles, e do vereador Ronaldo Prado.



Ascom CMP.
Edição Blog do Pessoa 

2 comentários:

  1. essas merdas deveriam eram ver sobre a bandidagem dessa cidade que esta solta.

    ResponderExcluir
  2. esses bostas desses vereadores deveriam estar eram preocupados com a segurança que a populacoa nao aguenta mais.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...