12 de abr. de 2011

Orla de Atalaia fica pronta e impulsiona o turismo

Luís Correia: últimos retoques
Luís Correia: últimos retoques

Conforme o acordado, a Consladel, construtora responsável pela Urbanização da Orla de Atalaia, vai entregar a obra no prazo acertado, 15 de abril. A notícia foi confirmada pelo engenheiro civil Aurélio Talbian à equipe da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), que esteve presente em Luís Correia nessa segunda-feira (11).
Atualmente, a Urbanização da Orla de Atalaia passa pela etapa do check list, onde estão sendo feitos os reparos finais como pintura de faixas sinalizadoras, limpeza e revisão do material utilizado na obra. "Queremos a satisfação total dos turistas que visitarem a Orla. Por isso, estamos cuidando de todos os detalhes antes da entrega", assegurou Aurélio Talbian.
A Urbanização da Orla de Atalaia está avaliada em R$ 7.523.267.67 e foi financiada com recursos do Prodetur Nordeste, através de contrato de empréstimo com o BID e o Banco do Nordeste, além de contrapartida do Governo do Estado. Ao todo, são 2 quilômetros de urbanização da praia com pavimentação e sinalização viária da pista dupla da Avenida Teresina, construção de calçadão, banheiros públicos, praças de eventos, quiosques e posto salva-vidas.
Além da grandiosidade da obra, outro ponto que chama a atenção é a preocupação com a acessibilidade para turistas cadeirantes. A Urbanização da Orla de Atalaia conta com banheiros adaptados, vagas para pessoas com deficiência no estacionamento e rampas de acesso nos retornos do calçadão, banheiros e bares que estão acima do nível da praia.
"A Urbanização da Orla de Atalaia é uma obra humanizada, onde todos terão acesso. Estamos satisfeitos com a obra e temos certeza de que os piauienses e turistas de outros Estados vão gostar", concluiu Castro Neto, secretário da Infraestrutura.

Orla Urbanizada já atrai turistas

Sandra Minimel e Luís Carlos
Localizada a apenas 4 quilômetros do centro de Luís Correia, a praia de Atalaia é a preferida dos turistas que frequentam o litoral piauiense. Agora, além da boa localização, os visitantes podem contar com segurança e conforto, proporcionados pela Urbanização da Orla de Atalaia. E foi justamente o que o aventureiro Luís Carlos encontrou. A bordo de um trailler e acompanhado de sua esposa, Sandra Minimel, o aposentado que estava viajando pelo estado do Maranhão ouviu falar da praia de Atalaia que fica em Luís Correia. "Estava em Imperatriz do Maranhão quando o frentista do posto que abastecia meu trailler me indicou este paraíso. Nunca tinha visitado o Piauí e fiquei encantado com as estradas e a segurança do Estado", afirmou.
O casal paulista também ficou encantado com a obra de Urbanização da Orla de Atalaia. Tanto que o trailler foi estacionado próximo à praia e a viagem que deveria durar dois dias vai ser estendida para 1 semana. "Já percorri diversos países como a Argentina, Chile e Paraguai, mas nada se compara ao nosso Brasil, que possui lugares surpreendentes como este", disse.
O mesmo sentimento envolveu o jovem casal Luciana Leal e Eulálio Barros. Eles são piauienses, mas há 2 anos moram no estado do Rio de Janeiro. O oficial do exército garante que nunca abriu mão de passar férias na terra natal, mas este ano teve a grata surpresa de ver a Urbanização da Orla de Atalaia praticamente concluída e diz: "agora dá até gosto de trazer os amigos que fiz no Rio de Janeiro para conhecer o litoral do meu Estado".
  Foto: Paulo Barros/CCom

Eulálio Barros e Luciana Leal
Para a nutricionista Luciana Leal, a Urbanização não só mudou a beleza do lugar, mas melhorou questões básicas como, por exemplo, levar a filha Ana Valéria ao banheiro. "Antes nós tínhamos que enfrentar filas enormes para usar o único banheiro do bar. Quem tem filha pequena, como eu, sabe a dificuldade que a mãe enfrenta nesta situação. Agora, são 3 banheiros femininos, 3 banheiros masculinos e um adaptado para cada restaurante", disse. Empreendedores se organizam para receber turistas
Além da praia de águas calmas e mornas, Atalaia é lembrada pelas dezenas de bares e restaurantes que compõem a paisagem. São empreendimentos como o restaurante Sorriso das Ondas, contemplado com banheiros e calçadão através da Urbanização da Orla de Atalaia.
"Estou há 29 anos como proprietário do restaurante Sorriso das Ondas na praia de Atalaia e nunca tinha visto um projeto desta grandeza. Com esta infraestrutura, vou atender melhor os meus clientes, principalmente na alta temporada", afirmou Raimundo Lima.
  Foto: Paulo Barros/CCom

Carlitu's
A expectativa também é grande para Carlos Machado, o Carlitu's, que está há 9 anos com um restaurante na praia de Atalaia. Como um bom empreendedor, ele já preparou seu negócio para atender a nova demanda de clientes prevista após a inauguração da Orla. "Estou trocando todas as barraquinhas individuais do restaurante por barracões que cobrem até 9 mesas, também adquiri uma câmara frigorífica que tem capacidade para resfriar até 80 grades de cerveja", revelou e em seguida concluiu: "Antes nós tínhamos uma Orla inadequada para o turista. Hoje, temos uma praia que chama a atenção pela beleza e pela infraestrutura."
 

Foto: Paulo Barros/CCom
Edição Blog do Pessoa 

23 comentários:

  1. Se a orla de Luis Correia saiu, imagina o que vem por ai! Dali WILSÃO!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela arquitetura. Estou curioso como será considerado e preservado. Os inúmeros postes implantados ao longo das vias, como prevenção que os motoristas não possam estacionar irregular e destruir a calçada, já é um indício que os projetistas conhecem a ignorância e os maus costumes do povo.

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkk, é muita gente besta. WILSÃO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Precisamos de mais noticias assim, que nos traga orgulho de nosso estado...

    ResponderExcluir
  5. até que enfim, não é? 6 anos, 6 anos pra se construir uma orla! Agora colocar essas barras de ferro na calçada pra ninguem colocar o carro é o cumulo! isso atrapalha a via do pedrestre não é?falta é educação pra esses motoristas fdps, era pra ter era uma gurdinha ali, multando queria ver quem ia por carrinho na calçada!

    ResponderExcluir
  6. cara agora parebenizo depois de tanto tempo enfim... agora o turismo vai se alavancar parabenssss

    ResponderExcluir
  7. O trabalho não terminou, agora tem que treinar, capacitar os empresarios da orla. A estrutura está ai agora é melhorar o serviço dos empreendimentos.

    ResponderExcluir
  8. Ingnorancia e mal costume de falar da mal e criticar tudo no estado que ti acolheu ainda estou pra ver.!bah pra ti..!

    ResponderExcluir
  9. dali Wilsão?abestado! ele nem sabe disso aí,tonto(a)!
    é muita gente besta mermo.

    ResponderExcluir
  10. graças a deus agora so falta dinheiro pra ir gastar por la kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Daqui a pouco vem um e diz que foi o KIm que fez... O outro diz que a civilização está começando... Oh povo besta mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!! que seja preservada por nossos conterrâneos e turistas.
    Ficou muito lindo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!! que seja preservada por nossos conterrâneos e turistas.
    Ficou muito lindo.

    ResponderExcluir
  14. TÁ BONITA MESMO. PENA QUE OS CARROS TERÃO QUE FICAR NO SOL QUENTE. ANTES, ESTACIONAVA NA SOMBRA DE UMA BARRACA. E AGORA?

    ResponderExcluir
  15. ja não era sem tempo, e pro dinheiro q foi pra lá e pelo projeto eu esperava mais

    ResponderExcluir
  16. E agora? Deixa teu carro dentro de casa anonimo 13 abril de 2001 11:17 e vai a praia de onibus. Vô te contar viu é cada um que aparece.
    PARABENS PELA OBRA, SE VAO CUIDAR OU NAO, NINGUEM SABE, VAMOS PELO MENOS AGRADECER, POIS FICOU MUITO BONITA A ORLA.

    ResponderExcluir
  17. anonimo de 13 de abril tu e besta? leva uma lona kkkkkkkkk ja quer de mais ne?

    ResponderExcluir
  18. ônibus? e Parnaíba e Luis Correia tem onibus. Só tem lata velha caindo aos pedaços.

    ResponderExcluir
  19. Tendo uma Hilux, vou de onibus?.kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Essa foi boa.

    ResponderExcluir
  20. "O trabalho não terminou, agora tem que treinar, capacitar os empresarios da orla. 'A estrutura está ai agora é melhorar o serviço dos empreendimentos.'"
    Será se isso acontece?

    ResponderExcluir
  21. Pena que é só um lado da Atalaia. Poderia ser explorado o outro lado da praia, que fica pelos lados do Balneário. Pelo menos ajeitar o asfalto que tem buracos (mas isso nao é novidade para essas ruas do litoral Piauiense!). Uma mar tão belo e bom de banhar, um dos melhores do nordeste. Essa praia devia ser mais explorada, mas fazer o que! Nem vou falar mais nada pq do jeito que ta, ja ta bom e demais!

    ResponderExcluir
  22. Esta bela obra é como uma pérola no chiqueiro de um povo que não merece. Vamos ver daqui alguns anos.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...