Secretario Alcenor Candeira Filho |
Meu amigo Renato Santos:
Meu irmão e nosso amigo comum Carlos José Castelo Branco Candeira leu para mim, ontem à noite, por telefone e um pouco preocupado, a sua opinião sobre a matéria - “Prefeitura de Parnaíba Abre Mão de oito professores mestrandos” - de autoria de “internauta indignado” (portanto mensagem apócrifa, anônima), postada no Blogdopessoa, em 06/04/2011.
Nós ambos, amigo Renato Santos, desde o início dos anos 70 somos professores que sempre valorizamos a sala de aula e sabemos o quanto é importante a formação continuada dos professores, desde que atendidos os requisitos legais, o interesse público (que sempre está acima da pretensão particular) e a continuidade da prestação dos serviços educacionais.
O título e o teor da matéria em questão não correspondem à vontade dos fatos, já que até o momento a Secretaria Municipal de Educação despachou apenas dois processos de pedido de afastamento de sala de aula para fazer mestrado fora da cidade: um deferido, outro não, tudo conforme a lei.
Nós ambos, amigo Renato Santos, participamos ativamente das vitoriosas campanhas eleitorais de 2004 e 2008, com a convicção de que José Hamilton Furtado Castelo Branco era o candidato ideal para governar a cidade de Parnaíba, especialmente pela forma responsável de suas ações nas áreas da educação, saúde, cultura e assistência social.
Você, Renato, que já foi secretário municipal da educação e renunciou ao cargo com poucas semanas de exercício, sabe tanto quanto eu, que venho exercendo essa função há seis anos e quatro meses, como são espinhosos – mas sobretudo desafiadores para quem ama e assume o mister – os problemas da educação.
Informamos, para encerrar, que está a seu dispor, nos arquivos da Secretaria, o número exato das centenas de professores efetivos do município que, a partir de 2005, tiveram e vêm tendo oportunidade de se qualificarem, através de graduações, especializações, mestrados e doutorados, com total e irrestrito apoio da administração municipal.
Coloco-me ainda à sua disposição para mostrar e demonstrar os fundamentos fáticos, jurídicos e probatórios que informam todos os atos administrativos por mim praticados ao longo de mais de quarenta anos de vida pública, nas esferas federal e municipal.
Cordialmente,
Alcenor Rodrigues Candeira Filho
Secretário Municipal de Educação
Parnaiba chegou ao fim e todos sabemos disso. Porque estamos esperando algo mais sério acontecer é que eu nao sei. O transporte público esta em grande estado de decadência e deviamos agir logo para algo mudar. O nosso admirável prefito vai nos enrolar até o fim do seu mandato...Ele finge que faz e nós fingimos que vemos os seus feitos
ResponderExcluirMentira do secretário, conheço pelo menos três pessoas que tiveram seu pedido negado. O secretário menti de maneira deslavada, o texto pode até ser "apócrifo", mas tem fundamento.
ResponderExcluirAGORA É TARDE PARA AS LAMURIAS SECRETARIO, TALVEZ VC NÃO CONTASSE COM A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA PRINCIPALMENTE POR ESTE BLOG DE GRNADE CREDIBILIDADE. QUANTO A SAIDA DO SR. RENATO SANTOS, PROVAVELMENTE ELE SAIU POR NÃO ACEITAR DESMANDOS DENTRO NA SUA PASTA, OU SEJA SER APENAS UM PAU MANDADO, PAPEL QUE NÃO COMBINA AOS HOMENS DE CARÁTER.
ResponderExcluirA RECOMPENSA
ResponderExcluirHavia numa cidade, um homen muito rico.ele deseja dar uma parte de sua fortuna a alguma pessoa que não pensasse só em si, mas se preocupasse com os outros.mas, como descobrir essa pessoa?Pensou,pensou...e resolveu colocar uma grande pedra no meio de um caminho estreito.escondeu-se atrás de umas arvores e ficou observando.passou um agricultor e comecou a reclamar:- essa molecada não tem mesmo o que fazer! onde se viu colocar uma pedra desse tamanho na estrada! desviou-se da pedra e foi embora.logo depois passou um velho puxando uma vaquinha magra. vendo a pedra, resmungou: - vejam só que falta de juizo! rolaram uma pedra para atrapalhar o meu caminho! esbravejando, o velhote segui adiante. era tarde e o homen rico, aborrecido, já se preparava para ir embora quando apareceu um rapaz alegre e disposto, que vinha cantarolando pelo caminho.-mas não e possivel! uma pedra desse tamanho no meio do caminho! que perigo! vou empurra-la para fora da estrada.empurra daqui empurra dali, até que conseguiu rolar a enorme pedra. - Ufa!mas o que é isso no chão?ah, um pacote com um bilhete! o que sera? e o rapaz arregalou os olhos ao ler estas palavras: ESTE PACOTE DE DINHEIRO É DE QUEM TIRAR ESTA PEDRA DO CAMINHO.
Meu nobre e admirado Alcenor Candeira.
ResponderExcluirM.D.Secretario de Educação.
Confesso meu estarrecimento ao ler sua carta justificativa ao tempo em que constato que o nobre secretario reconhece com exatidão das palavras que o então prefeito municipal José Hamilton Furtado Castelo Branco à época de sua eleição"era o candidato ideal para governar a cidade de Parnaíba",conforme vossa senhoria afirma na nota.
Agradeço o reconhecimento por parte do renomado secretario nesse quesito aspecto.
Cordiais Saudações.
Maria Alice Oliveira Sousa
Enfermeira
A RECOMPENSA 2
ResponderExcluirHavia numa cidade, um homen muito rico.ele deseja dar uma parte de sua fortuna a alguma pessoa que não pensasse só em si, mas se preocupasse com os outros.mas, como descobrir essa pessoa?Pensou,pensou...e resolveu colocar uma grande pedra no meio de um caminho estreito.escondeu-se atrás de umas arvores e ficou observando.passou um agricultor e comecou a reclamar:- essa molecada não tem mesmo o que fazer! onde se viu colocar uma pedra desse tamanho na estrada! desviou-se da pedra e foi embora.logo depois passou um velho puxando uma vaquinha magra. vendo a pedra, resmungou: - vejam só que falta de juizo! rolaram uma pedra para atrapalhar o meu caminho! esbravejando, o velhote segui adiante. era tarde e o homen rico, aborrecido, já se preparava para ir embora quando apareceu um rapaz alegre e disposto, que vinha cantarolando pelo caminho.-mas não e possivel! uma pedra desse tamanho no meio do caminho! que perigo! vou empurra-la para fora da estrada.empurra daqui empurra dali, até que conseguiu rolar a enorme pedra. - Ufa!mas o que é isso no chão?ah, um pacote com um bilhete! o que sera? e o rapaz arregalou os olhos ao ler estas palavras: ESTE PACOTE COM MERDA É DO OTÁRIO E BURRO QUE TIRAR ESTA PEDRA DO CAMINHO.kkkkkkkk
um bora secretario cade o dinhero das diretoras contratadas que ainda não recebera,o mes de janeiro,o seu eu sei que ja gasto,seus tres mil reais mas elas que recebem uma merda de salario e o prefeito fingi que ñ ver o que estar acontecendo,a eleição vem ai aminoria pode elegem candidatos,mas o senhor secretario ñ elege nem capim porque de tão ruim que é o capim morre so dele passa por cima.
ResponderExcluirPrezado amigo Alcenor.
ResponderExcluirAcho que você desviou o sentido do comentário que postei aqui no blog.Em primeiro lugar êle é sobretudo respeitoso e sincero. Em nenhum momento no texto mencionado ocorre alguma crítica a sua pessoa e ao seu valoroso e dedicado trabalho. O foco do assunto tinha como referência a matéria cujo título você já declinou.
Seu passado de vida profissional é exemplo para nossa juventude. Sua categoria intelectual além de uma dádiva Divina é o resultado meritório da sua dedicação aos estudos.
Apenas uma colocação sua distoa da realidade e parece ter o objetivo de me agredir: sim, já ocupei o cargo de Secretário de Educação de Parnaíba e também é verdade que me demorei no cargo apenas dois meses.Renunciei de livre e espontânea vontade e tenho absoluta certeza que pelo seu elevado caráter e grau de responsabilidade, sendo você o Secretário naquela ocasião, teria passado talvez apenas um mês no cargo.
Não preciso ir olhar ou fiscalizar documentos, não sou olheiro nem fiscal, a outros compete a tarefa. Meu intento no comentário foi sugerir a busca de uma atitude LEGAL que pudesse viabilizar a oportunidade do mestrado aos interessados.
Informo, para encerrar que não tenho interesse em controverter sobre o assunto.
Do comentário feito anteriormente e do presente não retiro 'uma só virgula'.
Renovo ao amigo a consideração e o respeito que tenho por sua pessoa.
Cordial abraço.
Renato Santos Júnior.
O bom desta história toda é que este "alto homem pequeno" não será Secretário de (Des)Educação eternamente.
ResponderExcluirO boboca de 07.04 as 18.41, certamente um frustado qualquer, descobriu a pólvora:o secretário não ficará eternamente no cargo. Grande descoberta. Uma coisa é certa, vamos torcer para que o novo secretário não permita o retorno , como acontecia anteriormente, das mazelas inconfessáveis e dos eternos prejuízos , financeiros e morais e,tambem das negociatas que atingiam em cheio, o erário público.
ResponderExcluirEstou com vc secretário!!!
ResponderExcluirNOSSA QUE CIDADE PEQUENA?
ResponderExcluirO secretário não seria irresponsável a ponto de interferir no processo de qualificação dos servidores municipais. Ele deve saber o que está fazendo. Tem gente que abusa, tem professor que entra de licença do serviço público (por qualificação, licença saúde...) e se enche de aulas na iniciativa privada. Tem professor que está enquadrado em 40 horas no Estado, 40 no município e mais umas 40 e tantas nas particulares. Como pode, heim? É bom rever tudo isso, pois quem paga é toda a sociedade, que não vê retorno. Quem não estiver satisfeito sai e dar vez para quem quer.
ResponderExcluirConcordo com anônimo 21:45, tem professores que ficam de licença no município, mas continua dando aula na rede privada!!
ResponderExcluirO "alto homem pequeno", frustrado poeta, que ainda não vendeu 10 livros, deveria andar nas escolas do município e perguntar aos alunos e professores qual a estrutura oferecida pelo poder público. O "alto homem pequeno" não tem culpa de sua ineficiência, pois observa a educação pública, com olhos míopes da educação particular. Até parece que ele não é SERVIDOR PÚBLICO. Ah, e só faltam uns poucos meses para deixar a sinecura.
ResponderExcluirA RECOMPENSA 3
ResponderExcluirSr. Frederico Ribeiro meus parabens pela sua inteligencia em interpretação e troca de frases vc deveria estar na academia de letras tomara que vc tenha pelo menos entendido o significado do texto que foi escrito por uma pessoa culta não da nossa casta porque nos somos o fundo do poço mas por aqueles que sabem a abnegação das frases! obrigado?
Falo agora aos senhores ALCENOR CANDEIRA E RENATO SANTOS Como homens inteligentes e polidos que os são, faço-lhes a seguinte pergunta: A QUEM INTERESSA ESSA "TROCA DE FARPAS"?
ResponderExcluirCUIDADO!! Vcs podem estar sendo "usados" e os únicos a perder "de uma forma ou de outra" são vcs, que tem um passado honrado na vida pessoal e pública. ABRAÇOS.
anonimo 8 de abril 08:09, o passado e o presnte pessoal do Noba não é exemplo pra ninguem (nem precisa entrar em detalhes) agora a profissional ele peca ao ficar de cócora para o coronel virgulino ZH.
ResponderExcluirO SECRETARIO DE PARNAIBA ,O AUSENTE E INAPTO ALCENOR CANDEIRA,É MAIS UM QUE NÃO ACEITA CRITICAS,POIS SUA POSTURA CENTRALIZADORA E POUCO CORDIAL COM O MUNíCIPE,O DESMENTEM EM TODO A EXTENSÃO DO SEU COMENTARIO!
ResponderExcluirO FRACASSO QUE SE AVIZINHA E A FALTA DE PROBIDADE COM O ERARIO PUBLICO É CADA VEZ MAIS GRITANTE,BASTA OBSERVARMOS ESCOLAS FEITAS E JÁ DESFEITAS PELA AÇÃO DO TEMPO E PELA MALVERSAÇÃO DOS RECURSOS PUBLICOS QUE "MAGNIFICAMENTE" PROJETADAS E EXECUTADAS PELO SEU AMIGO INTIMO"CATOLÉ",CONHECIDO CONSTRUTOR-ENGENHEIRO QUE TRABALHOU OU TRABALHA PARA O ATUAL PREFEITO DE PARNAIBA.
BASTA IR AO BAIRRO PLANALTO E VER DUAS DE SUAS "EXCELENTES OBRAS" SE DESMANCHAM COMO O DINHEIRO PUBLICO QUE SE ESVAI TAMBEM NA MAL FADADA E NAO MENOS EXPLICADA "LICITAÇAO DIRECIONADA" DA COLETA DE LIXO E DE RESIDUOS SOLIDOS DO LIXÃO DE PARNAIBA!
QUE VENHA O MPF E O FIM DO GOVERNO, PARA MOSTRAR E DESNUDAR A VERDADEIRA FACE DOS "GRANDES HOMENS HONESTOS" DO PREFEITO !!
O SR RENATO SANTOS ESTA CERTO!MESMO SENDO ANTIPATICO, É HONESTO,E SAIU DO GOVERNO DO ZÉ POR VER QUE; "NADA DE POBRIDADE IRIA ACONTECER ALI"!!!!
ANTONIO FLORES