Em consulta a sites de empresas aéreas
brasileiras, constatei um número considerável de cidades nordestinas, próximas
e/ou distantes de suas respectivas capitais, que recebem vôos de Brasília -
sejam diretos, por conexão, regulares ou não. Eis a lista: Juazeiro do Norte-CE; Imperatriz-MA; Campina Grande-PB; Barreiras - BA;
Petrolina-PE; Ilhéus-BA; Fernando de Noronha-PE; Vitória da Conquista – BA.
Se fizermos uma pesquisa avançada, elencando os
fatores socioeconômico, demográfico (populacional) e turístico, certamente
teremos condições de cruzar dados comparativos dessas localidades com a cidade
de Parnaíba-PI. De antemão, podemos mencionar que a mobilidade aérea a partir
da capital federal para as referidas cidades, possui fortes razões de sua
existência. Tenho interesse em me aprofundar neste estudo, mesmo sabendo que
isso demanda tempo. Uma forma seria estudar minuciosamente o desenvolvimento histórico-econômico
de cada localidade para posteriormente traçar dados comparativos dos diferentes
recortes urbanos.
Temos acompanhado os desdobramentos em torno da
política de funcionalidade do Aeroporto Internacional de Parnaíba. Em outra
ocasião mencionei neste espaço de opinião que a
modernização aeroportuária de importantes cidades de um país é, sem sombra de
dúvida, necessária, o que engloba complexos regionais com vocação turística,
como por exemplo, a Região Norte do Estado piauiense. Como este terminal
aeroportuário poderá ser explorado proveitosamente mesmo a cidade litorânea
ainda carecendo de maciços investimentos industriais (Setor Secundário da Economia);
geração de emprego e renda? E consideráveis impulsos tecnológicos como a
modernização da prestação de serviços diversos para assim ampliar seu
inexpressivo Setor Terciário da Economia? A mera explicitação midiática dos
potenciais do território parnaibano é suficiente para alavancar sua economia?
Uma dinâmica e eficaz mobilidade de transporte
aéreo, em Parnaíba-PI, somente se concretizará mediante consolidação de ousado
projeto desenvolvimentista, capaz de atrair fluxos financeiros nacionais e
internacionais, executivos, empresas, turistas etc.
Antônio
Pereira de Araújo - Professor
oi por favor eu queria que você mandasse um alô para o didi la do brother ville e para a mana e amanda tambem de la.
ResponderExcluirobrigado
É bem verdade, que Parnaíba não é um polo turístico , (tendo apenas o Delta como referencial) que necessite de vôos diários, mas que pelo menos pudesse ter 2 vôos semanais. Assim, já melhoraria muito a condição de quem se desloca de outros estados, e vai à Parnaíba. Isso é politicagem ou a rota é prejuizo para as empresas aéreas?
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