4 de abr. de 2011

CELEUMAS E FRENESIS DE INTERNAUTAS DO BP

É raro ver postado neste blog, de indiscutível aceitação popular, matérias e/ou
comentários providos de profunda e substancial analogia.
Por meio de análise acurada dos textos desta página de notícias, (bem elaborados
ou não, assim como o considerável número de opiniões sobre os mesmos) detalhes
podem ser minuciosamente esmiuçados, e destes, coletados dados relevantes que
resultarão na elaboração de novos artigos e/ou crônicas que comporão rico acervo
literário, preferencialmente descritivo, para posteriormente alimentar a referida fonte
de informação virtual. Ou seja, é como se extraísse de cada texto/comentário apenas
fragmentos essenciais.
Duas matérias em destaque, nos últimos dias/horas no BP, me chamaram atenção:
1- a massiva discussão sobre o jovem artista que usou termos pejorativos sobre a
cidade de Teresina; 2- o suicídio de um homem (segundo o blog “Suicídio em frente ao
Juizado Especial em Parnaíba” - Postado por Blog do Pessoa às 22h52min), que gerou
verdadeiro frisson (convertido a comentários) nos internautas amantes da exposição
de imagens fortes e sensacionalistas (a meu ver).
Como a leitura de duas matérias de temática, reação e sentimento popular
diferentes pode ser objeto de profunda analogia? Quais são seus pontos em comum?
Qual das duas matérias causa a você maior repugnância e pavor? Qual das duas
matérias lhe proporciona maior prazer? A meu ver, seria eu alguém capaz de dar lição
de moral em outrem que me desmoralizou; que feriu a imagem de minha cidade se,
posteriormente, me vanglorio da morte alheia de um homem a borrifar sangue dentro
de seu veículo e tendo a imagem escancarada em milhares de telas de computador
mundo afora? O que é mais vergonhoso? Ver o Estado do Piauí, ser motivo de piada
(que não concordo) para o mundo inteiro, ou ver que o mesmo a cada dia se afunda
no submundo de violência e morte banais, outrora vistos apenas nos grandes centros
urbanos deste País?
Você, cidadão piauiense ou não, que se sentiu dolorido e ofendido por ter visto
gente de outra cultura zombar de sua terra, acha que sua dor é maior que a dor dos
familiares que vêem seu ente querido a jorrar sangue, exposto numa página da web,
como objeto, a proporcionar recordes de acesso, para a alegria de muitos? Seria eu,
pessoa ética pra criticar - não só o artista que protagonizou o referido episódio em
Teresina - mas, a todos aqueles que aqui defendem nobres causas, se não sou capaz de
repugnar à minha própria selvageria pessoal e podridão mental?
Creio que a resposta aos críticos desprovidos de maturidade e responsabilidade
deva ser no mais alto nível, fazendo com que os mesmos se calem diante de sua
própria vergonha. Muitos são capazes de gerar críticas; e incapazes de aceitá-las.

Antônio Pereira de Araújo – Professor de Estudos Sociais

"Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo".

Oscar wilde

Edição Blog do Pessoa

8 comentários:

  1. Professor isso é um problema com várias causas. levanto pelo menos três pontos:

    1. população que parece apresentar ampla sintonia com aquilo que é trágico e que traz sofrimento;

    2. a mídia que aproveitando esse lado do público vê uma situação para ganhar mais

    3. os reporteres que de forma não ética ultrapassam o limite da conveniência e buscam o chamado furo sem preocupar-se com fatores externos a ele

    ResponderExcluir
  2. Parece que o BP do pessoa "entrou em parafuso". Esta matéria (CELEUMAS E FRENESIS DE INTERNAUTAS DO BP) já havia sido postada pelo ilustre dirigente do blog. Hoje, me surpreendi ao abrir a página e vê-la novamente aqui.

    ResponderExcluir
  3. PUTA CARA CHATO ESTE DITO PROFESSOR E O VIRA-LATA ALEMÃO, QUANDO EU VEJO ALGUM COMENTÁRIO OU MATÉRIA DOS DOIS, PASSO LOGO E VOU ADIANTE, POIS EXISTEM COMENTÁRIOS DESPRETENSIOCOS E ENGRAÇADOS QUE VALEM A PENA LER E NÃO ESTES PSEUDO-INTELECTUAIS DE M....

    ResponderExcluir
  4. Internautas como este anônimo de 4 de abril de 2011 13:13 são o atraso de qualquer blog. Eu adoro quando leio comentários de gente desse tipo, que arrota ignorância. Saiba ao menos escrever, ignaro!

    O que significa o termo que o ilustre comentarista escreveu? "DESPRETENSIOCOS"

    Conheço na língua portuguesa, a palavra: despretensioso.

    ResponderExcluir
  5. Ilustríssimo ANÔNIMO de 4 de abril de 2011 13:13

    Acredito que o senhor seja um cidadão; que entenda o significado do termo CIVILIDADE. Uso este espaço porque vivo num país livre e democrático e não me importo com as imbecilidades escritas por aqueles entes desprovidos de educação. É uma pena que ainda temos que lidar com gente ignóbio como o senhor, que talvez desconheça a própria geografia de seu bairro. Use teus dedos no teclado pra escrever coisa PROVEITOSA, pois continuarei a escrever aqui, seja do teu agrado ou não. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Eu me alegro ao lidar com gente de mentalidade pequena, como este ANÔNIMO de 4 de abril de 2011 13:13. Como dizia meu avô. "Sujeito burro desta natureza, só falta comer capim". Quem fala asneira, houve o que não quer. Dispenso teus comentários insignificantes.

    ResponderExcluir
  7. "Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos" (Maquiavel).

    ResponderExcluir
  8. ih, professor, escreve até bem ,mas vai responder desse jeito esses "mula sem kbeça" aí vai ficando raso.Nem se dÊ ao trabalho.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...