Conserte você mesmo
Segundo a teoria do
manifesto "Self Repair", não leve o aparelho para a oficina, conserte
você mesmo seu eletrodoméstico de estimação. Ao consertar algo, você se
torna mais dono da coisa, cria uma conexão entre o objeto e a pessoa
(rola um sentimento entende?!) e ainda economiza alguns reais. No
endereço www.ifixit.com,
o curioso encontrará tudo sobre o "conserte você mesmo", manuais de
inúmeros aparelhos, ferramentas e concursos. O ifixit defende ainda o
direito de poder consertar em casa um troço qualquer sem a perda da
garantia e a obrigatoriedade de todos os aparelhos virem de fábrica com
um manual de conserto. A idéia deverá passar longe da Rua Duque de
Caxias, o grande asilo das TVs alquebradas da região.
Por Augusto Menezes/PCN
Edição Blog do Pessoa
Achei muito interessante este texto. Possuo um som tipo micro-system da gloriosa marca gradiente. O modelo é um AL7 com controle remoto. Comprei o equipamento (produção limitada na época do seu lançamento), no ano de 1995. A grande revolução da época: duplo deck e saída de aúdio e vídeo, que também incorporava analisador de espectro totalmente digital com equalizador gráfico.Nada de ficar mudando de faixa manualmente. No manual do aparelho consta que em períodos mais frios as lentes do feixe de luz do leitor de CD podem sofrer um processo de condensação, ou seja, desaquecimento. Nunca levei meu estimado aparelho a uma assistência técnica. Sempre que o leitor de cd trava, eu mesmo abro e faço a limpeza das referidas lentes. É um aparelho formidável, de design moderno. Ah, lembrando! Possuo outra raridade. Um rádio herdado da minha avó. A marca: ZILOMAG. O modelo possui 4 faixas,revestido em madeira. Na parte frontal revestido de tecido que cobre os autofalantes.
ResponderExcluirEste professor antonio é um exemplo para todos nós!
ResponderExcluiro que tem de tecnico em eletronica condenador de peças na cidade num tá no gibi!nunca passaria no teste do fantastico! eu jogo logo é no lixo e compro outro,concertá coisa velha alem de dor de cabeça ainda cai nas mão dos picaretas,
ResponderExcluirNão sabemos porque os produtos de hoje não são mais como os de antes, em termo de durabilidade. Parece que o tempo de vida de muitos aparelhos está limitado ao da garantia, e é raro o que não dá problema antes de terminar a garantia. Às vezes tenho a impressão de que são autoprogramados para se destruir logo que acaba a garantia, alguns com apenas 3 meses. rsrs. Comprei um ventilador de coluna da marca Houston, branco, que na haste fica o liga e desliga e controle de velocidade de rotação também. Acontece que há um encaixe nesse mesmo local, por sinal muito mal projetado, pois as "presilhas" (vou chamar assim) de plástico são muito frágeis, considerando o peso do ventilador sobre elas e ainda as vibrações quando está funcionando. Com muito pouco tempo essas pecinhas se quebraram, não aguentaram, causando a destruição do emcaixe, separando as duas partes da haste e consequentemente deixando o produto sem mais utilidade. Isso que é golpe de fábrica!
ResponderExcluir