18 de mar. de 2011

LEITOR: A fé e o terremoto seguido do tsunami no Japão


Sr.Carlson, se for possível postar, agradeço!

Assisti, com assombro, às imagens do terremoto e do tsunami no Japão. A força do abalo sísmico e o poder das ondas gigantes engolindo tudo de modo avassalador impressionam.
Admira-me, também, a capacidade que os japoneses têm de lidar com eventos desse tipo, o preparo que o país tem para diminuir os efeitos dessas catástrofes. Fosse num país pobre, centenas de milhares teriam morrido. Mesmo assim é triste ver que muitos morreram e alguns milhões estão numa situação precária.

Não tenho dúvida que eles conseguirão se reerguer. Um país que já passou por várias tragédias naturais, crises financeiras severas e por duas bombas atômicas, vai se recuperar. Triste mesmo para as famílias que perderam a quem amavam. Para estas, ainda que o país como um todo, se recupere, o lamento pela perda e a dor por quem se foi vai continuar.

Admitir que Deus esteja determinando tudo o que acontece e que nada foge ao seu controle, é jogar na conta de Deus todo o mal do mundo. Se assim fosse, o estupro de uma criancinha seria querido e determinado por Deus, para sua glória. A morte de um filho ainda moço seria algo que redundaria em um bem maior, mesmo que seu pai já fosse um homem piedoso. A fome em países africanos, ou na periferia de nossa cidade, seria algo da vontade de Deus. E não é. Pelo menos não é da vontade do Deus Pai de Jesus Cristo, pleno de amor, que nos chama à compaixão e à solidariedade.

Não, não creio que Deus determinou o terremoto e o tsunami no Japão, foi o movimento das placas tectônicas. Não estamos na Idade Média, sabemos como essas coisas acontecem. Vontade de Deus é que todos sejam compassivos e solidários aos que sofrem todo e qualquer tipo de dor, de longe ou de perto. O que Deus determina é que sejamos como o bom samaritano, que, ao contrário de oficiais da religião da época, que passaram ao largo, cuidou de quem estava agonizando a beira do caminho.

Se nossa teologia não servir para promover a vida e dignificar a pessoa humana, para nada serve. Ou melhor, serve sim, para agudizar a dor dos que já sofrem e alimentar o cinismo de quem pouco se importa.

Fico com o Deus de Jesus Cristo, que se coloca ao lado do que sofre, e, de tanto que ama, sofre também. E me convida a fazer o mesmo, para que minha vida seja uma expressão de seu amor, seja um milagre para os que esperam por ele e, então, sua glória seja manifesta. 

Por Márcio Rosa
Edição Blog do Pessoa

18 comentários:

  1. È isso mesmo.Falam falam discutem,discutem,mas quem está no meio de uma tragedia precisa mesmo é de ajuada.

    ResponderExcluir
  2. Gente, olha como o mar se derrama na cidade.Chocante!

    ResponderExcluir
  3. A tragédia vivida pelos japoneses é uma das mais catastróficas do planeta após a segunda guerra. Cidades inteiras praticamente devastadas e milhares de pessoas estão sem água, luz, comida e moradia. Nem por isso a população ficou em pânico e se desorganizou. As intermináveis filas de espera, para todos os serviços básicos de sobrevivência, são respeitadas. Não foi registrado nenhum ato de vandalismo incoerente com os princípios éticos de um povo orgulhoso com incomparável poder de resiliência (lidar com problemas) e o poder de ressurgir das cinzas. DISCIPLINA e AUTOCONFIANÇA é que move os milhões de japoneses na reconstrução.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu no Japão não têm nada a ver com fé e religião.Foi o movimento das placas tectônicas que causou o terremoto seguido de tsunami.

    ResponderExcluir
  5. Iamgian se fosse no Brasil uma tragedia dessas.Estarísmos preparados para socorrer.hoje fico imaginando como estão agora as vitimas do Rio e de outars tragédias daqui.Ate onde tiveram assistencia

    ResponderExcluir
  6. Fica cada dia mais claro que a preservação da natureza é também a garantia de vida para homens, plantas e animais.
    Mas no caso de uma tsunami podemos dizer q houve irrresponsabilidade da parte do homem para q isso acontcesse?
    O texto diz q foi o movimento das placas tectônicas.Onde entra aí a acçao do homem?Algo pode ser feito para evitar?
    Algo pode ser feito para prever?

    ResponderExcluir
  7. Não estamos na Idade Média, sabemos como essas coisas acontecem.
    A culpa é das placas tectônicas.

    ResponderExcluir
  8. "Se nossa teologia não servir para promover a vida e dignificar a pessoa humana, para nada serve. Ou melhor, serve sim, para agudizar a dor dos que já sofrem e alimentar o cinismo de quem pouco se importa."

    DISSE TUDO!

    ResponderExcluir
  9. Sou cristão e creio em Deus mas concordo com o anonimo de 18 de março as 20:04.Concordo tbem com o autor do texto quando diz q o q Deus quer é q sejamos solidários.

    ResponderExcluir
  10. Os japoneses possuem um forte espirito de superação,tbém tudo o q eles já passaram,tanta tragedia naquele país.

    ResponderExcluir
  11. Confesso q não entendi algumas colocações do autor desse texto.Ele acredita em Deus mas ao mesmo tempo não acredita q Deus controla tudo.Bom não sei se é bem isso, mas é q não entendi.
    de qualquer forma o principal a se entender esta na idéia de que devemo d nos colocar ao lado dos q sofrem.

    ResponderExcluir
  12. Sou fã dos japoneses,quando criança não perdia um episódio do jaspion e do jiraya,muito melhor do as porcarias que hoje passam na televisão. Espero que o povo japonês se recupere o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  13. Parece q catástrofes desse tipo tem se multiplicado nesses ultimos tempos, até o Sol tá acordando pra dizer q o fim vem!Seria em 2012(conforme o calendario maia)?
    Creio q nãoe creio q muitas gerações ainda hão de se levantar, mas quem pode calcular tempos escatológicos?Só podemos ler os sinais e prever q algo há de acontecer, o mais pertence a quem conhece todos os segredos e coisas ocultas, o Dono do Universo de juízos insondáveis.

    ResponderExcluir
  14. "Creio em Deus, mas duvido das coisas que creio a respeito dele."
    Vi alguem citar isso,é quase um paradoxo mas achei interessante.
    Pq tbem ficava me perguntando pq acontece tudo isso no mundo,´pq Deus não impede,precisei rever meus conceitos.Na verdade o problema estava ne meu modo de ver Deus,a gente acha q pode entendê-lo e isso só gera confusão na mente.

    ResponderExcluir
  15. “Insensatos! Sabeis discernir os tempos, os ventos, as nuvens, e os outros sinais naturais, e, não sabeis discernir os sinais desta geração?” — é o que indaga Jesus.

    ResponderExcluir
  16. Ricardo Gondim:Quando penso no fim não me deixo esmagar pela ideia de fim, para mim todo o fim aponta para um recomeço.

    ResponderExcluir
  17. Nada é misterioso para quem não crê, mas sim procura descobrir as causas por condição própria ou pelas imensas descobertas oferecidas pela ciência. As leis da natureza funcionam da mesma maneira em qualquer local do universo e em qualquer tempo. Deve-se destacar que uma Lei da Natureza é uma descrição da realidade, é a descrição de como a natureza se comporta.
    Se as Leis da Natureza funcionam da mesma maneira em qualquer local do universo e em qualquer tempo então o Universo é previsível quando se conhecem todas suas leis. Em princípio tudo se desenrola pela lei da causalidade (causa e efeito).

    ResponderExcluir
  18. FÈ&ATITUDES CONCRETAS

    Gostaria de acreditar em certas coisas que u m dia acreditei, mas isto não é mais possível. Alguém já disse em algum lugar que a fé é semelhante a uma escada cujo degrau de baixo desaparece quando tocamos o de cima.
    .
    Foi exatamente isto que aconteceu comigo: coloquei os pés no degrau de cima e o de baixo desapareceu. Agora nada mais resta de hoje para trás, nem mesmo as experiências que um dia julguei espirituais.
    .
    Não encontrei espiritualidade na igreja e nem no cristianismo, e jamais poderia tê-la encontrado. Li a Bíblia diversas vezes (de Gênesis à Apocalipse) e não consigo encontrar uma relação de compatibilidade entre o que ela diz e aquilo que a igreja ensina e pratica.
    ...
    A igreja citada no livro dos Atos dos Apóstolos “caiu na graça” do povo porque vivia de forma comunitária e manifestava o amor em atitudes concretas ao invés de ensinar conceitos vazios criados para justificar o injustificável. O Cristo só está vivo quando se materializa nos seus discípulos! Andre Pessoa

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...