21 de mar. de 2011

Bairro Reis Veloso, o nobre pobre

Bom dia Senhor Carlson.

Ao prosseguir do artigo "Prazeres Malevolentes", publicado por Blog do Pessoa na data de 19/03/2011 às 10:56, sirvo este para que seus leitores possam verificar os fatos expostos a base do Código de Postura, tirar a própria conclusão e formar o juízo.

Chama-se de "Bairro Nobre" as áreas habitadas majoritariamente pelas classes A e B, ou seja, classes alta e média-alta respectivamente. De fato, são os bairros considerados organizados, aconchegantes e limpos. Enfim, os bons exemplos estéticos da cidade.  

Este artigo tem como objetivo apresentar evidências comprovativas para fins de analisar se os citados parâmetros coincidem ou não com o considerado "Bairro Nobre" de Parnaíba. Informamos ter obtidos as seguintes fotos três semanas APÓS a limpeza geral executada pela empresa da limpeza pública.

Ao ver as imagens, o cidadão sensato já analisou que NÃO há uma evidente diferença no âmbito da ordem e limpeza entre os bairros de Parnaíba, ou seja, entre as classes enfim. Na hipótese, a escolaridade e formação universitária NÃO é a garantia que as pessoas obedecem às leis constituídas e que cultivam os bons costumes civis.

Segundo o epistemólogo suíço, Sir Jean William Fritz Piaget, na fase de anomia, natural na criança pequena ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No INDIVÍDUO ADULTO, caracteriza-se por aquele que NÃO RESPEITA as LEIS, PESSOAS e NORMAS. Para o sociólogo estadunidense, Robert King Merton, anomia significa uma INCAPACIDADE DE ATINGIR OS FINS CULTURAIS.

A brasileira Sandra Brasil concluiu que “a pessoa que joga lixo na rua, na calçada, ou na praia se revela portadora de uma DISFUNÇÃO MENTAL E SOCIAL que a inabilita para o sucesso no atual estágio da civilização”. O pesquisador canadense Robert Hare, um dos maiores especialistas do mundo em sociopatia, os caracteriza PSICOPATAS, ou seja, portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética. Em sua falta de consciência e de sentimento pelos outros, eles fazem aquilo que querem, VIOLANDO AS NORMAS SOCIAIS SEM O MENOR SENSO DE CULPA ou arrependimento.

Enfim, necessitam então de mais reflexões para MUDAR DE ATITUDE???

Abraço forte, extensivo aos seus familiares e leitores.

Por Josef Anton Daubmeier







Edição Blog do Pessoa

20 comentários:

  1. ricos? ricos em porcaria so se for. sociedade imunda essa nossa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk começando dos ricos de parnaiba! por ai vcs tiram! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Às vezes pobreza não é sinônimo de sujeira...

    ResponderExcluir
  3. Josef, sugiro a formação de um grupo desvinculado, sem fins partidários apenas voltado para o atendimento das reivindicações e prioridades da sociedade , um grupo cujo objetivo seja instituir uma sociedade civil organizada. Esse é um caminho que vale mais a pena e trás mais respostas do que as críticas rotineiras.
    Vamos organizar um grupo de ação independente formado por cidadão de diversas classes sociais e profissionais, priorizando objetivos e ao mesmo tempo exercendo, pelos moldes da lei, a luta em favor do desenvolvimento de Parnaíba
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ricos e sem inteligência, porque colocando lixo assim, só atrairá animais, insetos, bichos para dentro de casa kkkk

    ResponderExcluir
  5. Não seria mais sensato os orgãos responsáveis fazerem "CAMPANHAS EDUCATIVAS",principalmente nos locais mais sujos do bairro,divulgando os valores "EXTRAS", ou seja, valores gastos na limpeza das áreas ou outro tipo de serviços executados, que não foram previsto no orçamento do ORGÂO, destinado para as atividades fins, realçando mais,as consequências com o acúmulo do lixo para a saúde dos própios moradores, etc.Após, esta tentaiva, acredito que o orgão responsável poderia utilizar a sua equipe de fiscalização para autuar os infratores dentro da lei/código de postura.Acho que generalizar, citando "TODOS" os moradores pela sua situação sócio-economica com exemplos que não caracterizam a cultura local não vão adiantar em nada.Onde eu moro, RUA AIRTON SENA, nem coleta de lixo existe.Gostaria de uma informação:ONDE DEVO JOGAR MEU LIXO DOMÉSTICO?
    Conclusão:"PESSOAS SEM EDUCAÇÃO EXISTEM EM TODA PARTE DO MUNDO, NEM POR ISSO, PODEMOS RESPONSABILIZÁ-LAS POR TODA A SUJEIRA DO BAIRRO REIS VELLOSO".APESAR DE NÃO CONCORDAR , E NEM PRATICAR TAIS ATOS MOSTRADOS NAS FOTOS, AINDA, ACREDITO EM UM BOM DIÁLAGO, SEM ACUSAÇÕES EVASIVAS, ENVOLVENDO OS SETORES/ORGÃOS COM PODER DE DECISÃO PARA SOLUÇÃO PACÍFICA DO PROBLEMA.UMA PERGUNTA: EXISTE UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO REIS VELOSO?
    Agradeço o BLOG DO PESSOA pela oportunidade de explanar a minha humilde opinião.
    Um abraço,
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  6. Sou representante de empresa e viajo muito pelo Brasil e vejo este problema causado pela própria administração publica por ausência do planejamento urbano, fiscalização e punição. Há cidades ordenadas em que a Prefeitura não admite a construção de casas "no mato", fora da infra-estrutura.
    Aqueles ignorantes que constroem suas casas afastadas devem levar seu lixo onde há coleta em vez de jogar em qualquer lugar e sujar o ambiente.

    ResponderExcluir
  7. Antes trabalhei como empregada doméstica neste bairro e concordo com o Josef que jogar lixo no ambiente não depende da escolaridade e classe das pessoas, mas sim da educação familiar. Muitas vezes a dona de casa mandou jogar o lixo no terreno ao lado. Observei que estudiosos compartam-se pior que analfabetos.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Senhor Jota. Agradeço pela participação e o conselho construtivo. Ao mesmo tempo informo que desde a data de 07/04/2006 estou repudiado da casa legislativa e do povo parnaibano, segundo moção n°. 003/2006, assinado por nove vereadores. Em conseqüência disso, as minhas ações de cidadania estão restritas a desvelar irregularidades, põe-nos no holofote e exigir apurá-los consonante das formalidades legais. Abraço

    ResponderExcluir
  9. ESSE POVO SÓ SABE É RECLAMAR DUVIDO QUE ALGUEM AI FAZ A SUA PARTE CREDO HEIN!!! VAMOS PARAR DE FALAR MAIS E FAZ ALGUMA COISA POR QUE SO FALANO , FALANO NÃO RESOLVER QUASE NADA O NEGOCIO É PARA DE LOGA LIXO NOS LUGARES PRIVADO!!!!

    ResponderExcluir
  10. ...NÃO IMPORTA A CLASSE SOCIAL DOS MORADORES QUE RESIDEM NO BAIRRO REIS VELOSO...O QUE IMPORTA É QUE OS ORGÃOS PÚBLICOS RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA DO BAIRRO, EXECUTE AS AÇÕES E PUNIÇÕES PARA OS INFRATORES DA LEI/CÓDIGO DE POSTURA.COMENTÁRIOS SUBJETIVOS E DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS, SERVEM SOMENTE PARA DENEGRIR A IMAGEM DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS JOTA...ACREDITO QUE UNINDO AS PESSOAS COM O INTUÍTO DE RESOLVER O PROBLEMA,SEM ENTRAR NO MÉRITO:RICO X POBRE, E COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE É MUITO MELHOR PARA TODOS E PARA A CIDADE DE PARNAÍBA.

    ResponderExcluir
  12. As fotos não enganam, pois refletem o mau caráter e costume de muitos parnaibanos. Os pobres jogam o lixo mesmo na rua e os ricos mandam jogá-lo

    ResponderExcluir
  13. Candido define a sociedade brasileira do século XIX, descrita no romance, como o resultado de uma “vasta acomodação geral que dissolve os extremos, tira o significado da lei e da ordem”, cria uma “terra-de-ninguém moral, onde a transgressão é apenas um matiz na gama que vem da norma e vai ao crime”, ou seja uma “organização bruxuleante fissurada pela anomia”. (Candido, 1970: 82) Portanto, a “dialética da malandragem” expressa “a anomia social que acompanha a escravatura”, da qual “não há por que se orgulhar”. (Schwarz, 1979: 137)
    Uma sociedade onde a ordem é extremamente difícil de ser imposta e mantida e "cercada de todos os lados por uma desordem vivaz". Fundada a sociedade brasileira no princípio da fraqueza moral, da preguiça e aversão ao trabalho, do personalismo e de uma esfera pública inacabada e ainda dominada pelo privado, portanto uma sociedade tipicamente patrimonial estamos longe de um verdadeiro processo civilizador.
    Em resumo: PARNAÍBA SE ENQUADRA INTEIRO NESTE CONTEXTO!

    ResponderExcluir
  14. É muito bla-bla-bla, nossa. Atitude, povo, atitude...

    ResponderExcluir
  15. Duvido que os Anônimos heróis da boca criem mesmo o que exigem dos outros.

    ResponderExcluir
  16. Uma coisa não podemos negar,as pessoas em geral sejam elas "ricas ou pobres",não estão em ai no que dizer a respeito de educação ambiental!
    Existem cidades no Brasil,onde os próprios moradores são responsáveis pela limpeza de sua rua,é aqui mesmo no Brasil!!
    Então falta conscientização da população a respeito disso,pode ter ate campanha,mais as pessoas só aprendem quando são punizadas do feito.
    Se vocês querem ajudar então vamos cobrar dos nossos representantes,ta faltando força de vontade do povo,que deixam as coisas passarem e só quando elas estão quase sem solução é que correm atrás...

    ResponderExcluir
  17. Olá Carlson. Sou leitora assídua de seu blog e telespectadora do seu programa flagrante. Acompanho a luta de Josef, de você e outras pessoas por uma cidade mais organizada e chegou a conclusão q o povo não quer sair dessa miséria e os representantes não fazem nada pra não perder votos. É a minha observação. Abraço

    ResponderExcluir
  18. GOSTARIA QUE OS ORGÃOS ENVOLVIDOS NESTA MATÉRIA, MANIFESTASSEM A SUA OPINIÃO.ASSIM,QUEM SABE, PODERÍAMOS DAR MAIS CRÉDITO OU ATÉ MESMO AJUDÁ-LOS, COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE, A RESOLVER O PROBLEMA DO "LIXO" NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA.

    ResponderExcluir
  19. Prezado Senhor Anônimo de 22 de março de 2011 13:05. Quesito: O Senhor teria credibilidade nas instituições governamentais que recebem permanente documentações comprováveis sobre irregularidades e continuam a omitir os fatos?
    Opino que somente pessoas ingênuas, que admitem ser enganadas, continuam acreditar em milagres.

    ResponderExcluir
  20. É deprimente ver a nossa cidade na imundice e q ninguem toma providência é o pior.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...