Boa tarde Senhor Carlson.
Referente ao artigo "PARNAÍBA DECADENTE, A QUEM INTERESSA?", publicado por Blog do Pessoa na data de 08/02/2011 às 15:50, sirvo este para que seus leitores possam verificar os fatos narrados, tirar a própria conclusão e formar o juízo.
Fazer comparações e analogias serve a nos despertar para novas possibilidades, na medida em que desenvolvemos a capacidade de perceber semelhanças e/ou diferenças entre pessoas e cidades, por exemplo, e de estabelecer relações entre eles. Escolhemos a Parnaíba para residir em 1997, visto que era mais bem desenvolvida que as cidades seletas para comparar, como Sobral-CE.
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência velha que "as aparências podem enganar" e a nova que "aqui as leis são descumpridas." Não imaginamos que no século 21 deve ser aplicado o exame de Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu (1689-1755): "Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda parte."
É evidente que em Parnaíba muitos prédios particulares da época colonial receberam nos últimos anos uma reforma que tornou melhor a estética urbana. O setor turístico, hotelaria e culinária modernizou rumo ao nível internacional. O comércio local atende seus clientes de forma adequada nas lojas, porém na rua terrorizam toda sociedade pelos carros de publicidade que emitem ruído estridente, perturba o trabalho, estudo, sossego alheia e lesa a saúde pública. Este óbvio fato PARADOXAL e ILÍCITO deve ser abandonado imediato.
O desastre total reflete o que pertence da responsabilidade do gestor público. Qualquer cidadão local, turista ou quem visita a cidade e faz um passeio pelo centro da cidade e atravessa a Praça da Graça, corre risco de tropeçar nos buracos e se lesar. Depois de humilhar-se pelo domínio dos invasores no calçadão, abre se a vista à antiga Praça dos Amores, hoje criminosamente ocupada pelos camelôs que armaram suas tendas na antiga Praça. Mais na frente já se sente o fedor insuportável do "Cagódromo" instalada na invadida Praça Antônio do Monte.
A Prefeitura é o reflexo da cidade e vice-verso! Descuidada como as pertencentes públicas da cidade, calçadas e assentos quebrados, e no saguão se encontra sujeitos que conversam berrando, além de gatos e motos. Imaginem qual impressão leva uma autoridade de Brasília que libera verbas federais, ou empresários que querem investir na cidade?
Não verificamos o que as autoridades de Brasília e os comerciantes pensam. Mas sim, o que eles encontram e como são atendidos na Prefeitura de SOBRAL-CE. A face do prédio, o belo jardim e o estacionamento organizado, enfim a estética extrínseca convida entrar. A atmosfera decente e os projetos de urbanização expostos pelas maquetas no saguão, assim que as praças públicas arborizadas, gramadas e muito bem preservadas refletem o caráter, amor pela pátria e a competência do gestor público.
"Talis est cívitas, quales sunt príncipum mores. A cidade é como são os caracteres dos governantes." Neste caso, as aparências NÃO enganam!
Abraço forte, extensivo aos seus familiares e leitores.
Por Josef Anton Daubmeier
Edição Blog do Pessoa
ja ja aparece os conformistas dizendo pra vc mudar pra la!
ResponderExcluirPara um bom parnaibano é muito ruim vê, escutar e sofrer estes tipos de comentários sobre nossa cidade. Concordo com tudo que já foi falado até hoje sobre nossa parnaibinha, mas também não aceito que estes comentários sejam realizados por pessoas que não são filhos dela.
ResponderExcluirAcho que está mais do que na hora da população conhecer seus direitos e deveres isto, chama-se politização e um pouco mais.
Comparar com certas cidades não acho que seria um bom começo, pois, depende de vários setores, Esta cidade hoje aí comparada, ela possui um PIB bem diferente de nossa cidade, é claro, isto tem haver com a politica implantada no estado e outras inúmeras coisas.
Bem o que deixo aqui é simplesmente que o parnaibano aprenda a reclamar e saiba fazer o que realmente é de direito e dever.
Obrigado e espero que este comentário não seja mal interpretado.
Quem sabe se autoridades incompetentes derem ouvidos aos que dessa terra não são filhos, os que dela filhos são , não terão o orgulho de chama-la de mãe.
ResponderExcluirMeu querido Anônimo de 18:50. Em primeiro lugar; um bom parnaibano, que ama e cuida de sua cidade natal precisa reconhecer quando ela estar andando para o caminho errado, independente que os comentários venham de pessoas que não sejam natos. Por exemplo: com certeza o Sr: Josef é muito mais parnaibano do que o senhor. Realmente o parnaibano nato não conhece seus direitos e deveres, e se conhece não valorizam, não exigem, não reclamam, pois quando alguém faz, preferem tentar ATINGIR a quem tem uma visão mais ampla e esquecem do objetivo principal. É fácil denegrir a imagem de uma pessoa que critica o que estar errado PRINCIPALMENTE se esta não for parnaibano LEGÌTIMO. Agora deixo uma pergunta para os bons nativos: O que vocês, bons parnaibanos fizeram hoje pela sua cidade?
ResponderExcluirPrezado Senhor Anônimo de 14 de fevereiro de 2011 18:50. É correto que não sou parnaibano nato, mas sim por opção. Atraído pelas leis municipais e os juramentos dos vereadores e prefeitos, referente ao art. 66 da Lei Orgânica in verbis: “Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, PROMOVER O BEM GERAL do munícipe e exercer o cargo inspiração da democracia, da legitimidade e legalidade”.
ResponderExcluirAlém disso, a CF - Art. 5º reza que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...
Então, tenho o mesmo direito e dever como os natos em reclamar assuntos que ocorrem fora das leis e bons costumes.
Deixo bem claro que meu único soberano é a Lei! Jamais me adaptará aos maus costumes e a adoção da estratégia hipócrita de bajular as pessoas para ser querido. JAMAIS! Abraço e boa noite.
concordo com a Maria do Carmo. parabéns.
ResponderExcluirOi anônimo de 18:50. Não temos nada a reclamar do Josef. Mas sim olhar no espelho e dizer "minha culpa", porque somos nós que votamos representantes que não cumprem seus deveres, nem amam a pátria e que só pensam em si mesmo. Seja justo e realista. O que você mesmo já fez pra cidade pra se comparar com o Josef???
ResponderExcluirO anônimo de 18:50 disse que "não aceito que estes comentários sejam realizados por pessoas que não são filhos dela." Que ignorância essa??? Quem é ele? Só pode ser um analfabeto político que se vende por dez. Por isso temos esta miséria. Parabéns Josef, continua envergonhar estas gentes medíocres.
ResponderExcluirO problema não só de Parnaíba, mas do estado do Piauí, são nossos políticos, senão veja bem: Sobral elegeu o governador do estado, 01 deputado Federal, 05 deputados estaduais, além de emplacar o ministro de portos e aeroportos, os políticos de lá se unem depois da eleição pra trabalhar em prol do estado e da cidade, aqui nós elegemos quem, qual o peso político de quem nós elegemos, qual a representatividade? tudo isso tem que ser analisado, discutido, porque enquanto tivermos esses políticos corporativistas que temos, com certeza, não vamos a lugar nenhum.
ResponderExcluirO mal de Parnaíba é que tem muito é parnaibano fuleiro que não faz o serviço nem desocupa a moita, enchendo o saco e querendo barrar quem queira fazer. É por isso que muitos se danam e vão embora fazer a vida e muitas vezes enriquecem longe sem falar que os lá de fora sabem dar valor a ele mais dos que os daqui, que são um bando de bostas. Depois tem gente para achar ruim quando os que estão lá fora falam mal do próprio local onde nasceu e cresceu!!!É uma desgraça!!
ResponderExcluirTudo bem pessoal, mas será se Parnaíba é só essas imagens, será que nada foi feitos esses anos, sobral é só coisa boa para que nós possamos está comparando nossa cidade. Claro que temos que observar o que está ruim, mas também temos que reconhecer o que foi feito, e não fazendo comparações com outras cidades e logo cidades que não tenham respaldo para serem comparadas, é só ir olhar a cidade para vê que os problemas de lá não são diferentes do daqui.
ResponderExcluirSERÁ QUE É PRECISO UMA PESSOA VIR DA "BAIXA DA ÉGUA" PARA NOTAR O LAMAÇAL QUE ESTAMOS VIVENDO? FEITO PORCOS IMERSOS NA LAMA E NA FEDENTINA?...PRECISAMOS NOS TOCAR QUE ISSO É SUBDESENVOLVIMENTO HUMANO, NÃO EXISTE MAIS NUMA SOCIEDADE MINIMAMENTE ORGANIZADA, COMO O CASO DE SOBRAL. PARABÉNS JOSEF, EU NO SEU LUGAR JÁ TINHA DESISTIDO DE LUTAR A MUITO TEMPO COM A IGNORÂNCIA DESSE POVO.
ResponderExcluir"QUANDO A LENDA FICA MAIS INTERESSANTE QUE A REALIDADE,PUBLIQUE-SE A LENDA"(John Ford;O homem que matou o facínora-1962).Parabens Josef,continue na luta por uma Parnaíba melhor e mais digna.
ResponderExcluirSenhor Josef Anton Daubmeier, admiro e acompanho há tempos seu trabalho, que considero um alerta e carinho à nossa cidade, porém O SENHOR não pode ser tão RADICAL em comapArações de uma cidade de 3º mundo com uma cidade de 1º mundo onde os comportamentos são outros e mesmo assim tem suas falhas... e o senhor sabe bem que a culpa dessa cultura pobre em países da America do Sul, Africa, alguns da Asia é pura culpa da colonização errônea por vocês praticada, que na época enviaram as piores espécies para nossas terras. Senhor isso é HERANÇA deixadas pelos seus antepassados em nossas terras Tupiniquins. O que temos de ruim em nosso país é culpa de vocês e as coisas boas SÃO NOSSAS CONQUISTAS.
ResponderExcluirJosef, a maior parte do povo e políticos parnaíbanos tem olhos, mas não vêem; ouvidos, mas não ouvem! Pra eles vale, quanto pior melhor.
ResponderExcluirAnos atrás vim pra Parnaíba instalar uma empresa. Graças a minha mulher não fiz, ela disse pra mim: "tu vai arriscar investir nesta cidade desorganizada, suja e barulhenta?" Comigo não, disse! Pois então fomos a Sobral e estamos coroado de êxito e feliz.
Prezado Senhor Regis. Agradeço pela participação em cujo conteúdo verifico que há equívocos e o péssimo hábito de jogar a culpa nos terceiros, neste caso aos antepassados. Igual um ex-presidente que repetiu inúmeras vezes "nunca neste país...", uma expressão megalômano para cobrir o complexo de inferioridade.
ResponderExcluirSe o Senhor leria o artigo com atenção perceberia que foram comparadas duas cidades vizinhas - Parnaíba e Sobral - que se desenvolveram inverso. Enquanto a Parnaíba estagnou, ou retrocedeu na decadência, como o Senhor Oliveira Jr/THE constatou em seu artigo de 08/02/2011 às 15:50, SOBRAL avançou e superou Parnaíba em todas as esferas.
Enfim, sua afirmação que "O que temos de ruim em nosso país é culpa de vocês e as coisas boas SÃO NOSSAS CONQUISTAS", interpreto "o que temos de ruim em nosso cidade Parnaíba é culpa de vocês e as coisas boas SÃO AS CONQUISTAS DOS SOBRALENSES"
Abraço forte e boa tarde.
Caro Regis. Não entendo sua forma de raciocinar. No início elogia o Josef e no final joga a culpa indiretamente a ele pelas mazelas daqui. O que tem o alemão a ver com os colonizadores portugueses e espanhóis? Os alemães migraram ao sul do país e transformaram os estados em lideres econômicos,turísticos e culturais que serve como modelo para o Brasil. Aconselho ler a história de forma imparcial, interpretar e concluir correto.
ResponderExcluirse eu fosse todos vcs juntos com o josep viria morar em sobral como eu e danilo,PT SAUDAÇÕES SIMPLES...!
ResponderExcluirParabéns, Josef!
ResponderExcluirPelas colocações realistas q os "verdadeiros" parnaíbanos não tem olhos para ver. Continue nesse caminho, com a sua maneira de ser não dê ouvidos aos que o criticam e só assim mudará a cara da Parnaíba. "só o povo é responssável pelas mudanças"- Oriente Médio.
Um abraço,
Lourival Sales
Prezado Senhor Regis. Agradeço pela participação em cujo conteúdo verifico que há equívocos e o péssimo hábito de jogar a culpa nos terceiros, neste caso aos antepassados. Igual um ex-presidente que repetiu inúmeras vezes "nunca neste país...", uma expressão megalômano para cobrir o complexo de inferioridade.
ResponderExcluirSe o Senhor leria o artigo com atenção perceberia que foram comparadas duas cidades vizinhas - Parnaíba e Sobral - que se desenvolveram inverso. Enquanto a Parnaíba estagnou, ou retrocedeu na decadência - como o Senhor Oliveira Jr/THE constatou em seu artigo de 08/02/2011 às 15:50 - SOBRAL avançou e superou Parnaíba em todas as esferas.
Enfim, sua afirmação que "O que temos de ruim em nosso país é culpa de vocês e as coisas boas SÃO NOSSAS CONQUISTAS", interpreto "o que temos de ruim em nosso cidade Parnaíba é culpa de vocês e as coisas boas SÃO AS CONQUISTAS DOS FORASTEIROS"
Abraço forte e boa tarde.
Menos Josef, Menos!
ResponderExcluirConcordo com Josef em quase todo o texto, com excessão do segundo parágrafo, onde relata "Escolhemos a Parnaíba para residir em 1997, visto que era mais bem desenvolvida que as cidades seletas para comparar, como Sobral-CE." Nenhum estrangeiro em sã consciência que já tenha feito o seu "pé de meia" vai trocar Parnaíba por Sobral, como foi o seu caso. Parnaíba é única, clima agradável, sol o ano inteiro, aliviado por um vento que só sopra por aqui, não é um vento cansativo de orla marítima, apenas um vento na medida certa. O que me deixa indignado com o Josef é essa sua insistência em não reconhecer o que Parnaíba tem de Bom, tipo colocar como fator principal de sua estadia o desenvolvimento de Sobral. Josef, acredito, até esteve em Sobral antes de vir para cá, mas certamente não aguentou o calor. Conte a verdade Josef... deixo para você completar.
Parnaiba Atento
Sr Josef,a tempos venho acompanhando sua luta por uma Parnaiba melhor.Vc é o cara.Melhor do que muitos Parnaibanos que não fazem nada e ainda criticam os que querem fazer.Continui na luta.Pior são os que criticam e não querem lutar.Abraços.
ResponderExcluirOpa, opa Regis, o tiro saiu pela culatra. Leia a história da Parnaíba para ser informado que a maioria dos empresários nativos saiu do mapa pela falência, e os "forasteiros" conquistaram a economia local e salvaram a pátria.
ResponderExcluirO hostilizado Josef mostra seu amor verdadeiro à Parnaíba pelo seu trabalho exemplar, visto na Avenida São Sebastião, serviço singular e sem par na trecentésima história de Parnaíba. Raciocine melhor meu caro.
Consegui exatamente o que eu estava querendo, fazendo muita gente pensar sobre seus direitos e deveres, é por aí sim o começo, espero que estes comentários saudáveis sirvam de inspiração para uma parnaíba melhor e quanto a politização do povo e deste que aqui vos escreve já está formada a muito tempo e que contribui sempre para uma parnaíba melhor. Obrigado!!!
ResponderExcluirJá me cansei de ouvir tantas justificativas para o nosso atraso moral, político e social. Todas as justificativas tendem a jogar a culpa nos outros e nos absolver. O nosso atraso não tem justificativo, porque ninguém nos impõe nada, continuamos desrespeitar as leis e bons costumes porque queremos.
ResponderExcluirA choradeira e a mania de botar a culpa nos outros é resultado da nossa fraqueza e da falta de responsabilidade difundida pela nossa cultura "tropicalista."
De quem é a culpa da nossa miséria e ignorância? O que mais existe é gente culpando os outros em vez de arregaçar as mangas e trabalhar. Se nós moramos numa cidade decadente reclamamos porque nas outras elegeram melhores pessoas para administrar. Dessa forma não chegamos a lugar nenhum, até porque ninguém deve esperar benevolência de cidades avançadas. Pelo contrário, as mais bem desenvolvidas atraem boa gente nossa, empresários e turistas.
ResponderExcluirSENHOR JOSEF, NÃO ME REFERI SOMENTE A ESTE ARTIGO E SIM A OUTROS QUE O SENHOR COLOCOU A EXPOSIÇÃO E QUANDO FALO DE ANTEPASSADOS NÃO TÔ COLOCANDO CULPA EM OUTROS, APENAS ESTOU DIZENDO UMA REALIDADE, SEI QUE NÃO É DESCULPA PRA ATOS QUE DENOTEM FALTA DE EDUCAÇÃO. E QUANDO DIZ QUE ELOGIO E CRITICO, É PQ É ASSIM A VIDA, TEMOS QUE TER OPINIÕES E JAMAIS PODEMOS ACEITAR TODOS OS COMENTÁRIOS QUE CHEGAM EM NOSSOS OUVIDOS. SOU HOMEM PARA PARABENIZA-LO E TAMBÉM PARA CRITICÁ-LO E MAIS PQ NÃO PROPOSMOS UM FORO DE DISCUSSÃO ABERTO PATA TODA COMUNIDADE, AI OS QUE POUCO ENTENDEM VÃO COMPEENDER QUE NÃO BASTA CRITICAR APENAS QUANDO NÃO SE TEM UM CONTRA-CHEQUE, QUE NÃO É O SEU CASO NEM O MEU, PORÉM MUITOS SÓ CRITICAM QUANDO NÃO FAZEM PARTE DO CORDÃO.
ResponderExcluirPrezado Senhor Parnaiba Atento. Concordo com o Senhor que as vantagens do clima, das praias e belezas naturais são evidentes, porém não faz parte da citada comparação. Concebi o presente artigo somente para mostrar conciso a diferencia no desenvolvimento moral, econômico, cultural e principalmente na estética urbana das duas cidades no período dos últimos 15 anos.
ResponderExcluirO leitor atento analisa que há elogios ao setor privado, críticas aos que praticam crimes ambientais como a poluição sonora, e especialmente a administração pública que comete perpétuo crime de irresponsabilidade. Ou seja, é absolutamente inadmissível que com o dinheiro do contribuinte o gestor público constrói logradouros e praças a disposição de todo sociedade, não os preserva, abandona e os entregue aos invasores, supostamente em troca de votos!
Enfim, quem admite esta situação contrária ao bom senso, coopera com os criminosos.
Abraço e boa tarde.
Nós parnaibanos somos cúmplices da nossa própria miséria. A coisa mais presunçosa do mundo, disse Shakespeare, é que, quando sofremos pelos nossos próprios excessos, colocamos a culpa no sol, na lua e nas estrelas, como se fôssemos vilões por necessidade, tolos por ordem celeste, velhacos, ladrões, traidores, bêbados, mentirosos e adúlteros por obediência à influência dos planetas.
ResponderExcluirEm vez de evoluir, é muito mais cômodo ao homem ficar inerte e jogar a culpa em qualquer coisa que justifique a sua inércia. As forças produtivas já se desenvolveram ao ponto de fazer com que a miséria e a ignorância sejam peças de museu. Chega de defender o atraso. O nosso atraso não tem mais justificativo.
Prezado Senhor Parnaiba Atento. Concordo com o Senhor que as vantagens do clima, das praias e belezas naturais são evidentes, porém não faz parte da citada comparação. Concebi o presente artigo somente para mostrar conciso a diferencia no desenvolvimento moral, econômico, cultural e principalmente na estética urbana das duas cidades no período dos últimos 15 anos.
ResponderExcluirO leitor atento analisa que há elogios ao setor privado, críticas aos que praticam crimes ambientais, como a poluição sonora, e especialmente a administração pública que comete perpétuo crime de irresponsabilidade. Ou seja, é absolutamente inadmissível que com o dinheiro do contribuinte o gestor público constrói logradouros e praças a disposição de todo sociedade, não as preserva, abandona e as entregue aos invasores, supostamente em troca de votos!
Enfim, quem admite esta situação contrária ao bom senso, coopera com os delinquentes.
Abraço e boa tarde.
Concordo com Josef, se todo cidadão Parnaibano pensasse como você meu caro,acredito que muita coisa já teria mudado.Temos que nos mobilizar e exigir dos governantes que cumpram suas obrigações.Muitas promessas,estou decepcionada com essa Gestão,não estão fazendo muita coisa,muito parecidos com os outros que governaram no passado.Aos Parnaibanos vamos deixar de se importar com pequenezas e fazer valer nosso voto,exigir,afinal fomos nós que os colocamos lá.Estão preocupados só em reeleger fulano e ELEGER sicrano e as verdadeiras necessidades da nossa cidade,nem ai eles estão.
ResponderExcluirDeviam se envergonhar,pq cidades bem menores que esta são mais desenvolvidas.Fica feito p quem tem a oportunidade de mudar e não faz nada.É triste,muito triste.
desculpa pessoal mais as praças de sobral sao todas mantidas pelas indutrias locais......e seus devidos insentivos.......pq quando eram cuidadas pela prefeitura eram q nem aqui uma merda.....o problema e q aqui ninguem tem industria muito menos insentivo .......
ResponderExcluirAcúmulos de cargos, desvios de verbas, promessas ludibriosas, mentiras, jogo de interesses e outras patifarias mais. Enquanto isso, falta oportunidade de emprego pra muitos capacitados, falta dinheiro pra saúde, segurança, urbanização e moradia, educação etc, etc... Eis os incentivos! Agora, pra atestar o que digo, professores do estado em greve. Uma geração futura de eleitores mal informados, sem ensino de qualidade é sinônimo de políticos corruptos no poder e mais desordens. É mentira?
ResponderExcluirvai pra sobral então carniça
ResponderExcluirmeu DEUSSS quanta ignorância, é isso ai pessoal fora os insignificantes como esse carniça ai,vamos deixar aqui sua indignação e que os futuros candidatos a prefeito de Parnaíba se liguem e mudem de Tática,ao invés de se trancar em uma sala e ficar distribuindo senhas contadas por dia, ir ao centro da cidade,andar pela cidade,pelos bairros mais pobres e ENXERGAR o pouco caso,a falta de um representante que tenha compromisso com o povo de Parnaíba,com a cidade,que era p ser desenvolvida,um bom candidato vai ás ruas,p ver realmente de que a cidade precisa,a real necessidade,que qualquer cego ver não é.Não vamos mais votar nesses caras de pau que vivem entocados em seus gabinetes,temos que votar em quem é do povo,em quem anda pelas ruas,quem conversa,quem toca no povo.CHEGA DE ENGANAÇÃO, estamos cansados de tanta HIPOCRIZIA,a população não é mais besta,vamos acordar gente e fazer valer nosso voto.fazer valer mesmo e não vender.Ai sim vamos conseguir mudar nossa cidade.
ResponderExcluirTEMOS QUE FAZER NOS RESPEITAR.ESSES PORRAS NÃO RESPEITAM NINGUÉM,MAS NA HORA DE PEDIR VOTO E FAZER COQUTEL NA CASA DE UM E DE OUTRO SABEM FAZER.
ACORDA PARNAÍBAAAAA!!!