O IPHAN de Parnaíba atualmente esta com seu escritório no prédio da Câmara de Vereadores ao lado da Academia Parnaibana de Letras, hoje ao passarmos pela causadas da Rua Alcenor Candeira vemos uma enorme mancha de ferrugem escorrida pela água da chuva impregnada no chão. Por curiosidade parei e procurei a fonte desta mancha, minha surpresa foi enorme a contatar que aquela ferrugem toda vinha de uma relíquia jogada nos fundos da Academia Parnaibana de Letras, um cofre de características do século XVIII, não posso com certeza afirmar que se trata de um objeto de valores financeiros circunstanciais, pois além de não ser um historiador não pude observar de perto o objeto, mas sei como qualquer outro parnaibano, que este cofre pertence à história parnaibana que mais uma vez é jogada na sarjeta.
Meu principal questionamento se encontra no por que dos filhos valorosos de Parnaíba discutirem e brigarem tanto pela preservação dos bens históricos da cidade, se estes são os primeiros a se desfazerem de forma lucrativa pessoal ou jogarem no lixo objetos de valor que ajudam a lembrar e contar a historia de Parnaíba as futuras gerações.
É parnaibanos e agora qual será o valor da reforma deste cofre? Quanto será destinado a sua restauração? Gastamos dinheiro desnecessariamente enquanto mal conseguimos manter de pé os prédios históricos que oscilam a cada novo inverno.
Por Sérgio Ricardo/ASP-PHB
Edição Blog do Pessoa
Esse tal de IPHAN é somente para poder abrigar financeiramente pessoas apadrinhadas por políticos influentes.Impossível é provar o contrário. Tenho dito.
ResponderExcluircade a prefeitura cade?
ResponderExcluir