José Cardoso Nascimento - Economista |
Leitora Blog do Pessoa,referente matéria Caixa Econômica Federal,de 03/02/2011.
A conta poupança, também chamada de caderneta de poupança, é a principal forma de investimento do brasileiro, tendo um número maior de investidores do que formas de investimentos que, geralmente, são mais rentáveis, como os CDBs ou o mercado de ações.
Toda essa popularidade da poupança se deve ao fato de ela não exigir praticamente nenhum conhecimento por parte do cliente sobre assuntos técnicos que envolvem o processo de investimento nesta modalidade de aplicação de dinheiro. Na poupança não há nenhuma configuração a ser feita, é só depositar e aguardar que o valor depositado faça aniversário (30 dias), momento onde são calculados os rendimentos.
Um dos grandes atrativos da conta poupança é que ela é isenta de Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ou seja, ao depositar seu dinheiro na caderneta de poupança, você não irá pagar nada, nem imposto nem tarifas de administração. No entanto, é bom deixar claro que a isenção de Imposto de Renda e IOF só afeta as contas que possuem um saldo inferior a R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais). Acima desse valor é obrigatório o pagamento dos impostos.
Procedimento para abertura da conta poupança
A abertura de uma conta poupança é algo extremamente simples, basta a ir à uma agência bancária de sua escolha, levando seus documentos principais como CPF, RG e comprovante de residência. Algumas agências tiram as cópias dos documentos para você, outras exigem que você as leve. O procedimento em si é bastante rápido, o que pode atrasar são as filas, caso existam no momento.
Outra ponto a ser lembrado é que, normalmente, os bancos exigem um depósito inicial, cujo valor varia de agência para agência, mas costuma ser um valor baixo, nada que impossibilite a abertura da conta.
Rentabilidade da poupança
Uma detalhe que deve ser lembrado é que o rendimento da poupança não varia de acordo com o banco, ou seja, o rendimento é o mesmo, independente da agência bancária onde a conta foi feita.
Mais informações podem ser obtidas através do sitio:http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp
JOSÉ CARDOSO DE ARAUJO
Economista.
Edição Blog do Pessoa
Fico feliz e lisonjeada por sua presteza,mas o assunto principal é q não se pode abrir uma conta POUPANÇA, na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM PARNAÍBA, se não abrir tbm uma CONTA CORRENTE.
ResponderExcluirmaneeee......sabe nem o que ta falando
ResponderExcluirso lamento que o gerente da parte de contas da caixa economica federal, esta quase obrigando as pessoa a feserem um titulo de capitalização ou um seguro de vida para poder abrir uma conta so abri se por acaso a pessoa comprarem um titulo de capitalização caso contrario serar possivel abrir uma conta poupaça .... se vc for la na caiza vc vai comprovar isto tente abrir uma conta poupança que vc vai ter certeza,,,, as veses as pessoas se obrigão e abrem desta forma ,,, mais junto vai um titulo de capitaliza ção ,,, sera que isto e certo???????????? obrigar ou faser esta proposta?????? se vc for vc comprova?????
ResponderExcluirBom. Para os que criticaram o economista, o qual eu nem conheço, o que ele quis transmitir é o que realmente as pessoas querem saber. Interpretem bem o texto. Se a poupança é livre de impostos e foi criada para fazer o dinheiro do poupador render, por que a exigência da conta corrente, que cobra tarifas que "comeriam" o rendimento da poupança? A não ser que a sra. pretendesse algo da Caixa que a conta poupança não está apta a atender. Ora! Não faz sentido algum. Também, que em qualquer banco se pode abrir uma conta poupança, e não obrigatoriamente na Caixa só porque tem o nome de Econômica. Muito útil e informativo o texto.
ResponderExcluirMinha mãe tem uma conta poupança e essa exigência não foi apresentada na época. Se mudou, é meio complicado.
ResponderExcluirÉ muito simples! Procure outra agência bancária para colocar lá as suas economias. O dinheiro é seu e a sra. é a dona dele, centavo por centavo. Se estão agindo assim é porque não precisam de mais clientes.
ResponderExcluirSemana passada fui a Caixa para abrir uma conta de poupança em nome da minha filha menor de idade que vai morar fora e, por incrível que pareça, não teve nenhuma burocracia, a não ser que tive que passar 02 horas em uma fila, tudo transcorreu sem delongas... e olhe nem sou correntista daquela agência!!!
ResponderExcluirAve, tanta besteira acerca de uma simples abertura de conta. Tamo lascados...
ResponderExcluir