Bom noite Senhor Carlson.
Em continuação dos artigos "a inversão dos valores característicos e o errado se tornou certo", assim como das inúmeras edições referente à desobediência ao CTB e os resultantes acidentes lesivos, publicados pelo seu valioso Blog, sirvo este para que seus leitores possam analisar os fatos expostos, tirar a própria conclusão e formar o juízo.
O presente artigo tem como objetivo relatar episódios evidentes que provam quais efeitos danosos à sociedade pode ser causado pelas pessoas no poder de caráter despótico. Segundo Montesquieu, são gestores que atingem o poder pelas vias democráticas, porém regem sem obedecer às leis e regras, arrebatam tudo sob a sua vontade e seu capricho e, de fato, promovem apologia à desobediência as leis.
O cientista político e historiador brasileiro, José Murilo de Carvalho é um dos autores atual e mais referenciado quando o assunto é CORONELISMO no Brasil. No texto “as metamorfoses do coronel”, apresenta um relato duro sobre esta figura na atualidade.
Carvalho alega que “o coronel de hoje NÃO vive num sistema coronelista que envolvia os três níveis de governo, não derruba governadores, não tem seu poder baseado na posse da terra e no controle da população rural”. O autor certifica que ele faz “o uso do poder para conseguir empregos, contratos, financiamentos, subsídios e outros favores para enriquecimento próprio e da parentela. Tempera tudo isso com o molho do paternalismo e do clientelismo distribuindo as sobras das benesses públicas de que se apropria”. A personalidade é um fator crucial, o NEOCORONEL “mantém do antigo coronel a ARROGÂNCIA e a PREPOTÊNCIA no trato com os adversários, a não adaptação às regras da convivência democrática, a convicção de estar ACIMA DA LEI e a incapacidade de distinguir o público do privado”.
Uma das primeiras ações ARBITRÁRIA INCONSTITUCIONAL, exercida na 2ª administração do atual gestor público de Parnaíba, era no 1º semestre de 2005 a obstrução das aberturas no canteiro central nos cruzamentos com as ruas, ação inverso aos preceitos do CTB, art. 24 que diz: Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
XVI - planejar e implantar medidas para REDUÇÂO da CIRCULAÇÃO de VEÍCULOS e reorientação do tráfego, com o objetivo de DIMINUIR a EMISSÃO global de poluentes.
Parece que se formou um complô no meio de órgãos federais e municipais que em uma ação relâmpago fecharam 18 dos 19 cruzamentos (exceto na Rua Continental), inclusivo da Rua Caramuru-Avenida João Silva Filho, que reabriram por revolta da sociedade. Enfim, partiram a cidade em leste e oeste, parecido com o muro de Berlim.
Substituíram os cruzamentos pelos quatro retornos e cada com duas sinalizações: de um lado com a placa R-5a "proibido retornar à esquerda" e no lado oposto a mesma com a alteração "...ônibus e caminhões." Das oito placas sobraram atualmente duas, as outras sumiram. A intervenção no sistema viário causou inúmeros acidentes lesivos, longos desvios e voltas com prejuízo de tempo, mais combustível, atrito de pneus e aumento da emissão de gases de escape etc. Em conseqüência, os condutores de veículos efetuam retorno irregular e trafegam por cima do canteiro central, causam acidentes e põem em risco a própria e a vida dos outros.
As nossas documentações elaboradas desde 2005 comprovam que a arbitrária e ilógica alteração no sistema viária NUNCA foi aceita e obedecida pelos motoristas. Por exemplo, na data de 17/02/ 2011 obtemos 28 (vinte e oito) fotos de infrações cometidos em 30 (trinta) minutos, ou seja, em cada minuto uma infração, disso alguns na presença da inoperante PM e PRF! Fatos conferidos em bibliografias anteriores.
Remetemos todas as documentações elaboradas desde 2005 aos responsáveis órgãos municipais, estaduais e federais para que fossem estudados os fatos mostrados e analisadas as propostas que resolvem esta situação inadmissível, por fim de evitar prejuízo de qualquer natureza a sociedade e ao meio ambiente.
CTB, art. 72 - "Todo cidadão ou entidade civil tem o DIREITO de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.
CTB, art. 73 - Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o DEVER de ANALISAR as solicitações e RESPONDER, POR ESCRITO, dentro de PRAZOS MÍNIMOS, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.
Constatamos que até a data supra NUNCA recebemos respostas asseguradas pelo art. 73 CTB. Contudo, as autoridades responsáveis continuam omitir nossos ofícios, ou seja, cometem outra infração, o crime da PREVARICAÇÃO, segundo o Código Penal Brasileiro, Art. 319: Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
O analista político Augusto de França ajuizou que "o país está nas mãos de bandidos e se multiplicam episódios de falta de controle e de acobertamento oficial dos mais variados crimes e irregularidades..." E o engenheiro e político brasileiro Mário Covas (1930 – 2001) analisou que "o problema fundamental é a impunidade, que criou um tipo de cultura."
A realidade testemunha que ambos têm razão.
Abraço forte, extensivo aos seus familiares e leitores.
Por Josef Anton Daubmeier
Em continuação dos artigos "a inversão dos valores característicos e o errado se tornou certo", assim como das inúmeras edições referente à desobediência ao CTB e os resultantes acidentes lesivos, publicados pelo seu valioso Blog, sirvo este para que seus leitores possam analisar os fatos expostos, tirar a própria conclusão e formar o juízo.
O presente artigo tem como objetivo relatar episódios evidentes que provam quais efeitos danosos à sociedade pode ser causado pelas pessoas no poder de caráter despótico. Segundo Montesquieu, são gestores que atingem o poder pelas vias democráticas, porém regem sem obedecer às leis e regras, arrebatam tudo sob a sua vontade e seu capricho e, de fato, promovem apologia à desobediência as leis.
O cientista político e historiador brasileiro, José Murilo de Carvalho é um dos autores atual e mais referenciado quando o assunto é CORONELISMO no Brasil. No texto “as metamorfoses do coronel”, apresenta um relato duro sobre esta figura na atualidade.
Carvalho alega que “o coronel de hoje NÃO vive num sistema coronelista que envolvia os três níveis de governo, não derruba governadores, não tem seu poder baseado na posse da terra e no controle da população rural”. O autor certifica que ele faz “o uso do poder para conseguir empregos, contratos, financiamentos, subsídios e outros favores para enriquecimento próprio e da parentela. Tempera tudo isso com o molho do paternalismo e do clientelismo distribuindo as sobras das benesses públicas de que se apropria”. A personalidade é um fator crucial, o NEOCORONEL “mantém do antigo coronel a ARROGÂNCIA e a PREPOTÊNCIA no trato com os adversários, a não adaptação às regras da convivência democrática, a convicção de estar ACIMA DA LEI e a incapacidade de distinguir o público do privado”.
Uma das primeiras ações ARBITRÁRIA INCONSTITUCIONAL, exercida na 2ª administração do atual gestor público de Parnaíba, era no 1º semestre de 2005 a obstrução das aberturas no canteiro central nos cruzamentos com as ruas, ação inverso aos preceitos do CTB, art. 24 que diz: Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
XVI - planejar e implantar medidas para REDUÇÂO da CIRCULAÇÃO de VEÍCULOS e reorientação do tráfego, com o objetivo de DIMINUIR a EMISSÃO global de poluentes.
Parece que se formou um complô no meio de órgãos federais e municipais que em uma ação relâmpago fecharam 18 dos 19 cruzamentos (exceto na Rua Continental), inclusivo da Rua Caramuru-Avenida João Silva Filho, que reabriram por revolta da sociedade. Enfim, partiram a cidade em leste e oeste, parecido com o muro de Berlim.
Substituíram os cruzamentos pelos quatro retornos e cada com duas sinalizações: de um lado com a placa R-5a "proibido retornar à esquerda" e no lado oposto a mesma com a alteração "...ônibus e caminhões." Das oito placas sobraram atualmente duas, as outras sumiram. A intervenção no sistema viário causou inúmeros acidentes lesivos, longos desvios e voltas com prejuízo de tempo, mais combustível, atrito de pneus e aumento da emissão de gases de escape etc. Em conseqüência, os condutores de veículos efetuam retorno irregular e trafegam por cima do canteiro central, causam acidentes e põem em risco a própria e a vida dos outros.
As nossas documentações elaboradas desde 2005 comprovam que a arbitrária e ilógica alteração no sistema viária NUNCA foi aceita e obedecida pelos motoristas. Por exemplo, na data de 17/02/ 2011 obtemos 28 (vinte e oito) fotos de infrações cometidos em 30 (trinta) minutos, ou seja, em cada minuto uma infração, disso alguns na presença da inoperante PM e PRF! Fatos conferidos em bibliografias anteriores.
Remetemos todas as documentações elaboradas desde 2005 aos responsáveis órgãos municipais, estaduais e federais para que fossem estudados os fatos mostrados e analisadas as propostas que resolvem esta situação inadmissível, por fim de evitar prejuízo de qualquer natureza a sociedade e ao meio ambiente.
CTB, art. 72 - "Todo cidadão ou entidade civil tem o DIREITO de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.
CTB, art. 73 - Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o DEVER de ANALISAR as solicitações e RESPONDER, POR ESCRITO, dentro de PRAZOS MÍNIMOS, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.
Constatamos que até a data supra NUNCA recebemos respostas asseguradas pelo art. 73 CTB. Contudo, as autoridades responsáveis continuam omitir nossos ofícios, ou seja, cometem outra infração, o crime da PREVARICAÇÃO, segundo o Código Penal Brasileiro, Art. 319: Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
O analista político Augusto de França ajuizou que "o país está nas mãos de bandidos e se multiplicam episódios de falta de controle e de acobertamento oficial dos mais variados crimes e irregularidades..." E o engenheiro e político brasileiro Mário Covas (1930 – 2001) analisou que "o problema fundamental é a impunidade, que criou um tipo de cultura."
A realidade testemunha que ambos têm razão.
Abraço forte, extensivo aos seus familiares e leitores.
Por Josef Anton Daubmeier
A má administração pública é a pior coisa que um município ou um estado, qualquer coisa possa ter, pois isso ai causa problemas a todos, e é muito grave, porque veja bem, você não está administrando p/vc é para todos, e isso causa muito problemas para a sociedade, ou uma empresa, pois dai nada funciona direito, ninguém entende mais nada, e ficam todos perdidos como cachorro quando cai de mudança. Parnaíba é um exemplo, como que uma cidade desse tamanho não consegue fazer valer as leis, melhorar e dar uma vida mais digna aos cidadãos é a má administração isso ai. valew
ResponderExcluirMuito bem!Concordo com tudo, ressaltando que embora os servidores públicos concursados sejam competentes e capacitados, os “cabeças”, aqueles que ocupam os cargos decisórios nos mais diversos escalões da administração pública são os indicados políticos sem nenhum compromisso com os órgãos que administram nem com a sociedade.
ResponderExcluirDaqueles dirigentes não são cobrados planos, metas, resultados; o máximo que eles fazem é tentar justificar o inexplicável, ou seja, procuram enrolar os contribuintes com promessas.
Na verdade, muita gente reclamou do fechamento desses retornos. Há quem diga que isso se deu justamente para que se tornassem mais fáceis as aplicações de multas de trânsito, já que todos são obrigados a fazer um grande percurso pela avenida antes de entrar para o bairro Piauí ou seguir no sentido oposto após o retorno, consequentemente gastando mais tempo e gasolina.
ResponderExcluirTem muita coisa errada nesta cidade.Imagine vcs que sabado fui uma festa no Sesc da beira rio quando mim deparei com um guardador de carro com fichas de 3.00 reais para carro,e 2.00 para moto.Na hora mim recuzei de pagar e perguntei a ele com ordem de quem ele estava fazendo aquilo, e ele respondeu que estava fazendo com ardem dele mesmo.Deixei meu carro lá correndo o risco de acha-lo danificado quando voltasse por sorte achei o carro direitinho dei a ele o dinheiro que quiz e fui embora.Aonde nós estamos?
ResponderExcluirFalta de reconhecimento do erro.
ResponderExcluirMuito bem pontuado! Será que os nossos administradores públicos estão satisfeitos com a qualidade de serviços prestados nesta área? Se não estão satisfeitos, porque ainda não criaram um grupo de trabalho sério, com especialistas na respectiva área para encontrarem uma solução definitiva para os problemas? Será que todo o problema resume-se a falta de mais impostos? Duvido até que se dessem todo o dinheiro do mundo ainda assim eles não teriam competência para resolver este problema criado por eles
Incompetência! Nunca encontrei tantos disparates de uma só administração pública! Como é possível fazer uma coisa dessa? É o cidadão que com seu voto ruim e a memória curta, que faz o gestor público ser do jeito que é.
ResponderExcluirAbsurdo! Que idiotice é essa? Onde possam atravessar os ciclistas??? Eu nunca vi tantas irregularidades num artigo só, que reflete bem a postura do administrador mal formado e tão cheio de ego que mal cabe dentro de si. Admiro o Josef pela cidadania e a coragem de apontar as falhas administrativas. Parabéns cidadão.
ResponderExcluirHoje convivemos com a evolução do coronelismo, o populismo personalista. Essa é do humorista Danilo Gentili: Suportamos um Estado provinciano. Há liberdade de expressão, desde que não incomode o Neo-Coronel, neste caso o Z.H.
ResponderExcluirÉ corporativismo
ResponderExcluirRealmente hoje em dia não está sendo diferente. Os Órgãos públicos estão tão infestados de firmas terceirizadas que a maioria das vagas estão em poder dos deputados federal, estadual e até mesmo do governador e prefeito, de modo que no futuro concurso publico será coisa do passado. Essas Firmas xyz como a SN brotaram do dia para noite nessa terra fétil que é o setor público do Estado do Piiiauí. Nesse clima de "neocoronelismo" estou tentado a deixar para você a seguinte pergunta: Quem na verdade são os donos dessas empresas?
Gostei do tema "Neocoronelismo. Esse fato já está ficando corriqueiro em Órgãos Públicos do nosso Piauí e na Parnaíba.
ResponderExcluirSÓ EXISTE UMA EXPLICAÇÃO, " FALTA DE EDUCAÇÃO" E A "IMPUNIDADE" E MAIS NADA!
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