DENGUE: Parnaibano vive o drama do abandono do PODER PÚBLICO |
Pergunto: O que a Secretaria da Saúde pode fazer pelos moradores dessa região, que já sabem ter focos de dengue em meio as suas residências? E o pior, em local sem acesso, pois que pra fazer essa pesquisa que culminou na constatação dos focos de dengue, o vigilante teve que pular o muro da residência vizinha, pois o mesmo encontra-se fechado. Ignorar essa situação é ato de extrema irresponsabilidade, pois que desde 2002 a prefeitura tem conhecimento dessa situação e nenhuma ação realiza. Dessa forma, fica difícil realizar uma campanha exitosa, quando situações extremas são deixadas à margem, embora se clame por atenção das autoridades.
Encontrei-me com a secretária da Saúde, Ilvonete Beltrão, na Praça da Graça durante evento da Saúde e expus a situação, ouvindo da mesma, naquela ocasião, que nada poderia ser feito, pois, o dono do terreno não atendia a nenhuma solicitação da prefeitura e que o Ministério Público já estava à frente dessa questão.
Em 17 de fevereiro de 2009 denunciei aqui, no Proparnaiba a situação Depósito de lixo a céu aberto em meio a residências desafia autoridades do município.
A partir dessa informação, de que a Secretaria de Saúde nada podia fazer, tive de me indispor com os proprietários do terreno entrando com uma ação na justiça dia 02.02.2009 conforme processo 314/09 e que ainda hoje se arrasta sem solução.
O juiz determinou que a prefeitura realizasse através da vigilância sanitária um laudo técnico sobre a estrutura e armazenamento do lixo contido no local. A prefeitura apresentou laudos que remetem a inspeção que se realizou em 2002 e 2003, constatando descumprimento da Lei Municipal 1.691, Arts. 217, 219 e 222 (Código de Postura do Municipio). O laudo da prefeitura aponta larva aedes aegypti desde 2003.
Com o andamento do processo, uma parte do material foi retirado e o depósito foi fechado ficando a população em torno, sujeita a riscos graves.
Imagens feita agora pela manhã |
Por fatos dessa natureza é que volto a denunciar, pois uma vez constatada a existência de focos de dengue em área inascessível à prefeitura, conforme informou a secretária, não vou esperar que a informação caia no descaso mais uma vez. Até hoje, nunca vi uma ação da prefeitura em relação a essa situação.
Quero lembrar à senhora secretária da Saúde e demais responsáveis que, somos cidadãos contribuintes, eleitores e seres humanos que merecem o devido respeito e com o direito de cobrar de seus gestores as medidas cabíveis.
Quando o Brasil inteiro se mobiliza em Campanha de Combate a Dengue e o Piauí abre a campanha por ser o estado com maior número de casos, Parnaíba lança um Plano Municipal de Contingência da Dengue com um verdadeiro batalhão formado por 99 agentes da vigilância ambiental e 316 agentes comunitários. Todo esse aparato no combate ao mosquito causador da doença pra que, se situações extremas estão acontecendo e a secretaria faz vista grossa?
Volto a perguntar: o que precisa acontecer, para que medidas sejam tomadas no sentido de preservar a saúde de pessoas que estão expostas ao risco da dengue?
Vale lembrar que em sua visita ao Piauí, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha disse: “Vocês que já enfrentam o problema da dengue há muitos anos, já sabem que esse mosquito tem uma capacidade de adaptação muito grande, esse ano ele pode se instalar até em garrafas".
Por Dora Rodrigues/proparnaiba.com
Edição Blog do Pessoa
Vale lembrar que a dengue não escolhe, qualquer pessoa pode ser vitima dela, inclusive a secretaria de saude, prefeito, promotores, enfim. A prefeitura não pode fechar os olhos para tal. Esta vinculando uma propaganda na tv,para que? Só para fazer de conta? E nada ainda foi feito. E a exemplo de uma denuncia feita por Dora, que é grave, eles ficaram de olhos fechados. Secretaria, prefeito e promotores façam sua obrigação e tomem providencias,a dengue não é brincadeira.
ResponderExcluir