Blog do Pessoa: Tragédia anunciada: parnaibanos moram na “beira de um barreiro”


31 de jan. de 2011

Tragédia anunciada: parnaibanos moram na “beira de um barreiro”

Casas construídas ao lado de um barreiro em Parnaíba-PI
Nas últimas semanas os diversos veículos de comunicação do país mostraram as tragédias que ocorreram no estado do Rio de Janeiro. E todo Brasil ficou comovido com a situação da população que residia nos morros e que agora está soterrada ou desabrigada.

A maioria dos parnaibanos levantaram as mãos para o céu e agradeceram por morar em uma cidade como Parnaíba. Porém o que a população da cidade não imagina é que em Parnaíba também tem pessoas vivendo em situações semelhantes a que acompanhamos nas ultimas semanas pela TV. Tratam-se de alguns moradores do bairro São Vicente de Paula, que por necessidade construíram suas casas nas encostas do antigo barreiro, localizado nas proximidades da estrada Rosápolis.

A construção de algumas dessas casas foram feitas como demonstram as fotos, a menos de um metro do barranco. O que infelizmente mostra que ali também é uma tragédia anunciada, pois o barro onde as casas então alicerçadas, sofre constante desgaste com a chegada das chuvas.

O certo é que enquanto a chuva cai, as autoridades estão planejando a sucessão municipal em 2012, e aqueles moradores que também são eleitores, continuam sofrendo e rezando para que o pior não aconteça.




Edição Blog do Pessoa 

8 comentários:

  1. O bairro São Vicente parece ser um bairro visto somente em tempos de campanha política. Há de se perguntar até onde é considerado um bairro ou uma favela, pois enquanto um complexo esportivo e uma praça tão bonitos foram construídos em frente da residência de um vereador do PT, a poucos metros dali impera o descaso, a falta de estrutura, ruas esburacadas, mato e areia, famílias que não sabem o que significa dignidade na vida, e expostas a doenças no inverno por falta de saneamento básico e boas condições sanitárias. E o pior é que essa gente não fala NADA, não reclama seus direitos como qualquer pessoa constituinte. Parece ainda que aquela área é um terreno invadido há décadas, mas isso não justifica o abandono. São seres humanos e não tem ninguém que se levante e fale por eles. VÁ ENTENDER O PORQUÊ!!

    ResponderExcluir
  2. Quem são os responsáveis? Os que construíram nas áreas de risco ou os políticos na administração pública negligente que só têm interesse em obter votos? Observo que no Brasil tudo se planeja no papel... Não, esse ditado morreu. A era burocrática do papel acabou. Agora é: “tudo se planeja e bota no computador..., depois apaga..."
    Leio nos jornais que havia no orçamento dotação orçamentária de mais de seis bilhões para os governos municipais investirem em área de risco com execução de serviços de prevenção contra as tragédias das chuvas, mas esse dinheiro não chegou. Dizem as autoridades que muitas prefeituras não apresentaram projetos e outras mandaram projetos com falhas. Alguns prefeitos dizem que a burocracia complica muito e os recursos não chegam... E aí os desastres se repetem, ano a ano, com novas mortes e milhares de desabrigados: TUDO VIRA TRAGÉDIA ANUNCIADA.

    ResponderExcluir
  3. na italia tudo acaba em pizza, aqui tudo acaba em samba, mesmo q e o povo continua sofrendo sem donde morar sem dinheiro sem casa e familias mortas... Mais ñ pode faltar o samba q maravilha viva samba e libertinagem.

    ResponderExcluir
  4. O povo brasileiro tem algo de especial em seu sangue para aguentar tanta miséria e ainda conseguir fazer um sinal de “positivo” sinalizando que está tudo bem porque ainda está vivo apesar de tudo. Perdem bens, parentes, amigos; quase perde a vida, mas está tudo bem. Que capacidade incrível de dar a volta por cima sem desistir de tudo quando outros já teriam feito isso por problemas bem menores. Qual é a composição química desse sangue que possa explicar tamanho sofrimento? Que mistura de raças é essa que gerou esse povo indiferente a dor? Bravia gente brasileira…

    ResponderExcluir
  5. INCOMPETENCIA, NEGLIGENCIA, CORRUPCAO, COMPLACENCIA SAO PROBLEMAS CRONICOS NO BRASIL. AINDA NAO HA O MENOR SINAL DE REVERSAO DO QUADRO PORTANTO TRAGEDIAS ANUNCIADAS E A REZA ENGANOSA VAO CONTINUAR.

    ResponderExcluir
  6. Nos dias de hoje, a precaução e prevenção devem fazer parte das nossas vidas, o sistema deve se antecipar aos desastres naturais e mistos, não apenas tomar atitudes corretivas depois que o evento foi ocorrido. Mudanças climáticas é uma realidade, cada vez mais os fenômenos naturais serão mais intensos. Fica o caso de São Vicente de Paula e semelhantes como um exemplo triste que poderia ter sido evitado ou minimizado. E ai Zé, vai ficar sentado só assistindo?...

    ResponderExcluir
  7. Os políticos estão muito ocupados querendo cargos ou querendo aumento de salários para se preocupar com a segurança civil. Muitas constroem mesmo irregular em áreas de risco. Além disso, construtoras têm contatos quentes e sempre conseguem com jeitinho driblar qualquer burocracia. O dinheiro manda. É uma pena que quem sofre não é quem construiu, mas quem estava dentro destas construções. Na grande maioria, quem construiu ou autorizou a construção ilegal está em casa seguro, quentinho apenas assistindo a desgraça alheia.

    ResponderExcluir
  8. Todos os comentários foram reais. Parabenizo os comentários com louvor.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...