Qual o verdadeiro efeito das chamadas plantas que curam?
Há muito se vem discutindo o efeito curativo das chamadas plantas medicinais encontradas em abundância na nossa flora. "São mais de 55 mil espécies catalogadas", diz o médico Roberto Boorhen, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia.
A propósito, todos nós temos um costume gravíssimo. O de achar que tudo o que é natural traz necessariamente algum benefício. Mas há um ditado bem conhecido para quem costuma tomar chás aleatoriamente: “Se não fizer bem, mal não faz”.
Essa idéia, porém, é totalmente equivocada,
pois, como especialistas afirmam, como o caso da professora e
fitoterapeuta Terezinha de Moraes Rego, é um erro pensar assim.
"Há essências ou princípios ativos em plantas, que contêm venenos
poderosos”, complementa Rego. E ela está corretíssima. São 20 mil
pessoas mortas no país, por ano sob incidência de problemas de
intoxicação e a reações de hipersensibilidade ou alergia.
Sair por
aí nas bancas de feiras ou nos xamãs pedindo orientação sobre chás milagrosos
ou plantas que podem curar determinadas doenças, é grave. E tudo começa na
própria escola de medicina. Para evitar complicações
é preciso aprender algumas reações perigosas de alguns fitoterápicos, por
exemplo: um chazinho de Carqueja (ótimo para inflamações de estômago), por
exemplo, pode ser desastroso para quem tem pressão baixa. 1 - A pata-de-vaca (Bauhinia forticata) é uma planta popularmente usada contra o diabetes. O chá dessa erva pode causar hipoglicemia no diabético. Sem saber que esse efeito é provocado pelo chá, o médico pode achar que é necessário reduzir a dose dos remédios. Se isso for feito e a pessoa parar de tomar o chá, os níveis de açúcar no sangue podem subir e trazer sérias consequências ao paciente.
2 - Cápsulas de alho (Allium sativum) têm efeito antihipertensivo, antitrombótico e antioxidante. São usadas para prevenir doenças cardiovasculares. Mas não devem ser consumidas por pessoas que tomam anticoagulantes orais e aspirina. Uma outra interação muito perigosa: cápsulas de alho podem reduzir a atividade dos antivirais usados no tratamento da aids.
3 - A erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) costuma ser usada para ajudar a combater a depressão. Muitos pacientes de AIDS que sofrem de depressão costumam tomar chás dessa erva. Mas atenção: ela também reduz a concentração das drogas anti-HIV no sangue. O tratamento perde eficácia.
4 - O chá verde (Camellia sinensis) é usado como antioxidante e para ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Mas não deve ser usado junto com drogas vasodilatadoras coronarianas ou com a teofilina, um broncodilatador pulmonar.
5 - O gengibre (Zingiber officinale) ajuda a reduzir náuseas e cólicas. Também estimula a circulação e a digestão. Mas pode provocar fortes reações gástricas. Também não deve ser usado junto com remédios anticoagulantes.
6 - O suco da toranja (Citrus x paradisi), também chamada de grapefruit, contém uma substância que inibe o metabolismo de remédios contra a hipertensão. Quem tem o costume de tomar esse suco frequentemente (o que é comum nos Estados Unidos) corre o risco de sofrer uma crise de hipertensão.
Para saber mais sobre Plantas Medicinais e o seu Ordenamento Científico, é de bom alvitre ler o link a seguir: http://www.protec.org.br/
Edição Blog do Pessoa
FAALOU DR. RAIZ DA EUROPA!!!!
ResponderExcluirMuito apropriada estas informações sobre os males e as plantas adequadas. Estou querendo fazer um curso de fitoterapia mas não estou encontrando um.
ResponderExcluirBoa Noite!! Espero que esteja td bem com vocês.
ResponderExcluirGostaria muito de saber se existe alguma erva para aumentar os seios ou algum tratamento Caseiro. Tenho os seios pequenos queria aumentar sem silicone. Falaram que colocar silicone nos seios estao dando muita reijeiçao quanto nos seios como no gluteo. Falaram que silicone nos glúteos e o mais perigoso que os seios.Vou ficar aguardando sua resposta Abraços
Boa matéria. Pois comprar estes produtos na feira sem saber os efeitos é perigoso. Minha mulherzinha acretitou no vendedor e trouxe na semana passada alguma coisa para fazer chá. Tomei o chá e pernoitei no vaso quase anoite toda. Nunca mais acretidamos nestes vendedores ambulates babacos
ResponderExcluirdesejo que o Blog do pessoa faça uma materia sobre o projeto de farmacias vivas - de planta medicinais veiculado ao programa saúde da familia que era prevsito está funcionando desde o primeiro semestre do ano passado, mais parou por falta de pagamento da prefeitura.
ResponderExcluirnós que moramos aqui vizinho a vegeflora sabemos que a inauguração que era prevista para dezembro do ano passado foi suspença por falta de liberação de recursos.
trouxeram o monte de plantas e construiram um orto e uuns canteiros e tudo esta se acabando.
Carlson, procure os agentes de saude da comunidade em torno da vegeflora ou a propria direção da industria vegeflora para nos tirar a duvidas, pois nós da comunidade desejamos saber.
Muito boa, adoro plantas. Meus parabéns ao blogueiro por ter publicado mais um ótimo noticiário de Josef. Objetivo, compreensível e muito educativo. Pena que só há um Josef em nossa cidade.
ResponderExcluirE a maróa serve pra que mesmo em Sr.Josep?Além de lombrar claro..!rs..
ResponderExcluirCADÊ O PROJETO DAS FARMÁCIAS VIVAS (PLANTA MEDICINAIS) QUE A PREFEITURA COMEÇOU A IMPLATAR NA VEGEFLORA E NO ASSENTAMENTO CAJUEIRO ( que na antes das eleições fizeram muitos promessas para a comunidade do assentamento caujueiro, inclusive 90% dos vereadores estiveram presente E MUITA PROMESSA FORAM FEITA. VEJA AGORA COMO ESTA OS CANTEIROS E A AREA DO HORTO DE PLANTAS ORGÂNICAS nos Tabuleiros Litorâneo!!!!!
ResponderExcluirCOMERAM O DINHEIRO DO PROJETO???deve ter sido!!!???
a prefeitura deve explicações
Francisco Villar - aluno da UFPI
se a toranja inibe o metabolismo das medicações anti-hipertensivas, a pressão deveria permanecer mais tempo controlada ou com diminuição mais acentuada e não crise hipertensiva...
ResponderExcluir