18 de jan. de 2011

DR enfermeiros: RESOLUÇÃO COFEN-256/2001


Caro Carlson,

Estou enviando em anexo a resolução COFEN que trata do título de doutor para o profissional graduado em enfermagem. Achei necessário enviar já que você trabalha na mídia e torna-se um formador de opinião e muitas vezes os profissionais são citados em matérias jornalísticas. Ressalta-se que usar ou não usar o título não vai mudar o conhecimento e competência de cada profissional, porém o seu reconhecimento pela sociedade confere, no mínimo, respeito para esta categoria que já é tão excluída de direitos sociais e trabalhísticos e que prestam uma contribuição sem medidas para a saúde pública nacional.
Um abraço,

Dra Cecília Cornélio Melo
RESOLUÇÃO COFEN-256/2001

Resenha: 
Autoriza o uso do Título de Doutor, pelos Enfermeiros.
O Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, no uso de suas competências e atribuições legais;
CONSIDERANDO que o uso do título de Doutor, tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente/cliente;
CONSIDERANDO que o título de Doutor, tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior;
CONSIDERANDO que a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de Doutor;
CONSIDERANDO que a não utilização do título de Doutor, leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternidade, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior;
CONSIDERANDO que deve ser mantida a isonomia entre os profissionais da equipe de saúde, e que o título de Doutor é um complemento, ou seja, um "plus", quanto a afirmação de um legítimo direito conquistado à nível de aprofundamento de uma prática terapêutica, com fundamentação científica;
RESOLVE:
Art. 1º- Autorizar aos Enfermeiros, contemplados pelo art. 6º, incisos I, II, III, IV, da Lei 7.498/86, o uso do título de Doutor.
Art. 2º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 12 de julho de 2001
Gilberto Linhares Teixeira
COREN-RJ Nº 2.380
Presidente
 João Aureliano Amorim de Sena
COREN-RN Nº 9.176
Primeiro-Secretario

11 comentários:

  1. Mas, eles fizeram doutorado? Noooossa, mas que entidade mas retrógada. Doutor é quem passa realmente por um processo de aperfeiçoamento em uma determinada àrea do conhecimento, considerando-se a defesa de uma tese no final do curso. Essa coisa de chamar graduado de doutor é coisa dos tempos do Brasil colônia.

    ResponderExcluir
  2. Doutor e quem tem doutorado!
    o termo doutor como e utilizado por alguns profissionais ( medicos,engenheiros ou advogados)não muda em nada o respeito ou admiração pelos profissionais,eles tem, no caso dos enfermeiros, e de trabalhar e respeitar os pacientes com tratamento digno e assim merecer respeito e admiração, um jaleco e um "dr" na frente do nome não muda em nada apenas pode " subir à cabeça" para alguns que ja não faziam nem sua parte ,quer seja em uma equipe de PSF ou atendimento hospitalar,mesmo assim e uma bom assunto para o COREN resolver ,bem que eles podiam fiscalizar mais os profissionais e assim ajudar mais a população.

    ResponderExcluir
  3. SE PELO MENOS ESSE DR. FIZESSE DIFERENÇA NA HORA DO ATENDIEMNTO AO PACIENTE, JÁ SERIA ALGUMA COISA, OU TALVEZ ATÉ FAÇA, NO CASO DEIXA O AGENTE MAIS AL HUMORADO E IRRITADO COM AS PESSOAS, PRINCIPALMENTE OS MAIS NECESSITADOS.

    ResponderExcluir
  4. Toda e qualquer discussão sobre determinados temas geram resultados positivos/negativos. Esta discussão sobre o ter ou não ter o título de "Dr." seria assunto pra longas horas de conversas. O fato de o profissional Enfermeiro(a) ter a conquista deste título reconhecida e legislada pelo seu conselho de classe, demonstra a legitimidade do seu uso, reforçando ainda mais a organização e com isto mostrando a sociedade que a classe de Enfermagem, existe pautada em leis e que as mesmas fazem acontecer o bom atendimento no cuidar da saúde do ser humano.

    ResponderExcluir
  5. Ora mais... se eles querem ser chamados de Doutores, vamos chamá-los de doutores uai...
    É um trabalho a menos ter que decorar nome do enfermeiro.

    ResponderExcluir
  6. A QUESTÃO QUE SE DISCUTE NÃO É SE O PROFISSIONAL TEM OU NÃO DOUTORADO, SE FOSSE ASSIM MÉDICO E ADVOGADO TB NÃO PODERIAM SER CHAMADOS DE DR. A QUESTÃO AQUI É O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL DIANTE DA SOCIEDADE, POIS MUITOS SE DEIXAM LEVAR INFELIZMENTE PELA CULTURA QUE É PASSADA PELA MÍDIA PRINCIPALMENTE A TV, ESQUECEM QUE O PROFISSIONAL ENFERMEIRO PASSOU 5 ANOS ESTUDANDO EM UMA FACULDADE ADQUIRINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA PODER ATUAR E DO MESMO JEITO DEVE FAZER ESPECIALIZAÇÃO MESTRADO , DOUTORADO , POS DOUTORADO, ETC. OUTRA QUESTÃO É FICA A CRITÉRIO DE CADA UM USAR OU NÃO ATÉ PORQUE SÓ PODEMOS OSTENTAR O QUE PODEMOS SER. PARA PODER USAR DR. NA FRENTE DO SEU NOME MOSTRE MUITO CONHECIMENTO E RESPEITO PELOS PACIENTES ESSE SIM É VERDADEIRO DR.

    ResponderExcluir
  7. Há todos os profisionais graduados são doutores? É o que parece

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA DECISÃO DO KOREN, POIS AQUI APROVEITO PARA PARABENIZAR POR ESSA DECISÃO.

    ResponderExcluir
  9. Hhhhmmmmmmmm... Tudo bem, é um bom tratamento, que destina respeito à classe. Mas acho que do jeito que as coisas estão nesse Brasil, se isso subir à cabeça de muitos, daki a algum tempo não será surpresa aparecer carimbos de muitos "doutores" em receitas e exames, sem serem doutores de verdade. rsrs É só uma observação!!
    Ai, meu Deus, eita Brasil pra deixar a gente desconfiado de tudo. rsrs

    ResponderExcluir
  10. bla, bla, bla...Doutor e quem tem doutorado!

    ResponderExcluir
  11. Sou advogado e oficial de justiça, nunca concordei que um fisioterapeuta seja chamado de Dr e o enfermeiro não. E quem disse que a pessoa que tem doutorado é chamado de doutor? ele se chama de PHD (Philosophy Doctor) , pois o significado de Doutor é "conhecedor". Trate-se de regra consuetudinária, ou seja, manifestada pelo uso geral. Concordo que o enfermeiro tenha esse título, pois possui lastro científico e acadêmico para tal. Parabéns Doutores pela conquista.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...