26 de dez. de 2010

Mercado de filmes em Parnaíba quebrou!


E não é de se pensar o contrário. O mercado de filmes em Parnaíba quebrou, e a culpa é do próprio parnaibano que sequer dá valor à cultura cinematográfica. E quando dá valor, recorre ao lixo que se vende a troco de banana no camelódromo das proximidades da Praça da Graça.

A única loja de Parnaíba que por longos e duros anos manteve, com muito suor, a venda de filmes originais era o Armazém Paraíba e este, a partir do ano de 2011 já terá dado fim no seu estoque, sem chance de renovação, afinal de contas, “as pessoas preferem os dvds piratas, a pirataria acabou com a venda dos originais”. O Armazém Paraíba mostra com sua desistência que não adianta remar contra a maré, ainda mais em uma cidade que mesmo tendo Polícia Federal, esta não serve para nada, preferindo as salas fechadas com ar condicionados, ou o desfile de blazers com vidros fechados, a sair nas ruas e resolver os diversos problemas federais que se espalham e prejudicam o próprio país, afinal, os investidores pouco a pouco vão restringindo suas visões a um lugar onde a lei parece bem longe… de ser cumprida.

A Parnaíba perde com isso. A falta de opção dita, mais tarde, a cultura de um povo. Restará aos parnaibanos a compra pela internet ou quem sabe a ignorância de assistir via pirataria, que só não pôs fim, ainda, ao cinema porque não consegue burlar o esquema que mantém inédito os filmes em cartaz, restando as filmagens caseiras (nas salas de cinema) sem qualidade de áudio nem de imagem, o que prejudica a venda pirata, afinal, o povo, apesar de comprar pirata, é bonequeiro, quer coisa de qualidade… Veja só a ironia…

Dar dvd de presente nem pensar, as lojas que vendiam acabaram. Resta-me parabenizar a todos os parnaibanos e parnaibanas que miseravelmente puseram fim ao único mercado da região para filmes originais. Parabéns. A cidade de vocês é os seus orgulhos, é as suas miserabilidades.

Jornal da Parnaíba
Fonte: Oráculo Parnaibano

12 comentários:

  1. Parnaíba está dando os frutos que seus idealizadores políticos previram?
    A economia informal, promovido pelos políticos locais, que flora em Parnaíba reduz os investimentos das empresas, pois uma parte delas não encontra incentivos para ampliar suas atividades porque os concorrentes não pagam tributos. A informalidade, além de suas relações com a corrupção, o crime organizado e de precarizar as condições de trabalho, traz prejuízos diretos para a sociedade, cria um ambiente de invasão e apropriação de espaços públicos, transgressão, danos a estética urbana e estimula o comportamento oportunista com queda na qualidade do investimento e redução do potencial de crescimento da economia parnaibana. Além disso, provoca a redução de recursos governamentais destinados a programas de educação, saúde e infra-estrutura.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo pergunte ao Governo Federal a quantidade de impostos embutidos nos DVDs nas locadoras e nas lojas, é um luxo para poucos. Só é um trouxa quem quiser pagar caro. Não aqui defendendo a ilegalidade mas, venhamos e convenhamos, a população de baixa renda tem acesso a entretenimento mais em conta, o que cultura, deveria ser um bem gratuito para todas as classes e não para um seguimento minoritário da população, até PM compra no calçadão vá reclamar pra ele? Eu mesmo baixo meus filmes LEGALMENTE VIA INTERNET para uso pessoal nem a Polícia Federal pode fazer nada por que estou dentro da LEI como usuário de entretenimento restrito ás dependências de minha residência. Então,jumento, a população parnaibana não quebrou as lojas, foi a tecnologia que avançou democratizando o acesso a internet de banda larga e, por conseguinte facilitando download de filmes para que seu usuários degustem em sua residência ou em lans com os devidos impostos pagos pelas operadoras de alta velocidade e além disso, tem a questão da legislação federal que é um queijo suíço de poroso de tanta complacência quanto ao tema sob á luz do direito digital (ou virtual.Deixe de Hipocrisia e caia na realidade.

    ResponderExcluir
  3. pagar em um DVD 50,00 e CD 28,00 tá maluco?

    ResponderExcluir
  4. meu amigo, venhamos analizar: se os dvds originais fossem baratos, não seria preciso tudo isso, mas duvido se vc teria coragem de dar R$ 50.00 em um filme original, (onde assistiria uma vez e pronto) com isso eu gastaria com coisas mt mais importante. então venhamos nós importar com coisas mais importante como: a segurança, desemprego e mt mais.......

    ResponderExcluir
  5. AGORA ME DIGA CARO REPORTER; VOCE DARIA 30 REAIS NUM FILME ORIGINAL OU COMPRARIA UM PIRATA POR UM REAL?SEI QUE VOCE SABE QUE TEM PIRATAS DE EXCELENTE QUALIDADE DDE AUDIO E VIDEO.É CRIME? É SIM DIANTE DAS LEIS.MAS VOCE CONHECE ALGUEM QUE CUMPRAQ A LEI FIELMENTE NESSE PAÍS?A BURLAGEM DAS LEIS,ANTES DO CIDADAO COMUM,PASSA PRIMEIRO POR AQUELES QUE SE INTITULAM "OTORIDADES".

    ResponderExcluir
  6. nas casas de vcs eu tenho é certeza q tem protutos piratas tambem

    ResponderExcluir
  7. Estagiario,

    Locadoras e distribuidoras de DVD podem somente dizer que estraga... mas são mentirosas, tentando enganar o pessoal... se elas falassem que a pirataria é crime, que o detentor dos direitos autorais (geralmente empresas estrangeiras) deixam de ter fabulosos lucros para abastecer suas respectivas matrizes no exterior, que a qualidade do DVD original é ligeiramente melhor do que os DVD cópias (mas que a vista da gente dificilmente vai perceber), tudo bem... eu daria nota 10 para elas... mas falar mentira, fazendo o jogo do adversário, minha nota é zero... na locadora que eu pego DVD tinha um cartaz semelhante... eu abri uma discusão no dia e hora que a loja estava bem cheia, propositalmente (sou maquiavélico mesmo)... o cartaz sumiu...

    Quanto a gerar empregos, se a fabricação de um DVD qualquer de 1.000.000 de unidade para à venda precisa de 100 funcionários para montar tudo, desde a mídia até a embalagem, com a piratária atuando em 50 % ele vai ter que despedir 50 funcionários e fabricar apenas 500.000 exemplares... e isso também significa menos impostos para o governo... por outro lado, a pirataria do jeito que funciona hoje, com um monte de brasileiros morrendo de fome, muito mais do que aqueles 50 que foram despedidos, vão fabricar e distribuir DVDs a preço muito mais baixo e vai gerar o arroz e feijão nosso de cada dia para milhares de mortas-fome que atuam nessa área... isso é emprego informal...

    Então, para reduzir, a pirataria NÃO gera desemprego, pelo menos da maneira que eles querem dizer... gera desemprego formal (alguns) e gera emprego informal (milhares)...

    Quero deixar bem claro que não estou defendendo a pirataria... é uma atividade ilegal porque existem leis que a tratam assim, em proteção ao direito do detentor da obra e por gerar impostos para o governo... além de divisas serem consumidas em transferências entre distribuidoras filial/matriz... mas, é um direito delas, oferecer um produto e compra quem quer... a pirataria acaba com parte da farra delas e do governo... e alimenta muita gente que se sujeita a ganhar hoje uns trocados e amanhã ter seus produtos apreendidos e responder processos...

    É também interessante colocar que o empregado informal, quando fica doente ou quando precisa de escola para os seus filhos, concorre com os recursos colocados à disposição pelo estado para, em princípio, aqueles que pagam impostos em atividade formal... se todos tivessem um emprego formal, pagassem seus impostos, nada fosse desviado, então teríamos melhores condições de vida para todos... é assim que funciona o capitalismo...

    Nos finalmentes... ... ... CD e DVD pirata estragam os players tanto quanto os originais... nada além, nada aquém...

    ResponderExcluir
  8. Essa conversa de que DVD gravado (nem todo DVD gravado é pirata) é uma conversa hipócrita gerada pelas gravadoras e demais interessados para coibir a pirataria.

    Como o estagiario, não estou aqui defendendo pirataria, pois, como foi mencionado, existem leis que tornam isso crime. Porém não existe nenhuma lei para limitar os ganhos das gravadoras, ou seja, se eles colocarem um show ou um filme por 200,00 R$ não tem nada que proiba, você vai lá e compra se quiser. Mas sou do lado da verdade.

    O problema é que, para assustar as pessoas que poderiam comprar dvd pirata ao invés do original eles inventam essas conversas que dvd gravado estraga o leitor. Interessante mas a maioria dos players de mesa já vem com a especificação de serem compatíveis com tais mídias. Porém no afã de maximizar seus lucros eles inventam essas coisas, como também a um tempo atrás inventavam que produtos vindo do Paraguai era de qualidade inferior.

    No entanto quem entende de hardware sabe que os produtos vendidos lá no Paraguai vem das mesmas fábricas que os vendidos aqui, tem falsificação, sim, mas nem tudo é falso.

    Mais um vez digo que não estou defendendo pirataria, como também não defendo contrabando, mas se forem pegar ao pé da lei, baixar MP3 é pirataria, baixar filme da internet é pirataria, gravar um cd de música locado é pirataria, gravar uma fita K7 a partir de um cd de música é pirataria, tocar músicas em festas sem consentimento da produtora é crime. Se as gravadoras e produtoras tivessem um olho menor, poderiam baixar seus gordos lucros e vender por menos, aí sim acabaria com a pirataria, pois todos iriam comprar um original do que um pirata mal gravado.

    E como o colega estagiario falou, a alegação que gera desemprego é meio duvidosa, pois as máquinas que gravam DV's gravam 100, 200, 1000, 100000 discos sem ter que aumentar os empregados, podem aumentar ou diminuri mas não na mesma proporção dos discos produzidos. As locadoras também não perdem porque o pirata vai numa, retira pra gravar pra ele. E quem compra pirata muitas vezes é quem não tem dinheiro para comprar um original. e se a pessoa está a fim de ver um filme apenas ele vai na locadora e não compra, mesmo de um pirata.
    Eu por exemplo, comprei vários originais que estavam em promoção porque o preço estava bom e eu não ía compram pirata com menor qualidade, e isso depois de ter visto na locadora.

    Porém as locadoras fazem o jogo sujo das produtoras, porque não tem lei que proíba de inventarem mentiras e enganarem a opinião do público.

    Então players de mesa não estragam com dvd's gravados, um dia irão estragar mas é do uso, da mesma maneira que com dvd's originais.

    ResponderExcluir
  9. mas é questão cultural,o povo tem dinheiro pra comprar cachaça,sair todo fim de semana,mas pra comprar produtos originais e valorizar o trabalho de quem os produziu não tem dinheiro!

    E o DVD e CD originais sao caros por causa da pirataria!

    ResponderExcluir
  10. Quem quebra o mercado formal não é o concorrente informal, não, são os absurdos de impostos dos governos federal, estadual e municipal, que ao arrecadarem esses inpostos desviam grande parte deles pra onde bem querem. E depois ficam a procurar uma mínima de falha no pobre comerciante ou no grande pra aplicar as famigeradas multas. É uma verdadeira perseguição em cima de quem trabalha direito. ASSIM NINGUÉM AGUENTA MESMO, NÉ?

    ResponderExcluir
  11. Vamos raciocinar um pouco: Pra quem acha que os camelôs quebram esse tipo de comércio, temos que levar em conta o perfil do consumidor. Há não muito tempo atrás, até pra se alugar um filme em algumas locadoras era uma verdadeira burocracia, era um luxo que só quem era de certo status tinha acesso fácil, pobre não tinha. Um atendimento diferenciado. Às vezes, comprar um videocassete e depois um dvd player naqueles tempos era mais fácil que alugar um filme. Comprar nem se fala, ainda hoje os DVDs são o olho da cara! Com o advento da internet, ou dos camelôs, isso não deveria atingir o comércio, afinal, só uma classe usufrui desse lazer hoje muito acessível a ela, coisa que no passado lhe era negada.

    ResponderExcluir
  12. Estagiario,

    Locadoras e distribuidoras de DVD podem somente dizer que estraga... mas são mentirosas, tentando enganar o pessoal... se elas falassem que a pirataria é crime, que o detentor dos direitos autorais (geralmente empresas estrangeiras) deixam de ter fabulosos lucros para abastecer suas respectivas matrizes no exterior, que a qualidade do DVD original é ligeiramente melhor do que os DVD cópias (mas que a vista da gente dificilmente vai perceber), tudo bem... eu daria nota 10 para elas... mas falar mentira, fazendo o jogo do adversário, minha nota é zero... na locadora que eu pego DVD tinha um cartaz semelhante... eu abri uma discusão no dia e hora que a loja estava bem cheia, propositalmente (sou maquiavélico mesmo)... o cartaz sumiu...

    Quanto a gerar empregos, se a fabricação de um DVD qualquer de 1.000.000 de unidade para à venda precisa de 100 funcionários para montar tudo, desde a mídia até a embalagem, com a piratária atuando em 50 % ele vai ter que despedir 50 funcionários e fabricar apenas 500.000 exemplares... e isso também significa menos impostos para o governo... por outro lado, a pirataria do jeito que funciona hoje, com um monte de brasileiros morrendo de fome, muito mais do que aqueles 50 que foram despedidos, vão fabricar e distribuir DVDs a preço muito mais baixo e vai gerar o arroz e feijão nosso de cada dia para milhares de mortas-fome que atuam nessa área... isso é emprego informal...

    Então, para reduzir, a pirataria NÃO gera desemprego, pelo menos da maneira que eles querem dizer... gera desemprego formal (alguns) e gera emprego informal (milhares)...

    Quero deixar bem claro que não estou defendendo a pirataria... é uma atividade ilegal porque existem leis que a tratam assim, em proteção ao direito do detentor da obra e por gerar impostos para o governo... além de divisas serem consumidas em transferências entre distribuidoras filial/matriz... mas, é um direito delas, oferecer um produto e compra quem quer... a pirataria acaba com parte da farra delas e do governo... e alimenta muita gente que se sujeita a ganhar hoje uns trocados e amanhã ter seus produtos apreendidos e responder processos...

    É também interessante colocar que o empregado informal, quando fica doente ou quando precisa de escola para os seus filhos, concorre com os recursos colocados à disposição pelo estado para, em princípio, aqueles que pagam impostos em atividade formal... se todos tivessem um emprego formal, pagassem seus impostos, nada fosse desviado, então teríamos melhores condições de vida para todos... é assim que funciona o capitalismo...

    Nos finalmentes... ... ... CD e DVD pirata estragam os players tanto quanto os originais... nada além, nada aquém...

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...