Porto de Luís Correia.
Dos 200 metros de ampliação do cáis do porto de Luis correia, mais de 50% já está pronto restando apenas a colocação de estacas dos últimos 25 metros, além das vigas e o concreto. O jornalismo do proparnaiba.com esteve na manhã desta sexta, 19 na obra e pode constatar dentre outros itens que o cronograma estabelecido pelo consórcio Staff e Paulo Brígido está dentro do esperado.
63 homens trabalham de 7:30 às 17hs nessa etapa que deverá ter sua conclusão em junho do próximo ano, pois, após ampliação dos 200 metros, a obra sofrerá um alargamento passando de 10 para 16 metros. Durante nossa reportagem observamos, entretanto, que ainda existem algumas pendências no porto de Luis correia. Dentre elas, a área que servirá de retroporto (local onde ficam estocados materiais diversos e containers) e que encontra-se povoada já com diversas residências que, segundo informações, invadiram a área.
A via de ligação do retroporto com o porto está, aos poucos, sendo tomada pelas dunas que avançam incessantemente. “Já retiramos areia dali várias vezes e, amanhã mesmo, está vindo uma máquina para retirar de novo, porque atrapalha o deslocamento dos caminhões de carga e descarga da obra”, acrescentou George Zeferino.
Após a conclusão do cáis, a área para atracamento dos navios deverá ser dragada, aumentando sua profundidade que está entre 4 e 5 metros para 12,5. A parte que antecede o novo cais em direção ao mar e que, encontra-se em aberto, será aterrada para servir de manobra e locomoção das máquinas de carga e descarga dos navios. Para a realização destas duas obras o governo ainda abrirá licitações, entretanto, o estudo de impacto ambiental, segundo George Zeferino, já está sendo providenciado.
Ainda segundo George, quando estiver operacionalizando, o porto de Luis correia terá capacidade para receber navios de até 70 mil toneladas e que, atualmente, 80% dos navios de carga e descarga que percorrem a malha brasileira trabalham com esse peso. “Será muito vantajoso esse porto aqui, aliás ele é muito estratégico realmente, uma vez que ele se encontra entre dois grandes portos e de frente para a Europa”, concluiu.
George recebeu nossa equipe gravou com exclusividade apresentando o andamento da obra e os próximos passos.
Informações e entrevista de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com
Imagens e fotos de Cesar Vieira para o Proparnaiba.com
Edição Dora Rodrigues
Também espero que este posto nao se demore, porque nascí em parnaíba,fui adolescente e ja tô velho e esse posto nao fica pronto tenho medo de morrer e nao ver o final desta obra que acredito ser de suma importancia para a cidade.
ResponderExcluirPORTO E NAO POSTO, PELO AMOR DE DEUS.
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