18 de nov. de 2010

Acadêmicos de História da Uespi reivindicam a restauração do prédio da Caixeiral

Escola de Comércio União Caixeiral
Os acadêmicos do curso de História da Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba realizaram hoje (17.11) pela manhã, uma reunião na UESPI, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, com todos os universitários do Curso para discutir a situação do prédio onde funcionou a Escola Comercial União Caixeiral. Um dos objetivos da reunião é a possibilidade de acontecer uma manifestação dos alunos, para que as autoridades competentes façam algo para que o prédio seja restaurado.

A Caixeiral, como é mais conhecida, está engendrada no cotidiano parnaibano, desde a segunda década do século XX, como fonte geradora de fatos e discursos ideológicos de formação da sociedade e produção de uma cultura escolar, que dialoga intimamente com processos de sociabilidade que associa práticas discursivas, representações sociais, memórias e os processos educativos, retratando a protagonização do ideário de cento e vinte e dois rapazes, vinculados às atividades comerciais dos caixeiros viajantes que fundaram no dia 28 de abril de 1918, momento de intenso desenvolvimento local, a Sociedade Civil, União Caixeiral, na cidade de Parnaíba que figurava como pólo dos negócios piauienses, por meio de seu porto marítimo onde eram feitas exportações para o centro sul do país e exterior.
Fonte: Jornal da Parnaíba
Edição Blog do Pessoa

10 comentários:

  1. Segundo o ex-proprietário, há um processo em tramite no fórum Salmon Lustosa, movido pelo francês(resindente na França) que seria o verdadeiro dono(Financiador e Sócio majoritário), através do seu procurador brasileiro residente em Parnaíba, impetrado contra um outro francês, este residente em Parnaíba, que teria algo em torno de 3% no valor bem em questão.
    O citado teria se apropriado ilegalmente dos bens, causa esta do processo em tramitação, gerando o impecílio da preservação.

    ResponderExcluir
  2. SEGUNDO TESTEMUNHAS, A CAUSA DO PROBLEMA DA CAIXERAL, TERIA PASSAGEM PELA POLÍCIA, ENQUADRADO NA LEI MARIA DA PENHA, POR ESPACAMENTO A MULHER E LIBERTO APÓS O PAGAMENTO DE FIANÇA, ESTE EPISÓDIO TERIA ACONTECIDO POUCO ANTES DA COPA DO MUNDO.
    ABRE OS OLHOS PARNAÍBA !!!!

    ResponderExcluir
  3. A Parnaiba precisa de disso.

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/empreendedorismo-e-disciplina-obrigatoria-em-escola-de-sc.html

    ResponderExcluir
  4. Edição do dia 16/11/2010

    16/11/2010 13h26 - Atualizado em 16/11/2010 14h01
    Empreendedorismo é disciplina obrigatória em escola de SC
    Como se tornar dono do próprio negócio é lição que se aprende há cinco anos nas salas de aula da Escola Modelo de Rio do Sul, cidade com 60 mil habitantes. Outra escola igual está a caminho.

    Ricardo Von Dorff Rio do Sul, SC
    imprimir

    A primeira lição é a de que o empreendedorismo começa em casa, com a elaboração do orçamento familiar. Famílias são como empresas, têm receitas e despesas. E é preciso sobrar dinheiro no fim do mês para haver segurança no futuro.

    “Você não é rico com o que ganha, mas sim com o que poupa”, alerta o professor.

    Este só o primeiro passo. Marketing, análise de mercado, plano de negócios, planejamento estratégico. Todo esse conhecimento ajuda os alunos na criação de empresas virtuais. Elas ganham cartazes e maquetes. São apresentadas em público e avaliadas por um júri da comunidade que inclui empresários.

    “Naquela época, naquele tempo não existia esse treinamento, essa preocupação em ensinar às pessoas a empreender. Tenho certeza que essas crianças que estão recebendo esse embasamento é que farão a grande transformação que o Brasil precisa”, declara Ourival Seola, empresário.
    saiba mais

    * Encontre outras dicas e exemplos de empreendedorismo no Brasil

    Para os educadores, o ensino do empreendedorismo não visa, necessariamente, a formação de empresários. "A idéia é criar pessoas criativas, proativas e inovadoras no mercado de trabalho", diz Adriana Bonaldo, professora de empreendedorismo.

    Em Rio do Sul, a educação empreendedora está ligada à experiência do primeiro emprego. Mais de 500 jovens já foram beneficiados. Brian faz estágio em uma loja de instrumentos musicais. Jordan, em um laboratório fotográfico.

    "Para mim, é muito interressante porque eu tô tendo a primeira vivência o primeiro emprego, então tô um passo a frente dos outros", declara Jordan Oliveira de Paula, 14 anos.

    "Eu tô achando muito legal, porque a gente já começa a ver como é que é o mercado de trabalho", comenta Brian Klug, 14 ano.

    Luana, aos 15 anos, já faz parte dele. Agora é recreadora de crianças e com o salário quer empreender um sonho: ajudar a avó a construir uma casa. "É muito bom porque, além de estar ajudando meus avós eu tô me fazendo bem, porque esse é um sonho deles e então acaba sendo um sonho pra mim também", diz Luana Fagundes, 15 anos.

    ResponderExcluir
  5. A primeira lição é a de que o empreendedorismo começa em casa, com a elaboração do orçamento familiar. Famílias são como empresas, têm receitas e despesas. E é preciso sobrar dinheiro no fim do mês para haver segurança no futuro.

    “Você não é rico com o que ganha, mas sim com o que poupa”, alerta o professor.

    Este só o primeiro passo. Marketing, análise de mercado, plano de negócios, planejamento estratégico. Todo esse conhecimento ajuda os alunos na criação de empresas virtuais. Elas ganham cartazes e maquetes. São apresentadas em público e avaliadas por um júri da comunidade que inclui empresários.

    ResponderExcluir
  6. ENGRAÇADO ESTE POVO DA PARNAÍBA. TODOS FICAM QUERENDO VALORIZAÇÃO DO PRÉDIO DA CAIXEIRAL, MAS QUANDO O SR. GILBERTO ESCÓRCIO,QUE ERA O DONO DO PRÉDIO TAVA FALINDO NINGUÉM FOI LÁ DÁ UMA FORCINHA ,AJUDA FINANCEIRA TENTAR COLOCAR A ESCOLA PRA FRENTE, AGORA FICAM CHORANDO,NUNCA DERAM VALOR AS COISAS DA TERRA,SÓ SABEM É CRITICAR E TER INVEJA. O FRANCÊS VAI VOLTAR E VAI DEIXAR O PRÉDIO MARAVILHOSO LINDO E VALORIZADO, NO DIA QUE FOR RESOLVIDO O PROBLEMA NA JUSTIÇA. ENQUANTO ISSO BANDO DE COMENTARISTAS DEPREPARADOS VÃO ESTUDANDO PRA SABER DAS COISAS, PRA NÃO FICAR FAZENDO COMENTÁRIOS BOBOS SEM SABER DA VERDADE.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião esse prédio deveria ser desapropriado e nele instalado o Palácio da Ciadade. Ficariam alí funcionando o Gabienete do prefeito e as secretarias mais próximas a ele, o restante das secretaria continuariam no Centro Administrativo.
    Vamos lá prefeito adote essa idéia.
    João Victor Aguiar de Medeiros

    ResponderExcluir
  8. A MAIOR CULPA DISSO TUDO É A LENTIDÃO DA JUSTIÇA DE PARNAÍBA, POR NÃO JULGAR O POCESSO DE UM FRANCÊS CONTRA O OUTRO. SE BEM QUE ESSE FRANCÊS QUE MORA AQUI, JÁ É BEM CONHECIDO POR SUAS MAZELAS E NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE.
    É TOTALMENTE DESCREDIBILIZADO POR SEUS ESCÂNDALOS, UM FANFARRÃO FINGIDO QUE VOLTA E MEIA ESTÁ SENDO PROCESSADO OU MESMO ENTRANDO EM BOCA QUENTE.

    ResponderExcluir
  9. Ha gente boa e gente ruim em todo o lugar.

    Sim, isso e culpa da justica parnaiba pq ela nao acelera o caso.

    Se a caixeiral cair por essa demora, nao teremos como levanta-la, nao e verdade.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com a opinião do João Victor Aguiar de Negreiros, o Prefeito devia despropriar o prédio e instalar o Palácio da Cidade. Ficariam funcinando no Palácio da Cidade o Gabinete do Prefeiro e as assessorias ligadas mais diretamente ao Gabinete. Poderiam também ser feito um Salão Nobre para eventos da Municipalidade. Acho mesmo que o Prefeito poderia ajudar dessa forma.
    Luiz

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...