25 de out. de 2010

Tabuleiros Litoraneos: 15 toneladas de acerola exportadas diariamente

O engenheiro agronomo e irrigante Josenilto Lacerda foi o entrevistado do FLAGRANTE na manhã desta segunda feira. Josenilto faz parte do grupo de irrigantes que ajudam exportar diariamente cerca de 15 toneladas de acerola dia. Ele também é o primeiro produtor do país a produzir engarrafada cajuina organica. Veja no video.
Por Carlson Pessoa

5 comentários:

  1. Prof. Valdinar (agronomia/UESPI/Parnaíbaterça-feira, 26 de outubro de 2010 às 09:23:00 BRST

    Prezado blogueiro!!! Esse sim é o verdadeiro AGRONEGÓCIO, onde produtores estão ganhando dinheiro com a exploração agrícola, preservando a qualidade do solo e ambiental, com satisfação social e gerando emprego para nossa gente do Piauí.Diferentemente do que acontece no Sul do Estado, onde meia dúzia de produtores de outros estados (MG,RS,SP...)estão acabando com o nosso Cerrado e têm de 4 a 5 empregos em áreas muito grandes, sem qualquer manejo agricola sustentável, apenas exploratório. Cheguei em Parnaiba para lecionar na UESPI em 2003 no curso de Agronomia e desde então venho acompanhando as dificuldades e o progresso dos produtores do DITALPI em produzir, mas pensando na qualidade ambiental.Inclusive temos vários trabalhos cientificos de nossos discentes, monográfias e até a minha tese de Doutorado foi obtida com dados dos produtores do DITALPI, o qual comprovamos as alterações na qualidade do solo pelo cultivo da acerola, coco e goiaba no sistema orgânico. Parabens pela matéria e isso SIM!! É o VERDADEIRO AGRONEGÓCIO QUE DEVE SER PRATICADO PELAS PROPRIEDADES OU EMPREENDIMENTOS AGRÍCOLAS DE NOSSO ESTADO!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizá-lo, também pela entrevista. O Piauí precisa do Agronegócio e este trabalho é realizado, efetivamente, aqui nos Tabuleiros Litorâneos. Porém, eu acho que ainda estamos perdendo dinheiro por não termos uma indústria de beneficiamento da acerola.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O que o professor falou esta mais que correto. Eu temo pelo fim do rio Parnaiba. Eu nasci e cresci em Parnaiba, mas viajei o Piaui de norte a sul. O mundo de olho no cerrado inclusive os nossos estado vizinhos, so que existe um grande problema chamado DESERTIFICACAO (monocultura da soja) e aterramento do rio Parnaiba. Se o nosso rio for aterrado sera uma calamidade para todos do piaui e parte do Maranhao.

    **********************************
    Outra pergunta, queria saber quando e que havera uma reuniao entre SEBRAE,FIEPI, prefeitura de parnaiba ( turismo e agricultura) , governo do estado, UESPI, FAP, DITALPI, UFPI, governo do estado e associacao do setor turistico de parnaiba e regiao para discutir sobrea o funcionamento do aeroporto.

    Essa aeroporto custou caro aos cofres publico e de maneira alguma pode ficar parado. Existem diversas coisas que sao transportadas por aviao alem de pessoas. Entao ta mais que nao hora desse pessoal comecar a se reunir discutir, elaborar projetos.

    ******************************

    ResponderExcluir
  4. Esse pirarucu e tao famoso que tenho vontade de experimentar. Onde posso comprar um kg desse peixe? Tem algum especial que leva carne de pirarucu?

    ResponderExcluir
  5. Prof. Valdimar e possivel plantar algodao colorido em nossa regiao ja que temos uma baixa altitude?

    Como recebemos turistas de todas as partes do mundo e ao mesmo tempo temos muita gente que trabalha na agriculuta familiar.

    Sera que nao seria possivel fazer experimentos com esse tipo de algodao para gerar empregos tanto no campo quanto na cidade com um produto ecologicamento correto?

    A barragem algodoes por exemplo, seria um local excelente para o experimento. Que provocou uma calamidade num povoado aqui perto de nos. Ou senao, Pedro II com sua elevada altitude.

    Aqui na Parnaiba acho que o SENAI oferece cursos de confeccoes. Sera que e possivel a UESPI desenvolver uma pesquisa sobre esse tipo de algodao aqui??

    http://www.youtube.com/watch?v=AEHzGSflHzs

    http://www.youtube.com/watch?v=Yjdcan-LRUA&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=mDlAoc5SqZE&NR=1

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...