A passagem da candidata a presidente da República Dilma Roussef (PT) pelo Piauí foi marcada mesmo pela pegunta feita pelo jornalista Efrém Ribeiro, do jornal Meio Norte, que a questionou se ela é ou não hoossexual. O assuntou rendeu e ganhou repercussão nacional.
É que a pergunta de Efrém irritou Dilma. Ela não quis responder o questionamento do repórter piauiense e disse apenas que "é mãe e avó". Efrém Ribeiro falou ao 180graus sobre a pergunta feita sobre a sexualidade da presidenciável em entrevista por telefone nesta quinta-feira (14/10).
O jornalista disse que a indagação foi feita dentro de um contexto. “Se estivesse tratando sobre economia, jamais teria feito tal questionamento”, disse ele. Efrém Ribeiro foi criticado por jornalistas, mas garante que não houve qualquer reclamação por parte de diretores e editores do Sistema de Comunicação Meio Norte. Admite, no entanto, que a editora do jornal “O Globo”, jornal carioca que presta trabalho como correspondente, não gostou da pergunta.
Leia a entrevista:
180graus – Você foi suspenso ou advertido pela direção da sua empresa por ter perguntado se a presidenciável Dilma Roussef é homossexual?
Efrém Ribeiro – Não 'doutor'. Por que eu deveria pegar suspensão? Eu estou é no Meio Norte, não é no 180graus, que eram os tempos em que eu apanhava... (risos)
180graus – Houve alguma reclamação por parte da direção, dos editores?
Efrém Ribeiro – Não, de modo algum, não teve reclamação nenhuma. Eu fui designado, inclusive, para continuar cobrindo a visita do Lula na manhã de hoje (quinta-feira).
180graus – E do “O Globo”, teve alguma reclamação?
Efrém Ribeiro – Sim. A editora não gostou. Ela estava fazendo a matéria comigo, ao meu lado, mas depois ela entendeu que esse é papel da imprensa. O de perguntar!
180graus – Ela não gostou por que prejudica a Dilma?
Efrém Ribeiro – Não. Ela não gostou porque entende que não é uma pergunta interessante para a escolha do presidente da República. Ela acha que isso não tem revelância para a disputa presidencial.
180graus – Então por que você decidiu fazer a pergunta?
Efrém Ribeiro – Por causa do contexto. Ela estava falando sobre a carta que vai assinar sobre o aborto, estava tratando sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Só estavam discutindo isso, se eu estivesse numa entrevista sobre economia, eu não ia perguntar isso nunca. Se tivesse numa entrevista sobre meio ambiente, eu não faria essa pergunta. Estávamos falando sobre sexualidade, então eu perguntei. Para contextualizar a pergunta.
180graus – Como você reage às críticas dos seus colegas jornalistas?
Efrém Ribeiro – Não vejo assim. Pelo contrário. Tem muita gente me ligando. Todos estão dizendo que gostaram da minha intervenção. Mas ainda não vi email. Mas tem muita gente elogiando no Twitter. Eu sigo apenas duas pessoas, então pode ser que haja críticas da parte de outros. Estou até vendo aqui na Internet alguém dizendo que sou mal educado, que só pergunto besteira. Mas...
180graus – Efrém, só para finalizar, pergunto: você é gay?
Efrém Ribeiro – Não. Não sou (risos)... Nunca tive vontade, não.
Edição: Allisson Paixao
Na vida, os verdadeiramente fortes são aqueles fortalecidos por si, são aqueles que mesmo diante dos grandes desafios da existência encontram forças intrínsecas para continuar enxergando a plenitude da vida.
ResponderExcluirMeus parabéns ao Jornalista Efrém Ribeiro.
Lamentável! Mais uma vez o Piauí é motivo de chacotas por iniciativas irresponsáveis de imbecís.
ResponderExcluirTalvez vc quisesse ganhar "unzinho por fora" de Serra fazendo essa pergunta, eu até entendo, mas, esse seu unzinho por fora, vai lhe custar muito caro. Vc envergonhou o Brasil, e, principalmente, o Nordeste. Sugiro que quando Serra for por ai vc pergunte se ele é gay. Combinado ?
ResponderExcluirExiste algum problema na Dilma ser gay?? Não? Então qual é o problema de perguntar se ela é gay?
ResponderExcluirA resposta é simples e direta: SIM ou NÃO.
A relevância da pergunta:
Se ela for gay, certamente será favorável à união homoafetiva, um dos relevantes debates políticos da campanha presidencial.
Pronto, simples assim.
O que não pode é um indivíduo ser GAY E TER VERGONHA DE ASSUMIR, se for esse o caso.
Porra Josef, sempre amirei suas ritias e comuntarios;mas desra vez vc posoi na bola bonita.Te achava inteligentissimo, mas agora...
ResponderExcluirA Dilma deveria ter enfiado a mão na cara deste imbecil.
ResponderExcluirEste Efren é uma bicha e os GLS se conhecem muito bem!
ResponderExcluirDizem que ela a Dilma uma namorado antiga que é do Sul do Piauí.
Quem sabe não teremos uma primeira do Piauí.
Vamos votar nela, na Dilma.
Se é Gay ou não ... não importa!
Viva a primeira dama do Piauí!
O BRASIL NÃO MERECE ISTO, SER GOVERNADO POR UMA GAYOSA. EXISTEM PESSOAS MELHORES PARA EXERCER ESTA FUNÇÃO. QUEREM NOS FAZER DE TROUXAS!
ResponderExcluirConcordo com a opinião do Senhor Anônimo de 5 de outubro de 2010 17:06. Pena que alguns comentaristas omitem o objetivo que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Além disso, recomendo ter menos tolerância em relação à corrupção, violência e impunidade e criar mais compreensão para com os relacionamentos genéricos entre os seres humanos.
ResponderExcluir