2 de out. de 2010

Começa a votação dos brasileiros no Japão


Pedro (dir.) e o sogro Nelson, os primeiros da fila (Foto: Ewerthon Tobace/G1)
A votação para presidente começou em clima de tranquilidade em Tóquio. Um total de 11.827 eleitores são esperados neste domingo (3) nas 35 seções instaladas em sete províncias japonesas. Somente em Tóquio estão  cadastradas cerca de 2.700 pessoas.
Pedro Hideo Miura, 39, e o sogro Nelson Tetuia, 64, eram os primeiros da fila. Eles chegaram às 6h na porta do Consulado-Geral do Brasil na capital japonesa. “Vim por obrigação, pois não tenho acompanhado as campanhas dos canditados a presidente”, confessa Pedro.
Os dois brasileiros fazem parte dos 11.827 eleitores no Japão que devem comparecer às urnas neste domingo para  votar.
Este ano, as eleições presidenciais estão sendo realizadas, além dos postos consulares, em cidades com grande concentração de brasileiros. O vice-cônsul Gustavo Henrique Sachs prevê um comparecimento significativo de eleitores. “Nosso número total de eleitores aptos a votar aumentou quase 12 vezes desde a eleição de 2006 (de cerca de 500 eleitores para quase 6 mil). Será a maior eleição de todos os tempos na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio”, reforça o diplomata.
Poderão votar fora do Brasil os eleitores que requereram a transferência do domicílio eleitoral para o país onde vivem. Dos 135.804.433 eleitores aptos a votar, 200.392 r requereram transferência do domicílio para os países onde vivem atualmente. Os eleitores que vivem no exterior só poderão votar para o cargo de presidente da República, apesar de as eleições deste ano serem também para governadores, senadores e deputados estaduais e federais.
Ewerthon Tobace, de Tóquio, especial para o G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...