24 de set. de 2010

Uespi isenta aluno doador de sangue eleva em 20% cotas para negros

Universidade anuncia a oferta de 3.580 vagas para cursos em Teresina e interior do Estado.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto Pereira da Silva, anunciou hoje (24) o aumento de 20% as cotas para negros e estudantes oriundos de escolas públicas no vestibular 2011. O edital do concurso foi lançado hoje com 3.580 vagas em Teresina e interior do Estado.

No último vestibular, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), destinou 10% das vagas para as cotas. Este ano, o concurso dobrou, devido à demanda no Estado. O presidente do Nucepe, Francisco Canindé, afirmou que este ano a diferença é que a Uespi separou o vestibular para o ensino convencional (regular), ensino a distância e período especial.

“Foi aumentado em 28% as vagas para o ensino regular para os 27 cursos ofertados pela Uespi”, disse Francisco Canindé.


Enem
Carlos Alberto informou ainda que vai abrir discussão com a sociedade e a comunidade universitária sobre a adesão da Uespi ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Inscrições
As inscrições para o vestibular da Uespi ficam abertas de 27 de setembro até 15 de outubro. As provas serão realizadas no período de 5 a 6 de dezembro. Três taxas serão cobradas. R$ 90,00 (alunos de escolas privadas), R$ 45,00 (alunos do ensino público) e R$ 27,00 (para alunos de escolas públicas do Estado).


Isenção
Os candidatos que são doadores de sangue e que estão no banco de doação de medula óssea ficarão isentos da taxa do vestibular. Não serão obrigados a pagar a inscrição os alunos que são beneficiários de programas sociais e portadores de deficiência.

Confira o EDITAL

3 comentários:

  1. Para estudantes da escola pública sou a favor, até pq o ensino destas instituições é lamentável, bem como alguns professores que não sabem nada.
    Para negro sou contra, pois creio que o fato do aluno ser negro não o faz inferior, porém, como isso tende a se elevar, passo a ser a favor de cotas para: Emos, Homosexuais, Gordinhos e principalmente para POLÍTICOS.

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  2. A cota não define o negro como inferior, ela corrobora aquilo que todos já sabem: A população no Brasil paga imposto pra classe média e alta estudar em instituições publicas de ensino superior - que é onde estão as vagas e os melhores cursos.
    As cotas tentam contornar este problema que é grave, mais ninguem fala nada.O retorno do imposto deveria servir a todos, nao somente a um grupo. Sem cotas, você não ve negros em cursos de odonto, medicina, enfermagem. direito.
    Essa semana o ministro da educação falou que a media de nota dos cotistas é melhor que dos nao cotistas. Não é falta de mérito e sim de oprtunidade, a cota da a oportunidade.EU SOU A FAVOR ATÉ DA COTA DE BAIRRO - SE HOUVESSE.

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  3. Os impostos são arrecadados nos produtos e serviços, ou seja, no cosumo no todo. Consequentemente as classes pobre e miserável, não geram mais impostos do que a média baixa e média alta, que consomem ao extremo. Já os verdadeiramente ricos não entram nesta briga, pois geralmente estudam no exterior.
    Contrariando seus argumentos vos digo, hoje são as classes média e alta que sustentam com seus impostos as classes pobre e miserável, através de alguns programas como: bolsa família, projovem e outros.
    Com relação direta as cotas, penso que o fato de usufruí-las já torna qualquer beneficiário inferior, independente de cor e raça, salvo exceção aos alunos de escolas públicas que deveriam ter pelo menos 60% de cotas na educação superior (são eles brancos, negros, pardos, mameluco, índios, católicos, evangélicos, homo, hetero, alto, baixo e outros), pela precariedade do ensino público. Estes sim, que sofrem com as negligências das péssimas polícas públicas e a omissão de professores incompetentes que são a maioria na rede pública de ensino.
    A oportunidade de vagas em vestibulares são iguais para todos, pois a sua cor não é solicitada na inscrição, com exceção dos especiais cotista é claro, NO VESTIBULAR PASSA QUEM ESTUDA. INDEPENDENTE DE COR, RAÇA E RELIGIÃO.

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