17 de set. de 2010

SENAI-PI promove fórum de Inovação













O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) realiza nos dias 16 e 17 de setembro, o 1º Fórum de Inovação da Indústria do Piauí. O evento de abertura aconteceu no auditório do 8º andar do prédio da FIEPI, em Teresina, com presenças de várias autoridades e representantes de instituições locais. De acordo com a organização, a idéia é fazer da inovação uma prioridade estratégica das empresas independentemente de seu porte e setor de atividade.

A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do Conselho do Departamento Regional do SENAI do Piauí, e da Federação das Indústrias (FIEPI), Antônio José de Moraes Souza. Logo após aconteceu a palestra: “Sistema de Gestão da Inovação para Geração de Benefícios para as Empresas”.

No segundo dia, às 8h30, a programação prossegue com o lançamento da Rede Piauiense de Extensão Tecnológica – Repet. Em seguida haverá uma Mesa Redonda sobre o Edital SENAI SESI de Inovação - como participar e apresentação de casos de sucessos. O moderador será o Gerente Executivo da Unidade de Inovação Tecnológica do Departamento Nacional do SENAI, Orlando Chapp Filho. Após essa atividade os participantes poderão fazer perguntas. A palestra, “O impacto da Inovação no Setor Produtivo” marca o encerramento do evento.

Para o diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Negri Pinheiro, essas iniciativas compreendem núcleos de inovação nas federações das indústrias, generalização das ações de suporte à inovação em curso nas associações setoriais, maior ênfase nos serviços técnicos e tecnológicos do SENAI, entre outras. “Inovar é transformar idéias em valor. Seu motor é o mercado: é um imperativo da concorrência”, afirmou.


A CNI entende que para fomentar a pesquisa e desenvolvimento empresarial é preciso ampliar o acesso a linhas de financiamento, promover incentivos fiscais à inovação e fortalecer a formação tecnológica no país, focando na capacitação de mão-de-obra e nos serviços oferecidos às empresas. Essas ações são necessárias, e devem ser intensificadas em relação às micro e pequenas empresas, que representam 99% do total das empresas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...