Prazo para inscrição de associações e fundações é de 45 dias
Antena_de_TV_DigitalBrasília - O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira, 3 de setembro, no Diário Oficial da União, aviso de habilitação para que 249 localidades do país possam receber rádios comunitárias. O prazo de inscrição vai até 17 de outubro. Nesse intervalo, as associações comunitárias interessadas em prestar o serviço deverão se inscrever e encaminhar os documentos à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Podem se habilitar associações e fundações comunitárias legalmente constituídas, com sede na região onde pretendem prestar o serviço. As entidades também devem efetuar o pagamento de uma taxa de cadastramento de R$ 20,00. Os formulários necessários para o cadastro estão no site www.mc.gov.br, no item “Rádio Comunitária”.
A Coordenadora de Serviços de Radiodifusão Comunitária do ministério, Sibela Portella, explica que pode ser aprovada mais de uma rádio para uma determinada região, desde que haja a distância de 4 km entre as antenas. Quando houver concorrência, o ministério pode propor uma associação entre as interessadas ou avaliar as manifestações de apoio apresentadas pelas comunidades, caso não se tenha um acordo”, afirma.
As rádios comunitárias somente podem ir ao ar após aprovação do Congresso Nacional. As portarias, depois da autorização do MC, vão ao Legislativo. No entanto, se depois de 90 dias o Congresso não deliberar sobre o tema, o ministério pode emitir uma licença de funcionamento provisória.
A rádio comunitária é uma emissora FM de baixa potência e cobertura restrita ao raio de 1 km a partir da antena transmissora. As rádios devem possuir uma programação diversificada aberta à expressão dos moradores da região atendida, sem nenhum tipo de censura.
Veja a lista das localidades abrangidas pelo aviso de habilitação:
Assunção do Piauí
Bertolínia
Caraúbas do Piauí
Dom Inocêncio
Flores do Piauí
Jaicós
José de Freitas
Lagoa do Piauí
Luís Correia
Madeiro
Milton Brandão
Monte Alegre do Piauí
Murici dos Portelas
Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora dos Remédios
São João do Arraial
São José do Divino
Simplício Mendes - Vila Morro dos Cavalos
Socorro do Piauí
Te r e s i n a
Pq o Piaui nao foi contemplado com nenhuma eolica? Sera que temos mais energia eletrica que o Ceara ou Santa Catarina. Quem precisa de quem?
ResponderExcluirO Piaui que precisa de energia eletrica para movimentar sua economia ou a energia eletrica que precisa do Piaui?
Vamos parar pensar um pouco?
Acho que e burrice do povo, que se preocupa tanto com a globo fazer piadinhas, mas nao se preocupa com coisas de grande importancia. Energia eletrica que atrae investimentos.
Parnaiba não tem moral pra ter se quer uma rádio?
ResponderExcluir