12 de set. de 2010

PESQUISA TV ANTENA 10/INSTITUTO 'HOUAISS': Wilsão 33%, JVC 29% e Silvio 28%


Saiu nova pesquisa eleitoral. Desta vez do Instituto 'Antonio Houaiss' e foi encomendada pela 'TV Antena 10'. A pesquisa eleitoral estava impugnada após pedido junto à Justiça Eleitoral em ação movida pela assessoria jurídica da coligação 'A Força do Povo', encabeçada pelo candidato a governador Silvio Mendes (PSDB).

O diretor-presidente do Instituto 'Antonio Houaiss' Francisco de Paula Leite disse que o problema se devia a uma falha no questionário, que constava o nome da candidata a governadora Lourdes Melo (PCO). Mas o problema foi sanado, garante ele, e a pesquisa está pronta para ser divulgada. O diretor de jornalismo da TV Antena 10 Pedro Alcântara informou ao 180graus que a pesquisa vai ser veiculada na programação da emissora na próxima segunda-feira (13/09).

OS NÚMEROS
O candidato a reeleição, governador Wilson Martins (PSB) continua na liderança com 33% das intenções de votos. Em segundo lugar está o senador João Vicente Claudino (PTB) com 29,4%. O ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes está em terceiro lugar com 28,6%. Mais atrás, com menos de 1% das intenções de votos estão Teresa Brito (PV) com 0,7% e os demais, Pastor Macedo (PMN), Romualdo Brasil (PSOL) e Geraldo Carvalho (PSTU) empatados com 0,1%. Major Avelar (PSL) não pontuou. Os indecisos somam 8,1%.

FICHA TÉCNICA
O levantamento foi feito entre os dias 2 a 4 de setembro e ouviu 1.358 eleitores de municípios de todas as regiões do Piauí. A margem de erro é de 2,8%, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número 25055/2010 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). É uma amostragem não aleatóri, feita por cotas de sexo, escolaridade, renda do chefe de família e idade. Entrevistas domiciliares e individuais nos municípios pesquisados por mesorregião homogênea do IBGE.

6 comentários:

  1. As pesquisas no Brasil perderam credibilidade. Não pelos resultados finais, mas pelo modo como são manipuladas, com o objetivo explícito de INDUZIR resultados. A tática do vira-virou JÁ FICOU MANJADA. Este artifício deve ser proibido nas próximas eleições. Caso contrário estaremos vivendo numa DEMOCRACIA de araque.

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  2. CONCORDO COM VC ARY, A CADA DIA SURGE UMA NOVA PESQUISA E AS VEZES MAIS DE UMA EM INTERVALO POUQUÍSSIMO DE TEMPO, NÃO ACREDITO QUE O POVO DO PIAUÍ SEJA TÃO INDECISO A ESTE PONTO, ACHO QUE ESSES INSTITUTOS DEVERIAM PENSAR PRIMEIRAMENTE EM REALIZAR UM TRABALHO SÉRIO E MAIS RESPEITO A NÓS PIAUIENSES. OBRIGADO.

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  3. Estamos em consenso com a constatação de Senhor Ary. As pesquisas eleitorais no Brasil têm perdido muita credibilidade nas últimas eleições, justamente porque os resultados geralmente vão de encontro aos interesses de quem encomenda (e paga) os institutos.

    Lembramos que as pesquisas já tiveram grande credibilidade no Brasil. O IBOPE, por exemplo, chegou a ser um referencial e sinônimo de pesquisa eleitoral, frases como: “Você deu IBOPE” ou ainda. "Tá com um IBOPE danado hem?”, surgiram naquela época. No entanto as pesquisas no Brasil involuiram e perderam credibilidade com o passar do tempo, quando passaram a ser manipuladas e utilizadas como propaganda e arma eleitoral. Hoje o IBOPE perdeu a sua credibilidade e não se diferencia mais dos outros institutos de pesquisas.

    Hoje em dia as pesquisas funcionam da seguinte forma: Quem paga as pesquisas geralmente tem resultados favoráveis ao seu candidato. Observamos duas táticas:
    1. Argumentum ad nauseam e a repetição incansável (ou ainda repetição nauseante). Uma idéia repetida suficientemente se torna verdade. Esta técnica funciona melhor quando o acesso a mídia é controlado pelo publicitário.

    2. EFEITO DOMINÓ e vitória inevitável em tentar convencer o eleitorado colaborar com uma ação "com a qual todos estão colaborando" ou "junte-se a nós". Essa técnica reforça o desejo natural das pessoas de estar ao lado vitorioso e visa a convencer o público que a apresentação política é a expressão de um movimento de massa irresistível e que é de seu interesse se juntar a ele. A "vitória inevitável" incita aqueles que ainda não aderiram a um projeto a fazê-lo, pois a vitória é certa. Os que já aderiram se sentem confortados com a idéia de que tomaram a decisão correta e apropriada. Estratégia sucessível frente a um povo pendente.

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  4. Será que todos os institutos de pesquisas estão mentindo? Infelizmente a maioria das pessoas não querem aceitar a derrota de seus candidatos.

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  5. Não adianta falar que as pesquisas são falsas.Silvio Mendes já perdeu.

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  6. engraçado... existem milhares de pesquisas e nao conheço ninguem que tenha sido entrevistado. São fantasmas? pq defuntos nao votam.

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