Secretária de Saúde de Parnaíba, médica Ilvante Beltrão.
A secretaria de saúde está descontando o dinheiro dos profissionais da classe de enfermagem, o que caracteriza uma perseguição aos mesmos, pois ainda que de férias muitos pegaram faltas. Por que os outros profissionais não tiveram faltas também, tem médico que só vai trabalhar duas ou três vezes na semana e consulta e vai embora. Por que os outros profissionais têm que trabalhar todos os dias de manhã e tarde, que lei é essa que privilegia uns e prejudicam outros.
A secretaria de saúde está descontando o dinheiro dos profissionais da classe de enfermagem, o que caracteriza uma perseguição aos mesmos, pois ainda que de férias muitos pegaram faltas. Por que os outros profissionais não tiveram faltas também, tem médico que só vai trabalhar duas ou três vezes na semana e consulta e vai embora. Por que os outros profissionais têm que trabalhar todos os dias de manhã e tarde, que lei é essa que privilegia uns e prejudicam outros.
Cuidado, será que o Ministério Público sabe disso? Agora ele talvez já saiba, será que os gestores não se lembram disso. Será que a verba do ministério da saúde ta pouca para benefício deles mesmos que agora têm que tirar do funcionário que trabalha o mês inteiro e tem suas contas para pagar com dificuldade.
Ao invés de perseguir, eles deveriam usar o dinheiro do Ministério da Saúde em melhorias para comunidade e não tirar o que é de direito da comunidade e do funcionário. Querem os postos abertos de manhã e tarde, mas essa carga horária não é exigida de todos os funcionários. De que adianta o posto aberto de manhã e de tarde se não tem médico, o médico só vai de manhã ou só vai à tarde e nem é todos os dias, e nem fica o turno todo. Os aparelhos estão sem manutenção há muito tempo, tem posto que não tem balança, não tem aerossol, não tem medicação e muito mais...
Precisamos sim de fiscalização, mas é do governo federal quanto aos gestores. O que o município faz com a verba que o governo federal manda para as unidades e melhoria da saúde do município?
Por Benta Silva
ÔÔ Bentinha você é 10! Gostei de ler esta materia. Se você fosse candidata a politica meu voto ja era seu...parabéns!
ResponderExcluirSó o que faltava mesmo! Vão trabalhar senhoras e senhores enfermeiros! Se querem ter as mesmas prerrogativas do médico, façam uma faculdade de medicina e mais 4 anos de residência!
ResponderExcluirQ lindo! quer dizer q os deuses médicos se acham!!!
ResponderExcluirse os senhores não conta do serviço, ou seja, só podem trabalhar 1 vez por semana e por 2 horas apenas, pq se formaram médicos? queriam ganhar sem trabalhar?
Essa benta silva é uma cara de pau quer ter os mesmo direito dos medicos tem gente que ñ se encherga mesmo.
ResponderExcluirPARA O IGNORANTE ANÔNIMO QUE ACHA QUE O ENFERMEIRO AO REINVIDICAR SEUS DIREITOS ESTA ERRADO SERIA MELHOR INFORMA-SE PARA COMENTAR...
ResponderExcluirAtribuições específicas do enfermeiro NO PSF
- Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para a continuidade da assistência prestada;
- Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecidos nos Programas do Ministério da Saúde e as Disposições legais da profissão;
- Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a USF;
- Executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto, e idoso;
- No nível de suas competência, executar assistência básica e ações de vigilância epidemiologica e sanitária;
- Realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na USF e, quando necessário, no domicílio;
- Realizar as atividades corretamente às áreas prioritárias de intervenção na Atenção Básica, definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 2001;
- Aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva;
- Organizar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas, como de hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, etc;
- Supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitário de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de sua funções.
ACHAM ISSO POUCO ? A PMP NÃO TEM NENHUM RESPEITO PELO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA TÃO POUCO COM OS PROFISSIONAIS ENFEMEIROS QUE SÃO PEÇAS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA, PHB TEM FALTA DE CORBERTURA DE PSF E NO ULTIMO CONCURSO ABRIRAM-SE 2 VAGAS PARA ENFERMEIROS UMA VERGONHA UMA PREFEITURA DESSA NÃO RESPEITAR ESSES PROFISSIONAIS. SE O MINISTÉRIO DA SAUDE VIER A FAZER UMA AUDITORIA AQUI EU TENHO É PENA!! DEVERIAM APRENDER COM O CEÁRA
É verdade que está acontecendo no município de Paraníba o benefício a alguns profissionais da área de saúde, como a Sra. Benta referiu.
ResponderExcluirA questão é saber o motivo que leva aos gestores terem essa atitude, tendo em vista que todos os profissionais devem ser tratados com igualdade.
"Faculdade", todos os profissionais de nível superior têm que fazer (na sua área, claro!), para terem o direito de ter seu registro no conselho da categoria e exercer a profissão. E residência médica, bem, nem todos têm. O que está em questão é a visível desvalorização aos profissionais não médicos. Os profissionais Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem trabalham SIM! Se é para cobrar carga horária, que seja cobrada de TODOS!! Se é para fiscalizar, que fiscalizem a TODOS, inclusive os que estão dentro da secretaria de saúde.
Reivindicar por melhorias salariais e uma estrutura física adequada na Unidade de Saúde e consequentemente melhorias para a comunidade não deveria ser motivo de perseguição, e sim motivo para diálogo e tentativas de uma boa administração.
Continuaremos com nossas reivindicações!
o que eu queria salientar é que os postos de saúde nem agua potavel tem pra ninguem beber alguns nem pra realizar procedimentos por ai vai e por que temos um grande rio de que leva o nome da cidade e se fosse importado?ha talvez esses descontos seja pra consertar os equipamentos em desusos por falta de manutençao!
ResponderExcluirOs trabalhadores da área de saúde de Parnaíba (enfermeiros, técnicos e auxiliares) deveriam ter muita cautela no momento de depositar total confiança naquela pessoa que escolhem para representá-los. O presidente de um sindicato de trabalhadores não pode jamais ser um empresário, proprietário de uma escola de formação na área de saúde, pois este vai estar sempre do lado do patrão, em solenidades e outros atos oficiais, defendendo os seus próprios interesses e da sua empresa.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, oh senhor(a) anônimo(a) de 24.09-18:53; o enfermeiro tem atribuições p/fazer tudo isso aí ?!Dê-se ao respeito,vcs não fazem nem metade disso.A gente chega no posto e vcs estão lá, iguais umas modelos de salto alto e jalaco bordado;nem olham p/cara da gente.Algumas de vcs nem sabem pegar uma veia,duvido q saibam passar uma sonda.Sei q passaram no vestibular e estudaram bastante,mas qd se formam só pensam no dinheiro, em comprar carro novo e sandális;não tem nenhum compromisso com o paciente.E isso toda a sociedade é sabedora.Só querem ter pose.
ResponderExcluiro imbecil anomino deve ser certamente um médico frustrado... médico que é médico vê um enfermeiro como parte fundamental da equipe é assim em todos os grandes centros de saúde ... certamente o anonimo dever ser um médico mediocre com formação em algum lugar de fazer vergonha. pq médico bom mesmo nem fica em parnaíba aqui só ficam os refugos...
ResponderExcluirEssas atribuições que O Sr (a) Anônimo postou em 24.09.10, às 19:05 eu posso garantir seguramente que se TODAS essas medidas fossem tomadas pela equipe dos enfermeiros, a ATENÇÃO BÁSICA do município de Parnaíba não estaria tão ruim como está.
ResponderExcluirNós da sociedade parnaibana só vemos esse pessoal reclamando, pedindo aumento salarial (apesar de já ganhar muito bem), e por último essa nova modalidade de reclamação (desconto salarial em decorrência das faltas, que POR LEI é permitido).
Eu acho que é muita discussão para um assunto tão pequeno, haja vista que as pessoas que não faltaram deveriam procurar sua chefia imediata e comunicar que no dia descontado estavam trabalhando e cobrar mais atenção por parte desta, para que erros futuros não venham a se repetir. Isso que vocês fazem, em expor a instituição de vocês, afirmando que estão sendo perseguidos é ridículo, desnecessário e só reflete negativamente perante a população, visto que QUEM NÃO TEM RESPEITO NEM PELO PRÓPRIO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE NÃO TERÁ RESPEITO PELO PACIENTE.
Ao Sr(a) Anônimo, em 24.09.10, às 18:53. "DEVERIAM APRENDER COM O CEÁRA". Então o que é que o(a) senhor(a) faz em Parnaíba, já que aqui é tão ruim? Fique à vontade, pois já dizia minha querida e amada mãe... "A porta da rua é a serventia da casa".
ResponderExcluirmedico é medico, enfermeiro é enfermeiro, ambos seres humanos protegidos pela constituição brasileira, agora o que não pode é essa secretariazinha se achar e privilegiar os medicos...por que será eimmmmm...ela é paraense...vcs ja escutaram o difado da paraense...procurem se informarem e ai saberam.........
ResponderExcluir