O Ibama divulgou nesta segunda-feira, 13, relatório da fiscalização e apreensão de animais silvestres na região de Parnaíba. Durante operação realizada nesse domingo(12), foram apreendidas 46 aves. Os pássaros estavam sendo comercializados em uma feira livre, na praça Santa Cecília, no bairro Pindorama. Os donos das aves fugiram do local.
AVES:
• Recongo (P. Decumanos): 01
• Currupião (Icterus jamacaii): 01
• Bigode (Sporophila lineola) : 21
• Galo de campina (Paroaria dominicana): 01
• Azulão (Cyandoxia missonii): 02
• Xexéu (Cacicus cela) : 13
• Marreca (D. Viduata): 02
• Coleiro (Sporophila caerulescens): 01
• Chico preto (Gnorimopsar chopi): 4
total: 46 espécimes
Após ação fiscalizatória, os espécimes foram encaminhados ao ESREG Parnaíba, onde receberam alimentação. Após triagem, foi realizada soltura imediata daqueles em condições de retorno a seu habitat. Os espécimes foram soltos conforme suas áreas de ocorrência na região.
Fonte: AZ
Caso periódico e impressionante: Na realizada “operação asas livres” na Praça Santa Cecília comandada pelo então gerente do IBAMA/PHB e atual vereador, lê-se no relatório na página 09, inciso 4.6 que efetivos de 11 fiscais e sete policiais (total: 18 efetivos) apreenderam 95 espécimes passeriformes no dia 15 de outubro de 2006, mas não conseguiram apreender e autuar um traficante! Por quê??? A pracinha é cercada de casas e só há quatro saídas!
ResponderExcluirQuesito: De 15 de outubro de 2006 até 12 de setembro de 2010 não houve comercialização de aves silvestres? Essa suposta operação fingida serve para o que e para quem?
O bigodinho (Sporophila lineola), também conhecido como estrelinha ou cigarrinha, é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Mede 11 cm de comprimento.
ResponderExcluirVivem em descampados, plantações e à beira de capoeira. É uma ave migratória no Espírito Santo e Paraná, aparecendo em dezembro para nidificar e sumindo em março e abril. No leste do Maranhão, aparece apenas de maio em diante. Observada no Piauí nidificando em maio. Também ocorre das Guianas e Venezuela à Bolívia, Paraguai e Argentina.
Fonte: Wikipédia.
Este comportamento (prender os animais) é: muito Idiota, muito primitivo, muito egoísta , etc. (em resumo).
IBAMA: Instituto Brasileiro de Matar Árvores e Aves.
ResponderExcluirAlô IBAMA, vamos negociar? Uma mão lava a outra! Que tal companheiro Fernando?
ResponderExcluir