A poluição sonora é, atualmente, um dos maiores motivos de reclamações da população ao Ministério Público. Em vários municípios, os promotores vêm atuando contra o problema, seja cobrando a atuação dos órgãos de controle, seja emitindo recomendações ou realizando termos de ajustamento de conduta com os poluidores.
Buscando conscientizar a população, o Ministério Público do Estado do Pernambuco lançou, neste mês de janeiro, uma Cartilha de Combate a Poluição Sonora. Além de passar informações sobre o problema, a cartilha conta a historia de "Silento", principal personagem das historias em quadrinhos que passa, de uma forma engraçada, as informações e tira as dúvidas a respeito da poluição sonora.
A cartilha pode ser solicitada através do e-mail caopmape@mp.pe.gov.br. Você pode visualizá-la pelo link http://www.mp.pe.gov.br/uploads/pRz2SUN60BKLnkUfg5nRtQ/cartilha_poluicao_sonora.pdf
Poluição sonora - Pouco importa se é manhã, tarde, noite ou madrugada. As leis sobre poluição sonora visam à proteção do sossego, do trabalho e da saúde, em qualquer que seja a hora.
Se o som ou ruído que você produz de algum modo alcança os ouvidos do seu vizinho, este é quem poderá dizer se isso é ou não aceitável.
Se existir, seguramente, espaço para um diálogo direto com o poluidor, esse deve ser o primeiro passo. Caso não haja resultado, procurar um dos órgãos de controle (polícias Militar e Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e órgãos municipais).
O som que você emite deve ser contido dentro do ambiente que pertence a você. Há soluções acústicas para todos os casos, muitas vezes a custo baixo.
A poluição será um crime quando afetar a saúde de alguém e será uma contravenção penal sempre que comprometer o trabalho ou o sossego das pessoas.
A poluição sonora, além de uma infração administrativa sujeita a multa também é considerada uma infração penal passível até de prisão em flagrante.
Por Josef Anton Daubmeier
Tai um lugar bom pra tu ir morar, psicotico, ha sera que agora nao vai nem mais ter o frevo?
ResponderExcluirOh! homem "pôde".....aff
ResponderExcluirEstamos na expectativa que os procuradores e promotores no Ministério Público do Estado do Piauí seguem imediato o bom exemplo dos colegas de Pernambuco, em benefício da saúde e paz publico das gerações atuais e futuras.
ResponderExcluirAnônimos, todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade.
ResponderExcluirESSE INFERNO DE CAMPANHA ELEITORAL, ESSES CARROS DE SOM COM PARÓDIAS DE MÁ QUALIDADE. ÊTA NÓS. VC TEM RAZÃO JOSEF.
ResponderExcluir