9 de ago. de 2010

LEITOR: "E ai?"

No estágio em que estamos não existe remédio além dos que já possuímos. Se você é a favor da violência ser comedida com mais violência, pare pra pensar que essa situação pode acabar fazendo vítimas inocentes, ou até mesmo você ou alguém próximo. Qualquer briga de vizinho viraria justificativa para sacar uma arma e matar um pai de família. Concordo com você que hoje é dificil encontrar um meio eficaz de punição, mas essa solução apresentada é um atentado a tudo em que você possa crer, desde nossa legislação, quanto a moral e os bons costumes. Não quero defender bandido, pelo contrário, no entanto, existem diversas pessoas que roubam por desespero, por estar numa situação insuportável e não vê outra saída mais rápida que essa. E aí? Porque você enfiaria uma bala na cabeça de um cidadão como esse? Para que a mulher do bandido e seus vários filhos virem estatística nas famílias em miséria? Beleza, menos um assaltante não é? Daí ele deixa 5 filhos na miséria que sem alternativas se tornarão mais 5 bandidos. E aí? Tem certeza que isso é solução? Tirar a vida de outras pessoas? Temos aversão à criminalidade, ok, mas naquele tipo de situação de desespero por exemplo você não sabe que é aquela pessoa, não sabe como ela está vivendo, não sabe que ela não faz aquilo por crueldade, porque não conhecemos sua realidade, pois estamos no conforto de nossas casas, com um computador bacana, com acesso a internet, sem se importar com a vida dos que vivem no nível mais baixo que o nosso. Para que diminua a violência temos que trabalhar sim é com a prevenção (educação/cultura/emprego/ambiente familiar tranquilo. Uso as palavras do Josef como exemplo perfeito: "Se as crianças vêem exemplos no berço da família ou afora, aprendem a experimentar;Se as crianças convivem com a hostilidade, aprendem a brigar e matar; Se nas crianças não são impostas limites, tudo proliferará como a realidade comprova". Violência gera mais violência. Veja bem esse caso do post e perceba que esse policial é tão bandido quanto esses que estão no chão sem sua vida. Reflita, você vai criar seus filhos ensinando-os que matar é o melhor remédio para a violência? Vai querer criar assassinos?

3 comentários:

  1. Meus parabéns ao Autor da matéria e ao Senhor Carlson que publicou.
    A questão trágica para a espécie humana parece-me ser saber se, e até que ponto, seu desenvolvimento cultural conseguirá dominar a perturbação de sua vida comunal causada pelo instinto humano de agressão e autodestruição. Talvez, precisamente com relação a isso, a época atual mereça um interesse especial. Os homens adquiriram sobre as forças da natureza um tal controle, que com sua ajuda não teriam dificuldades em se exterminarem uns aos outros, até o último homem. Sabem disso, e é daí que provém grande parte de sua atual inquietação, de sua infelicidade e de sua ansiedade. Agora só nos resta esperar que o outro dos dois "Poderes Celestes" ver o eterno Eros, desdobre suas forças para se afirmar na luta com seu não menos imortal adversário. Mas quem pode prever com que sucesso e com que resultado?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Josef! Bem, essas palavras foram meu comentário ao idealizador do post sobre o policial que assassinou os assaltantes, quando postei deu erro pelo tamanho. Que bom que ao menos foi recebido pelo moderador. Espero que minhas palavras ajudem essa pessoa a refletir.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...