22 de ago. de 2010

Ciclistas de Parnaíba: Pesadelo real

Bom dia Senhor Carlson.

Cumprimentando-o refiro-me do dia nacional do ciclista que também foi comemorado em Parnaíba no dia 19 de agosto de 2010 com um passeio pelas principais vias da cidade a partir das 19 horas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece:

Art. 103. O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos neste Código e em normas do CONTRAN.

CTB, Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Servimos uma foto obtida pelos jornalistas Gilson Brito e Iris Maria, publicado no Blog Acesso 343 na data de 20/08/2010 às 17h07min, e mais duas fotos de bicicletas que simbolizam o enorme atraso na evolução sociocultural.

Em interesse da sociedade pedimos publicar esta realidade com o objetivo de conscientizar os ciclistas, organizadores e patrocinadores de passeios ciclísticos e, principalmente, o poder público a cumprir seu dever consonante ao CTB, art.21º.

Por Josef Anton Daubmeier

5 comentários:

  1. Não tenho nada contra os ciclistas! Sei que a maioria deles usam as bicicletas como meio de transporte para irem trabalhar ou estudar! Mas o que se vê aqui em Parnaiba é um absurdo! Existem muitos ciclistas mal educados, que não respeitam as leis de trânsito,andam com bicicletas mal equipadas(sem freios por exemplo), andam na contramão, e muitos deles ficam andando no espaço que é reservado aos veículos automotores, ocupando o centro da pista, e assim provocam acidentes! E o pior Carlisson, é que quando a gente buzina para eles sairem da frente, eles simplesmente ignoram e até mesmo xingam os motoristas! E na maioria das vezes quando ocorrem acidentes envolvendo veículos automotores e bicicletas, eles querem rotular os condutores dos veículos como culpados pelo acidente! Um exemplo de via em que é difícil conviver com eles é a avenida Rosápolis! O que se vê lá é preocupante! Todos sabem que a pista é estreita, tem muitas imperfeições e buracos, animais soltos na pista, mas tem muitos desses ciclistas que ocupam toda a pista, tornando o ato de trafegar por alí ainda mais difícil!
    Acho que a prefeitura deveria investir na conscientização desse pessoal, para que eles aprendam a andar nas ruas da cidade com mais segurança não só para eles, mas também para os condutores dos veículos!

    ResponderExcluir
  2. Vejo isto como efeito da ausência de planejamento, programas educativos e da fiscalização pelo poder público que causa situações bizarras em toda esfera e parte da cidade.
    Ou são pessoas na administração sem habilitação técnica, nem capital intelectual que ocupam os cargos muito mais em busca de projeção pessoal em nome de um oportunismo barato com vistas a permanecer sob os “holofotes efêmeros”, do que se responsabilizar severo com o desenvolvimento ordenado da cidade e o bem estar social pacífico.

    ResponderExcluir
  3. Vi este passeio ciclístico e acho irresponsável organizar e permitir este evento noturno em que NENHUMA bicicleta teve os requisitos exigidos pelo CTB. A própria Guarda Municipal praticou apologia à desobediência ao CTB porque acompanhou o passeio noturno em lugar de interpor a sua autoridade de trânsito.

    ResponderExcluir
  4. Sem falar que aqui em Parnaiba eles agem mesmo como verdadeiros donos da rua! Ficam andando um ao lado do outro de dois em dois e às vezes atém mesmo de três e os motoristas precisam fazer manobras arriscadas para poder ultrapassá-los, correndo o risco de colidir com os outros veículos que vém na mão oposta. Isso não é só na av. Rosápolis como em outras ruas movimentadas de Parnaiba!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero saber por que o chefe da guarda municipal recebeu a medalha dos vereadores. Será para que ele fechar os olhos a não punir as autoridades infratores? Uma mão lava a outra, noé?

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...