NOTA DE REPÚDIO
A CB - Regional do Piauí com sua equipe da diocese de Parnaíba, tem primado nesses últimos 25 anos pela garantia dos direitos das populações vulneráveis e pessoas mais empobrecidas de nossa sociedade. Várias ações e processos de mobilização, de formação, reivindicatórios, de desenvolvimento local sustentável, de participação política e de controle social de políticas públicas vêm sendo desenvolvidos nas comunidades para alcançar esse fim. GARANTIA DE DIREITOS.
Nessa luta temos contado com um leque amplo de parcerias, principalmente a parceria solidária internacional. Boa parte dos recursos com os quais trabalhamos que dão sustentabilidade ás ações da REDE DA CÁRITAS chegam desses acordos solidários internacionais: Rede Cáritas Internacionales e outras entidades afins e também governo de outros países apóiam de forma substancial nossas ações (Suíça, Alemanha, França,Irlanda, Itália, Inglaterra, etc.)
A equipe Cáritas em Parnaíba conta principalmente com o apoio da Irlanda e da Itália, apoio esse que é feito de várias formas, tanto com recursos financeiros como de pessoal e serviço. Hoje a Cáritas de Parnaíba conta com uma parceria com a Itália através da entidade – FOCSIV, que consiste em envio de jovens voluntários que junto com a equipe Cáritas desenvolvem ações nas comunidades de Parnaíba (Vazantinha, Parque Estevão, Santa Isabel dentre outras).
Essas pessoas voluntárias se doam tanto em relação á vontade de ser uma pessoa entre nós, superando os limites culturais e lingüísticos, se esforçando para conviver de forma harmoniosa com nossa cultura e colocando seus saberes e dons á disposição das comunidades de nossa diocese. Assim acontece na comunidade Parque Estevão, onde realizamos hoje um processo de regularização fundiária que é uma ação do Projeto advocacia Popular, onde a Cáritas ajuda na organização comunitária prestando assessoria á questão da terra, do associativismo, geração de renda, cooperativismo e promovendo a dignidade no e para o trabalho.
Por tudo isso queremos aqui repudiar a ação do secretário de obras Publicas e defesa civil Antonio de Pádua dos Santos Mello da Prefeitura Municipal de Parnaíba que no último dia 02 de junho expulsou os voluntários italianos Luca e Aureliano (inclusive chamando a Policia) de uma reunião que trataria do Programa Bolsa Família com moradores/as da comunidade Parque Estevão,estes vem deste janeiro deste ano trabalhando com as famílias da comunidade.
Queremos expor a nossa indignação e nosso veemente repúdio da ação do senhor secretario, que demonstrou abuso de poder, preconceito contra organização de solidariedade internacional e desrespeito com a comunidade local.
Marcos Terto
Coordenador da equipe Cáritas Parnaíba
Av. Coronel Lucas s/n°
86 3322 2422
AUTORITARISMO DA DUPLA LITORÂNEA
ResponderExcluirZÉ CACHAÇA & NETO PORTARIA
É ação do secretário reflete também a face autoritária dessa administração municipal como um todo, ninguem pode falar, nem questionar.
É essa mesma administração que quer se perpetuar no poder.
Acho que esse secretariozinho devia ser perdoado, pelo ente imbecil que ele é. Não sabe ele que 4 anos passam tão rapidamente.
ResponderExcluirEstou com o secretário e não abro...
ResponderExcluirEste último xenófobo de 5 de Junho, 8:21, não entende o que é caridade, o que é se doar para ajudar o próximo, independente de fronteira. Secretário medíocre e opinião limitada deste indivíduo. Parabéns à Cáritas, infelizmente o Brasil ainda é pobre e toda ajuda internacional é bem vinda.
ResponderExcluirO Secretário demonstrou principalmente ignorância e despreparo. Lamentável esse tipo de episódio por agente público na segunda cidade do Estado e que quer se firmar como cidade turística.
ResponderExcluirO secretário é um palhaço. Idiota. Pensa ue é o quê? Muito imbecil um sujeito desse. Ah, se eu fosse da ONG, seu safado. E os policiais que ainda agiram, são tb uns merdas. Êta, povinho burro e incompetente.
ResponderExcluir