11 de jun. de 2010

Advogado do “Cobra” denuncia direção da Penitenciária de Parnaíba

Wendel Araújo de Oliveira, advogado de José Araújo Miranda, “O Cobra”, entrou com um pedido de providências ao Ministério Público Estadual, quanto a possíveis irregularidades por parte da direção da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina.

Em seu pedido, Dr. Wendel fala da reclamação de diversos presos quanto a torturas físicas e psicológicas, inclusive de seu cliente, José Maria Cobra. O advogado pede ao Ministério Público que faça uma visita surpresa ao presídio e confirme as informações.

Veja abaixo o pedido do Advogado Wendel Oliveira para providências na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, na íntegra:

Ilustríssimo Senhor Representante do Ministério Público do Estado do Piauí atuante junto a 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba-PI,

Moção: Pedido de Providências / Denúncia de Irregularidades.

Wendel Araújo de Oliveira, brasileiro, advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção do DF e PI, sob os n° 27669 e 5844 respectivamente, vem com o máximo respeito diante de Vossas Senhorias, aponta, denunciar e relatar várias irregularidades em face da Direção do Presídio Fontes Ibiapina ou Penitenciária Mista de Parnaíba, passando a expor os fatos na ordem que se segue:

1. É Comum a reclamação por parte de inúmeros detentos a prática de maus tratos e tortura psicológica no local e há ainda fortíssimos indícios de tortura física que deve ser rigorosamente apurado pelo Ministério Público. Há inclusive relatos de presos a este causídico de causar espanto, pois no estado democrático que vivemos em tempos de Constituição Cidadã que é a Carta Política de 1988 não se admite de forma alguma tal comportamento e anuência da Direção do Presídio e alguns agentes penitenciários que só poderão ser identificados após garantias de afastamento dos possíveis torturadores e de proteção a integridade física e moral dos detentos que estarão dispostos a falar.

2. Um caso exemplo é a quando os presos são apresentados à presença deste advogado observo que os mesmos são submetidos a procedimentos de castigo dolorido, tendo os punhos dobrados com força por alguns agentes para trás e as algemas são sempre colocadas muito apertadas às vezes causando até pequenas lesões.

3. Sabemos ainda de relatos de que os presos são sempre intimidados com tortura psicológica.

4. Todos os presos são obrigados, com ameaças, a andar sempre de cabeça baixa, olhando para o chão e chamando os agentes de "senhor". Quem não acata as ordens é atingido por socos e empurrões eainda é “marcado” para ser ainda mais maltratado do que o comum.

5. Ontem na audiência que tivemos de oitiva das testemunhas de defesa do processo que apura o envolvimento de alguns dos meus clientes em supostos crimes lá preso naquele presídio misto, tive espanto quando meu Cliente José Araújo Miranda, me relatou que preferia ficar a vida toda algemado ali sentado no auditório do SESI do quê voltar para a cela detriagem de que não sabe quando de lá vai sair.

6. Relatos ainda de que detentos não podem encostar na parede e quem desobedece é punido com insultos. E o pior é que os Agentes perguntam sempre, a cada condução ou agressão, se o preso gostou, e com medo, se ele diz sim, é novamente conduzido ou agredido de forma violenta, até dizer não, que é a resposta considerada certa pelos agentes, justificando que é isso que eles, presos, devem responder lá fora, aos advogados, promotores ou juízes, para não caracterizar maus tratos ou tortura psicológica.

7. Estou além de comunicando tais fatos aos ilustres membros deste brioso parquet Estadual, estarei reunindo-me com outros colegas advogados e estaremos estudando os tipos de ações judiciais que moveremos contra o Estado e contra particulares que estão a função deste último.

8. Esta Notícia de Irregularidade está além de informada ao Ministério Público Estadual do Piauí, Delegacia Especializada e à subseção local da OAB-PI, levarei até as últimas conseqüências, denunciarei inclusive em Brasília-DF a todos os órgãos de Cúpula da República que tratar sobre proteção aos Direitos Humanos e ainda a órgãos Internacionais de Proteção aos Direitos da Pessoa Humana.

9. Aciono e requeiro a Vossas Ilustradas pessoas representantes do Ministério Público Estadual, de forma surpresa para uma visita as instalações da Penitenciária Mista de Parnaíba, em especial a cela destinada a “triagem” onde se encontra preso meu cliente José Araújo Miranda, para uma constatação da ausência completa de condições mínimas de dignidade.

10. Acreditamos que os maus tratos atingem todos os presos do local. Em conversa com parentes de presos na porta do presídio na manhã desta quarta-feira dia 9, quando todos foram unânimes em denunciar uso abuso contra os detentos.

11. Esta Notícia/Denúncia de maus tratos e tortura psicológica só é possível porque este defensor árduo na missão do ministério privado que exerce não têm medo de represálias alguma por parte de quem quer que seja, ao contrário dos presos comuns que lá estão submetidos a toda sorte, que podem ser duramente castigados se denunciarem alguma coisa e depois voltarem para o local.

Nestes Termos,
Pede Rigorosa Providência por Parte do MPE.

Parnaíba – PI, 09 de junho de 2010.

Wendel Araújo de Oliveira
Advogado OAB/PI n° 5844 e OAB/DF n° 27669

Informações de Samuel Aguiar/proparnaiba

13 comentários:

  1. como será que estes bandidos tratam os cidadãos quando estão soltos nas ruas? vendendo drogas, contratados os serviços dos nobres advogados com o dinheiro conseguido com a vida das pessoas: usuários e familiares. BANDIDO É BANDIDO E TEM QUE SER TRATADO COMO BANDIDO..GU

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o Ministerio publico tem é que mandar oferecer as vitimas desse traficante imundo,assistencia psiclogica,tratamento para dependentes quimocos que ele viciou,a devoluçao, atraves de bloqueio dos bens desse "imundo"de todo dinheiro ganho com a desgraça das familias parnaibanas e o dinheiro roubado das empresas quer ele assaltou!!
    Eu desejo que o "índio" coma o rabo dele todo dia pra ele aprender a nao mais destruir a familia parnaibana!A minhoquinha tá com medo tá?

    ResponderExcluir
  3. rsrrs,,, é interessante !! quando estão na rua são os valentões, quando estão na cadeia são as vitimas.. pede pra esse advogado levar essa cambada pra casa dele... !

    ResponderExcluir
  4. LEVAR PRA TU WENDEL REIS, ESSES MININOS BOM.. hehee

    ResponderExcluir
  5. esse advogado nunca foi vitima de nada !! ainda fica ai defendendo bandido pô !!

    ResponderExcluir
  6. Isso que ele exige é foda, este advogadozinho podia levar o seu cliente para casa.

    Bandido é Bandido e Bandido Bom é Bandido Morto

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho é pena da gente quando estes bandidos estiverem novamente comandando o tráfico, os mesmos não terão pena de ninguém. Quem realmente estiver com pena leve-os p cs. Dê poder a eles.

    ResponderExcluir
  8. aplausos de pé a todos verdadeiros piauienses que ousaram comentar esta materia numa linguagem que todos possam entender, lembrem-se ainda que o nobre advogado encontrou na cidade de parnaiba uma forma bastante intimidativa aos cidadaos, aos agentes penitenciarios aos bons policiais que dedicam suas vidas em prou da siciedade ou seja não mecham com o chefe dos anjos da morte e seus amigos pois o nobre advogado tem boas referencias e atua em varios estados da federaçao.mais ainda pretende convocar tos seus pares para defender esse inocente traficante, con certeza ja convocou aqueles advogados conhecidos da cidade de parnaiba.Piauienses não permitam que um mal maior aconteça as suas familias,amigos e mesmo aos inimigos pois o mal do seculo são as drogas e é o lucro que paga esses advogados e ponhe esses traficantes como o zé maria cobra nas ruas novamente.

    ResponderExcluir
  9. certamente os nobres defensores publicos parnaibanos vão ser procurados e prontalmente vão abraçar essa causa ou seja defender os inocentes que estão no presidio, piauienses fiquem atentos quem são os defensores e capachos desses traficantes que quando estão soltos tocam horror com mortes,assaltos,extorsão,amesças a todos que não concordam com seus atos.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ainda não chegamos ao nível ideal de sociedade, uma vez que tratamos seres humanos como porcos. Nosso sistema penitenciário é defasado, ou melhor, nunca prestou. Não reabilitamos, ou habilitamos, aquelas pessoas para um dia voltarem à sociedade, pois, cedo ou tarde, elas irão retornar.
    Não obstante, é lamentável que existam pessoas (advogados) que trabalham ardentemente a fim de libertar pessoas nocivas a sociedade. Nada de dizer que “meu cliente envolvido em SUPOSTOS crimes”, todo mundo está cansado de saber que o ‘cobra’ tem envolvimento. Justiça seja feita, que permaneçam presos todos esses criminosos em potencial, mas que também seja despedido esforço necessário para a reintegração desses indivíduos na sociedade, pois como já disse, a maioria deles irão retornar.

    ResponderExcluir
  11. Logo logo esses bandidos vão estar na rua, fortalecendo o que nunca pararam, mesmo da penitenciária, que é o tráfico. O advogado, mesmo estando no papel dele de profissional, deveria pensar duas vezes antes de defender um crápula desse, pois está sendo pago, e bem pago, com dinheiro sujo. Daqui a alguns meses, nós cidadãos voltaremos a ficar amendrontados com essa corja de bandidos de alta periculosidade.

    ResponderExcluir
  12. exemplo que a maioria dos traficantes,assaltantes e no,homicidas voltam a delinguir são esses gemeos e outros cobras da vida.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...